Política

Políticas sociais mudam a cabeça do povo?

Tempo de leitura: 13 min

Frei Betto – Minha res­posta à per­gunta acima é não. Em se­tenta anos de União So­vié­tica, o povo foi be­ne­fi­ciado com di­reitos que o Oci­dente ainda não con­quis­tara. Ho­mens e mu­lheres de­sem­pe­nhavam os mesmos tra­ba­lhos e ti­nham igual re­mu­ne­ração. Já na dé­cada de 1920, 600 mu­lheres ocu­pavam cargos si­mi­lares ao de pre­feita, en­quanto na mai­oria dos países oci­den­tais elas nem ti­nham di­reito a voto.

A União So­vié­tica foi o pri­meiro país da Eu­ropa a apoiar di­reitos re­pro­du­tivos, em 1920. As mu­lheres de­ti­nham plena au­to­ri­dade sobre seu corpo. O en­sino es­colar era gra­tuito, in­clu­sive a pós-gra­du­ação. Os es­tu­dantes re­ce­biam do poder pú­blico li­vros di­dá­ticos e ma­te­rial es­colar. Também o sis­tema de saúde era in­tei­ra­mente gra­tuito. O nú­mero de usuá­rios de drogas era ex­tre­ma­mente baixo e os poucos que con­se­guiam en­tor­pe­centes o fa­ziam através de tu­ristas que con­tra­ban­de­avam para dentro do bloco. Foram os sol­dados que ocu­param o Afe­ga­nistão, no fim da dé­cada de 1980, que in­fes­taram de drogas os países do bloco so­vié­tico.

Apesar de tudo, a União So­vié­tica co­lapsou sem que fosse dis­pa­rado um único tiro. O povo deu boas-vindas ao ca­pi­ta­lismo. Hoje, a Rússia é um dos países onde a de­si­gual­dade so­cial é mais alar­mante.

O so­ci­a­lismo so­vié­tico não fez a ca­beça do povo em prol de uma so­ci­e­dade so­li­dária. Do mesmo modo, o Es­tado de bem-estar so­cial, pre­do­mi­nante na Eu­ropa “cristã” até ruir o Muro de Berlim, não fez a ca­beça do povo.

An­tonio Can­dido dizia que a maior con­quista do so­ci­a­lismo não se deu nos países que o ado­taram, e sim na Eu­ropa Oci­dental, onde o medo do co­mu­nismo levou a bur­guesia a ceder os anéis para não perder os dedos.

Findo o so­ci­a­lismo, a bur­guesia er­gueu os pu­nhos e re­velou sua ver­da­deira face: pre­va­lência dos pri­vi­lé­gios do ca­pital sobre os di­reitos hu­manos; re­púdio aos re­fu­gi­ados; pri­va­ti­zação dos ser­viços pú­blicos; ali­nha­mento à po­lí­tica be­li­cista dos EUA.

Go­vernos do PT

O Brasil co­nheceu 13 anos de go­vernos do PT que as­se­gu­raram à po­pu­lação de baixa renda vá­rios be­ne­fí­cios: Bolsa Fa­mília; sa­lário mí­nimo cor­ri­gido anu­al­mente acima da in­flação; Luz para Todos; Minha casa, Minha vida; Fies; cota nas uni­ver­si­dades; re­dução drás­tica da mi­séria, da po­breza e do de­sem­prego; au­mento da es­co­la­ri­dade etc.

No en­tanto, Dilma Rous­seff foi der­ru­bada sem que o povo fosse às ruas de­fender o go­verno. E Bol­so­naro foi eleito pre­si­dente em 2018. Em 2022, perdeu para Lula pela di­fe­rença de apenas 2 mi­lhões de votos, de um total de 156 mi­lhões de elei­tores.

Freud e Chomsky

Se­gundo Freud, “a massa é ex­tra­or­di­na­ri­a­mente in­flu­en­ciável e cré­dula, é acrí­tica, o im­pro­vável não existe para ela. (…) Os sen­ti­mentos da massa são sempre muito sim­ples e muito exal­tados. Ela não co­nhece dú­vida nem in­cer­teza. Vai pron­ta­mente a ex­tremos; a sus­peita ex­te­ri­o­ri­zada se trans­forma de ime­diato em cer­teza in­dis­cu­tível, um germe de an­ti­patia se torna um ódio sel­vagem. Quem quiser in­fluir, não ne­ces­sita medir lo­gi­ca­mente os ar­gu­mentos; deve pintar com ima­gens mais fortes, exa­gerar e sempre re­petir a mesma fala. (…) Ela res­peita a força, e deixa-se in­flu­en­ciar apenas mo­de­ra­da­mente pela bon­dade, que con­si­dera uma es­pécie de fra­queza. Exige de seus he­róis for­ta­leza, até mesmo vi­o­lência. Quer ser do­mi­nada e opri­mida, quer temer os seus se­nhores. No fundo, in­tei­ra­mente con­ser­va­dora, tem pro­funda aversão a todos os pro­gressos e ino­va­ções, e ili­mi­tada re­ve­rência pela tra­dição”.

