Economia

É a lei do valor, estúpido!

Tempo de leitura: 10 min

José Martins – A origem dos preços e por que eles variam é um verdadeiro mistério para os capitalistas e seus economistas em todo o mundo. Esta dificuldade aparece sempre quando eles procuram dar uma explicação convincente do que se passa com a inflação no mercado mundial ou nas suas próprias economias.

Acontece que agora a coisa ficou mais misteriosa ainda. Uma estranha criatura estende uma nuvem escura sobre os preços das mercadorias em todo o mundo.  Quando Wall Street ainda discute se o Federal Reserve Bank (Fed, banco central dos EUA) continuará elevando ou não a taxa básica de juros para “combater a inflação”, etc. o mercado mundial é atormentado pelo espectro de uma criatura muito mais letal que a inflação medida pelo popular índice de preços ao consumidor – exatamente nossa sempre esperada e querida deflação, a indecifrável e velha dama das catástrofes econômicas e das revoluções,.

A economia chinesa é a primeira grande vítima da velha dama. E da pesadíssima crise da produção que ela anuncia. Vejamos a coisa mais de perto.

A figura mostra a evolução dos índices de Preço de Produção (PPI) e do Preço ao Consumidor (CPI). Refletem, grosseiramente, o Preço de Produção (PX) e o Preço de Mercado (PM) de Marx. O primeiro é o mais importante na dinâmica econômica dos ciclos, pois embute endogenamente a massa e a taxa média de lucro das empresas em diferentes ramos de produção. O PX é formado antes mesmo das mercadorias produzidas serem vendidas e realizadas na circulação. Como veremos mais abaixo, o PX depende de uma oferta e de uma demanda especificamente capitalista, o que passa longe do entendimento vulgar dos capitalistas e seus adestrados economistas de várias plumagens.

A segunda forma de preço (PM) – a única, não por acaso, que a economia vulgar leva em conta – varia em torno da primeira (PX), em função da popular oferta e da demanda da circulação simples, além de uma infinidade de outras influências exógenas à produção das mercadorias, como crédito, juros, concorrência, clima, moda, publicidade, impostos, renda territorial, aluguéis em geral, política econômica, monetária, cambial, expectativas, incertezas, guerras, desastres naturais, etc.

A observação dos movimentos destas duas diferentes formas de preço é um valioso recurso na prospecção e análise da conjuntura econômica. Na dinâmica dos ciclos periódicos, a distância entre PX e PM tende a aumentar nos pontos mais elevados da fase de expansão do capital. O PM apresenta, então, forte autonomia relativa ao PX. Com prazo de validade, claro. Esta autonomia começa a enfraquecer e a diminuir a distância entre as duas formas de preços aos primeiros sinais da fase de desaceleração e, finalmente, a convergir para PX na fase mais aberta de desvalorização e crise do capital industrial. No momento da crise PX e PM caem juntos, em sincronia, como é mostrado no gráfico. Como um único preço. Este é o momento exato em que o que era apenas tendência à queda da taxa geral de lucro torna-se derrocada fatal para todo o sistema econômico.

Como ilustrado no gráfico, a China entrou em ininterrupta trajetória deflacionária a partir de outubro de 2021, quando o PX atingiu o pico exuberante (Greenspan diria “irracional”) de 13.5% ano-a-ano. Doze meses depois já tinha caído para o território gelado das taxas negativas (deflação). Note-se que o PM desenvolve sua autonomia relativa, mantendo uma inércia de crescimento (2.8% ano-a-ano) até final de Setembro de 2022, quando é “puxado” bruscamente para baixo pelo PX.

Esses movimentos de preços acontecem devido à lei do valor envolvida no processo de produção de capital. De maneira similar à lei da gravidade da Física, a lei do valor da Economia Política determina a variação dos preços na totalidade do mercado mundial e, em seguida, no interior das principais economias nacionais.

Portanto, não se deve pensar como a economia política vulgar (e a teoria do subconsumo das massas, do marxismo burocrático) que é o baixo consumo de bens de consumo individual, ou mesmo capitalista, que leva à queda dos preços das mercadorias e do lucro dos capitalistas.

Acontece que os capitalistas não vendem mercadorias-simples, como imagina a economia vulgar, mas, ao contrário, realizam mercadorias-capital que materializam uma massa de valor e de mais-valia (lucro). E isso é o determinante da dinâmica de inflação e deflação na esfera da circulação do capital.

Em outros termos: os capitalistas não vendem um bem ou utilidade de consumo ou de capital, para satisfazer o desejo ou necessidade de quem quer que seja, mas vendem uma determinada taxa média de lucro para acumularem capital. Ininterruptamente.

O momento da crise é quando esta taxa cai abruptamente. É quando os capitalistas não conseguem mais produzir a taxa média de lucro no nível adequado à acumulação em determinado ciclo econômico. Com a queda da taxa de lucro e a consequente deflação dos preços os capitalistas não se interessam mais continuar produzindo suas depreciadas mercadorias. E muito menos “vender com prejuízo”.

Importante repetir para não esquecer na hora de analisar a conjuntura econômica: a taxa geral de lucro não é criada no ato de venda da mercadoria, na esfera da circulação. Ela é criada na esfera da produção e é apenas realizada neste ato da venda dos bens de consumo individuais ou de consumo produtivo de capital.  Esta é uma diferença básica da economia política dos trabalhadores (Marx e Engels) com a economia política dos capitalistas. Isso torna as duas teorias e a ideia de demanda  absolutamente inconciliáveis.

Em termos mais visíveis no dia a dia da economia: os empresários precisam realizar ininterruptamente na esfera da circulação do capital uma determinada receita de valor agregado e uma massa de mais-valor (lucro) geradas na esfera da produção. Veja no gráfico abaixo da economia chinesa as vicissitudes atuais destes bens tão valiosos.

