Hora de expulsar o mimado rentismo da sala

Leda Paulani - Yannis Varoufakis, ex-ministro da Grécia, mostra como mercado é ranheta: esperneia frente às políticas que favoreçam o 99% da população. Agora, pandemia obriga-o a aceitar prejuízos e agir de “forma adulta” — mas até quando? A pandemia do coronavírus, com as duras exigências de isolamento social, prov

Texto completo...

Coronavírus: quatro crônicas do fim do mundo

Antonio Martins - Os Estados gastam: desaba um pilar do neoliberalismo. No Brasil, a notícia tarda a chegar, o que custará muitas vidas. Para salvar os bancos, os EUA fabricam US$ 1,5 trilhão. E se este dinheiro alimentasse o Comum? Reflexões à entrada da pandemia I. A “austeridade” acabou https://www.youtube.com

Texto completo...

A pandemia cobra a autocrítica dos liberais

Róber Iturriet Avila - Desde 2015, a economia brasileira está em recessão ou em estagnação. A narrativa hegemônica para tal desempenho é a de que o governo havia excedido gastos nos períodos anteriores e que seria necessário reequilibrar as despesas públicas. A concepção convencional da economia sugeria que o ajuste

Texto completo...

Por que os mercados globais estão em pânico

Antonio Martins - Coronavírus foi o estopim. Bancos voltaram aos empréstimos irresponsáveis em massa. Dívidas tóxicas no mesmo nível da crise de 2008. Desaceleração econômica ameaça o castelo de cartas. Governos tentarão despejar as perdas sobre as maiorias. Mas há um feixe de alternativas pós-capitalistas. I. Às vez

Texto completo...