Quem faz a ca­beça do povo é o ca­pi­ta­lismo, que exa­cerba nosso lado mais in­di­vi­du­a­lista e nar­ci­sista. E pro­move 24h por dia a de­se­du­cação da so­ci­e­dade ao es­ti­mular o con­su­mismo, a com­pe­ti­ti­vi­dade, a am­bição de ri­queza, o “salve-se quem puder”.

Noam Chomsky enu­mera os re­cursos do sis­tema para evitar a cons­ci­ência crí­tica: o en­tre­te­ni­mento cons­tante (vide a pro­gra­mação de TV); dis­farçar os abusos como ne­ces­si­dades, como o au­mento das ta­rifas dos trans­portes (“Me­didas que são, na ver­dade, pre­ju­di­ciais à po­pu­lação por fa­vo­recer os in­te­resses es­con­didos de uma mi­noria, passam a ser im­plan­tados como se fossem ga­rantir be­ne­fí­cios em comum”); tratar o pú­blico como cri­ança e manter a cons­ci­ência in­fan­ti­li­zada; fazer a emoção pre­va­lecer sobre a razão; manter o pú­blico na ig­no­rância e na me­di­o­cri­dade, como a lin­guagem ci­frada uti­li­zada nas ma­té­rias sobre eco­nomia; au­to­cul­pa­bi­li­zação (sou o único res­pon­sável por meu fra­casso ou su­cesso); con­vencer que a grande mídia sabe mais do que qual­quer pessoa etc. São o que Chomsky de­no­mina as “armas si­len­ci­osas para guerras tran­quilas”.

O PT go­vernou por quatro vezes os mu­ni­cí­pios de Ma­ricá (RJ) e Ipa­tinga (MG), as­se­gu­rando grandes be­ne­fí­cios às suas po­pu­la­ções. Em 2022, Bol­so­naro venceu nos dois turnos nas duas ci­dades.

Isso sig­ni­fica que é real o risco de a di­reita voltar à pre­si­dência da Re­pú­blica em 2026. Por mais be­ne­fí­cios que o go­verno Lula venha a ga­rantir ao povo bra­si­leiro. Qual é, então, a saída? Como evitar que isso venha a ocorrer?

Edu­cação po­lí­tica

Só há uma al­ter­na­tiva: in­tenso e imenso tra­balho de edu­cação po­pular, pelo mé­todo Paulo Freire, uti­li­zando dois re­cursos pre­ci­osos que o go­verno dispõe, a ca­pi­la­ri­dade e o sis­tema de co­mu­ni­cação. Ca­pi­la­ri­dade seria adotar a pe­da­gogia pau­lo­frei­riana na for­mação dos agentes fe­de­rais em con­tato com os seg­mentos mais vul­ne­rá­veis da po­pu­lação, como saúde, IBGE, Em­brapa etc. Por que não in­cluir no Bolsa Fa­mília, que atende mais de 21 mi­lhões de fa­mí­lias, uma ter­ceira con­di­ci­o­na­li­dade, além da es­co­la­ri­dade e da va­cina? Seria a ca­pa­ci­tação pro­fis­si­onal. Além de pro­pi­ciar qua­li­fi­cação aos be­ne­fi­ciá­rios, de modo a que possam pro­duzir a pró­pria renda, as ofi­cinas de ca­pa­ci­tação se­riam pelo mé­todo Paulo Freire. Mu­lheres que se ins­cre­verem para se ca­pa­ci­tarem em ofi­cinas de cu­li­nária e cos­tura, por exemplo, apren­de­riam esses ofí­cios se­gundo o mé­todo que des­perta cons­ci­ência crí­tica.

A rede de co­mu­ni­cação do go­verno fe­deral

O outro re­curso é a EBC – Em­presa Bra­si­leira de Co­mu­ni­cação -, po­de­roso sis­tema de co­mu­ni­cação em mãos do go­verno fe­deral, desde a “Voz do Brasil”, ou­vida di­a­ri­a­mente por 70 mi­lhões de pes­soas.

A TV Brasil, Canal 2, rede de te­le­visão pú­blica, conta com 50 afi­li­adas em 21 es­tados. Em 2021, ficou entre as 10 emis­soras mais as­sis­tidas do país. O sis­tema de rádio EBC en­globa 9 emis­soras pró­prias em 2 es­tados e no Dis­trito Fe­deral. A EBC dispõe do maior sis­tema de co­ber­tura na­ci­onal de rádio, com 14 rá­dios afi­li­adas. A Rádio Na­ci­onal é uma rede de emis­soras da EBC. É for­mada pelas se­guintes emis­soras: Rádio Na­ci­onal do Rio de Ja­neiro (al­cance em todo o ter­ri­tório na­ci­onal por trans­missão via sa­té­lite); Rádio Na­ci­onal de Bra­sília; Na­ci­onal FM (Bra­sília); Rádio Na­ci­onal da Amazônia (sede em Bra­sília, mas pro­gra­mação vol­tada para a re­gião Norte); Rádio Na­ci­onal do Alto So­li­mões (Ta­ba­tinga, AM); e as Rá­dios MEC e MEC FM (Rio de Ja­neiro).