Temos aqui uma visão bastante aproximada dos determinantes mais profundos dos preços no modo de produção capitalista. Este gráfico, copiado diretamente do mais recente relatório “O lucro das empresas industriais acima do tamanho designado de janeiro a junho de 2023” do Bureau Nacional de Estatísticas da China, mostra na linha amarela a taxa de crescimento mensal (%) das receitas operacionais (valor e mais-valia) e na linha azul a taxa de crescimento mensal (%) da totalidade dos lucros (mais-valia) das empresas na economia chinesa.

Embora grosseiramente, como toda medição estatística, a relação entre as receitas e os lucros apresentados indica a trajetória recente da queda da taxa geral de lucro na economia chinesa. É quando o capitalista procura vender suas mercadorias e não consegue mais receber (realizar) essa taxa média de lucro que mantenha o seu capital e sua propriedade de pé. . Não consegue produzir com deflação. Com seu desejo de acumular não atendido, ele paralisa a produção e joga a sociedade no inferno do desemprego, fome e morte da classe trabalhadora.

Observa-se também que a forte queda dos lucros durante 2022 já pressionava para a queda das receitas. O desabamento decisivo dos lucros acontece exatamente no mês de fevereiro de 2023 (- 22.9%), mantendo essa trajetória de catastrófico desabamento até agora.

Assim, a evolução das receitas também só é puxada para as taxas negativas no período janeiro-junho 2023. Mas, no mesmo período a distância entre receitas e lucros se amplia significativamente (o lucro cai mais rapidamente que a receita) indicando forte queda da taxa geral de lucro na economia. Isso, como vimos a pouco, é insustentável para o capitalista.

Para concluir, vejamos outra coisa muito importante: como essa abrupta deflação de receitas e lucros se apresentam em diferentes tipos de empresas industriais chinesas, de acordo com sua propriedade jurídica?   O gráfico abaixo, do mesmo relatório acima do Bureau Nacional de Estatísticas da China, pode responder nossa pergunta.

Este quadro também descreve receitas operacionais e lucros no período janeiro-junho (1º semestre) deste ano. Surpreendentemente, além de uma queda de 1.2% em suas receitas, as empresas estatais sofreram a maior queda (- 21%) na massa de lucro. As empresas privadas de capital externo, que representam aproximadamente 60% da produção e investimentos industriais na economia chinesa, sofreram as maiores quedas (-3.2%) nas receitas, acompanhadas de quedas também altamente impactantes (-12.6%) na massa de lucro.

Essa forte deflação sobre a produção e os investimentos industriais externos na economia chinesa também já aparece com mais clareza para a opinião pública. Um indicador de novos investimentos estrangeiros na China caiu para o nível mais baixo em 25 anos, no segundo trimestre, segundo dados divulgados na sexta-feira (08 agosto) pela Administração Estatal de Câmbio, do governo chinês. Dados oficiais, como todos os demais deste boletim.

O passivo de investimento direto – indicador do investimento estrangeiro direto na China – caiu para US$ 4,9 bilhões no período de abril a junho. Uma merreca para quem recebia US$ 100 bilhões ou mais no ano passado. Quase nem aparece no gráfico acima. Caiu 87% em relação ao mesmo período do ano passado e foi o menor valor em qualquer trimestre desde 1998.

Esses dados, que medem os fluxos líquidos, refletem aquelas tendências nos lucros de empresas estrangeiras, assim como diminuição no tamanho de suas operações na China. “A queda no índice de IED é alarmante”, declara à Bloomberg Michele Lam, economista chefe da Grande China do Société Générale AS. “Isso pode significar que ainda há novos investimentos chegando, mas algumas empresas estão reinvestindo menos de seus lucros existentes”, à medida que as empresas falam mais sobre “diversificação da cadeia de suprimentos”, acrescentou ela.

Tudo cai. A desglobalização e agora a deflação chegam com toda a força. Ameaçam concretamente a própria sobrevivência do governo chinês. Os capitalistas chineses, internos e externos, aumentam as pressões políticas sobre seu presidente Xi Jinping. Este último é cada vez mais inoperante. Só faz besteira.

Nas primeiras horas desta segunda-feira (21), por exemplo, a Bloomberg, grande porta-voz e consciência dos capitalistas no mercado mundial, estampa na principal manchete de seu portal toda a angústia do sistema global com a situação da economia chinesa e, particularmente, com o irritante imobilismo do governo de Pequim frente à situação: “ A busca de Xi Jinping para reescrever o manual que conduziu o milagre econômico da China por uma geração está enfrentando seu teste mais severo até agora. A economia de US$ 18 trilhões está desacelerando, os consumidores estão pessimistas, as exportações estão lutando, os preços estão caindo e mais de um em cada cinco jovens está desempregado. A Country Garden Holdings, com 3.000 projetos imobiliários pendentes em todo o país, está à beira da inadimplência e os manifestantes se reuniram no Zhongzhi Enterprise Group Co., um dos maiores bancos paralelos , exigindo seu dinheiro quando os pagamentos forem interrompidos”.

E se desespera: “ Xi Jinping está evitando grandes estímulos, mesmo diante dos riscos de deflação. Está com o freio de mão puxado. Por que Xi Jinping está deixando a economia da China se contorcer?”

Alguém poderia lhe responder: não é vosso serviçal Xi Jinping o culpado, é a lei do valor, estúpido!

Fonte da matéria: É a lei do valor, estúpido! – Crítica da Economia – https://criticadaeconomia.com/2023/08/e-a-lei-do-valor-estupido/

Deixe uma resposta