A co­mu­ni­cação do go­verno fe­deral dispõe ainda da Ra­di­o­a­gência Na­ci­onal, agência de no­tí­cias que dis­tribui áu­dios pro­du­zidos pelas emis­soras pró­prias da EBC e emis­soras par­ceiras. Se­gundo a es­tatal, mais de 4.500 emis­soras de rá­dios uti­lizam os con­teúdos da Ra­di­o­a­gência. E a Agência Brasil, fo­cada em atos e fatos re­la­ci­o­nados a go­verno, Es­tado e ci­da­dania, al­cança 9,19 mi­lhões de usuá­rios por mês.

Há ainda o Portal EBC, pla­ta­forma na in­ternet que in­tegra con­teúdos dos veí­culos (Agência Brasil, Ra­di­o­a­gência Na­ci­onal, Rá­dios EBC, TV Brasil, TV Brasil In­ter­na­ci­onal) da Em­presa Brasil de Co­mu­ni­cação e da so­ci­e­dade em um único local.

A EBC, além de ge­ren­ciar as emis­soras pú­blicas fe­de­rais, também é res­pon­sável pela for­mação da Rede Na­ci­onal de Co­mu­ni­cação Pú­blica (RNCP). A RNCP visa es­ta­be­lecer a co­o­pe­ração téc­nica com as ini­ci­a­tivas pú­blica e pri­vada que ex­plorem os ser­viços de ra­di­o­di­fusão pú­blica. Atu­al­mente, a rede conta com 38 emis­soras es­pa­lhadas por todo o país.

Dentro da po­lí­tica da RNCP, a EBC pode so­li­citar a qual­quer tempo ca­nais para exe­cução de ser­viços de ra­di­o­di­fusão so­nora (rádio FM), de sons e ima­gens (te­le­visão) e re­trans­missão de te­le­visão por ela pró­pria ou por seus par­ceiros. São as cha­madas Con­sig­na­ções da União. Atu­al­mente, 13 veí­culos são ope­rados dessa forma em todo o país: TV Brasil Ma­ra­nhão, com o Ins­ti­tuto Fe­deral do Ma­ra­nhão; TV UFAL, com a Uni­ver­si­dade Fe­deral de Ala­goas; TV UFPB, com a Uni­ver­si­dade Fe­deral da Pa­raíba; TV UFSC, com a Uni­ver­si­dade Fe­deral de Santa Ca­ta­rina; TV Uni­ver­si­dade, com a Uni­ver­si­dade Fe­deral do Mato Grosso; e TV Uni­ver­si­tária, com a Uni­ver­si­dade Fe­deral de Ro­raima.

Ima­gina o leitor ou a lei­tora toda essa rede vol­tada para o des­pertar da cons­ci­ência crí­tica do pú­blico. Basta para isso mudar a chave epis­te­mo­ló­gica, passar da ló­gica ana­ló­gica, que apenas se foca nos efeitos dos pro­blemas so­ciais, à ló­gica di­a­lé­tica, cen­trada nas causas dos pro­blemas so­ciais.

Quando vemos na TV cam­pa­nhas em favor de quem tem fome, em geral apa­recem in­di­ca­ções de lo­cais de co­leta de ali­mentos e do­a­ções de cestas bá­sicas. Em ne­nhum mo­mento o no­ti­ciário le­vanta as per­guntas: por que há pes­soas com fome? Por que não têm acesso aos ali­mentos? É na­tural que haja abas­tados e fa­mintos? Como su­perar essa de­si­gual­dade?

Há muito a fazer para cons­ci­en­tizar, or­ga­nizar e mo­bi­lizar o povo bra­si­leiro. Re­cursos existem. E há von­tade po­lí­tica por parte de Lula e da Se­cre­taria Geral da Pre­si­dência da Re­pú­blica, mo­ni­to­rada pelo mi­nistro Márcio Ma­cedo. Faltam apenas maior em­penho, pro­dução de ma­te­rial para os veí­culos de co­mu­ni­cação so­cial e verba para que o go­verno dis­ponha de uma rede de edu­ca­dores po­pu­lares de, no mí­nimo, 50 mil pes­soas!

Fonte da matéria: Políticas sociais mudam a cabeça do povo? – https://correiocidadania.com.br/2-uncategorised/15465-politicas-sociais-mudam-a-cabeca-do-povo

Deixe uma resposta