Internacional

Como a guerra na Ucrânia se tornou laboratório para armas ocidentais

Tempo de leitura: 8 min

Katie Bo Lillis e Oren Liebermann – Softwares práticos, drones de plástico e adaptação de armamentos modernos em máquinas de guerras antigas estão entre soluções criadas pelos ucranianos que impressionaram oficiais e analistas americanos.

No último trimestre do ano passado, quando a Ucrânia reconquistou grandes extensões de território em uma série de contra-ataques, o país lutou contra as forças russas com artilharia e foguetes de fabricação americana. Guiando parte dessa artilharia estava um sistema de mira caseiro que a Ucrânia desenvolveu no campo de batalha.

Um software fabricado na Ucrânia transformou tablets e smartphones disponíveis em sofisticadas ferramentas de seleção de alvos que agora são amplamente usadas nas forças armadas ucranianas.

O resultado é um aplicativo que alimenta imagens de satélite e outras imagens de inteligência em um algoritmo de direcionamento em tempo real que ajuda as unidades próximas à frente de batalha a direcionar os disparos para alvos específicos. E como é um aplicativo, não uma peça de hardware, é fácil atualizar e fazer melhorias rapidamente, e está disponível para uma ampla gama de equipes.

Autoridades americanas familiarizadas com a ferramenta dizem que ela tem sido altamente eficaz em direcionar o fogo de artilharia ucraniana para alvos russos.

O aplicativo está entre dezenas de exemplos de inovações no campo de batalha que a Ucrânia criou ao longo de quase um ano de guerra, muitas vezes encontrando soluções baratas para problemas caros.

Pequenos drones de plástico, zumbindo silenciosamente no alto, lançam granadas e outras ordenanças sobre as tropas russas. As impressoras 3D agora produzem peças sobressalentes para que os soldados possam consertar equipamentos pesados no campo.

Os técnicos converteram picapes comuns em lançadores de mísseis móveis. Os engenheiros descobriram como anexar sofisticados mísseis americanos em caças soviéticos mais antigos, como o MiG-29, ajudando a manter a força aérea ucraniana voando após nove meses de guerra.

A Ucrânia até desenvolveu sua própria arma antinavio, a Neptune, baseada em projetos de foguetes soviéticos que podem atingir a frota russa a quase 320 quilômetros de distância.

Esse tipo de engenhosidade ucraniana impressionou as autoridades dos Estados Unidos, que elogiaram a capacidade de Kiev de encontrar soluções “MacGyver” para as necessidades do campo de batalha que preenchem importantes lacunas táticas deixadas pelo armamento ocidental maior e mais sofisticado.

Militares ucranianos percorrem a região de Mykolaiv em meados de junho

Militares ucranianos percorrem a região de Mykolaiv em meados de junho

Embora as autoridades americanas e ocidentais nem sempre tenham uma visão perfeita de como exatamente funcionam os sistemas personalizados da Ucrânia – em grande parte porque eles não estão no local -, tanto autoridades quanto analistas dizem que a Ucrânia se tornou um verdadeiro laboratório para soluções baratas e eficazes de batalha.

“A inovação deles é incrivelmente impressionante”, disse Seth Jones, diretor do programa de segurança internacional do Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais.

‘Teste de batalha no mundo real’

Enquanto isso, a guerra na Ucrânia também ofereceu aos Estados Unidos e seus aliados uma rara oportunidade de estudar como seus próprios sistemas de armas funcionam sob uso intenso – e quais munições ambos os lados estão usando para obter vitórias nesta guerra moderna acirrada.

Oficiais de operações dos EUA e outros oficiais militares também rastrearam com que sucesso a Rússia usou drones baratos e descartáveis que explodem no impacto, fornecidos pelo Irã, para dizimar a rede elétrica ucraniana.

A Ucrânia é “absolutamente um laboratório de armas em todos os sentidos, porque nenhum desses equipamentos jamais foi usado em uma guerra entre duas nações industrialmente desenvolvidas”, disse uma fonte familiarizada com a inteligência ocidental. “Este é um teste de batalha do mundo real”.

Para os militares dos EUA, a guerra na Ucrânia tem sido uma fonte incrível de dados sobre a utilidade de seus próprios sistemas.

Alguns sistemas de alto nível dados aos ucranianos – como o drone Switchblade 300 e um míssil projetado para atingir os sistemas de radar inimigos – mostraram-se menos eficazes no campo de batalha do que o previsto, de acordo com um oficial de operações militares dos EUA com conhecimento do campo de batalha, bem como um recente estudo de um think tank britânico.

Mas o leve lançador de foguetes múltiplos M142, de fabricação americana, ou HIMARS, tem sido fundamental para o sucesso da Ucrânia – mesmo quando as autoridades aprenderam lições valiosas sobre a taxa de reparo de manutenção que esses sistemas exigiram sob uso tão pesado.


Um soldado ucraniano segura o FGM-148 Javelin, um míssil antitanque portátil de fabricação americana em um posto de controle perto da cidade ucraniana de Kharkiv

Como a Ucrânia usou seu suprimento limitado de mísseis HIMARS para causar estragos no comando e controle russo, atingindo postos de comando, quartéis-generais e depósitos de suprimentos, foi revelador, disse um oficial de defesa, acrescentando que os líderes militares estudariam isso por anos.

Outra informação crucial foi sobre os obuses M777, a poderosa artilharia que tem sido uma parte crítica do poder do campo de batalha da Ucrânia. Mas os canos dos obuses perdem seu calibre se muitos projéteis forem disparados em um curto espaço de tempo, disse outro oficial de defesa, tornando a artilharia menos precisa e menos eficaz.

Os ucranianos também fizeram inovações táticas que impressionaram as autoridades ocidentais. Durante as primeiras semanas da guerra, os comandantes ucranianos adaptaram suas operações para empregar pequenas equipes de infantaria desmontada durante o avanço russo em Kiev.

Armados com foguetes Stinger e Javelin montados no ombro, as tropas ucranianas conseguiram se aproximar sorrateiramente dos tanques russos sem infantaria em seus flancos.

Os EUA também estudaram de perto o conflito em busca de lições maiores sobre como uma guerra entre duas nações modernas pode ser travada no século 21.

O oficial de operações disse que uma lição que os EUA podem tirar desse conflito é que a artilharia rebocada, como o sistema de obuses M777, pode ser coisa do passado. Esses sistemas são mais difíceis de mover rapidamente para evitar o contra-ataque, e em um mundo de drones onipresentes e vigilância aérea, “é muito difícil de esconder hoje em dia”, disse essa pessoa.

Quando se trata de lições aprendidas, “há um livro a ser escrito sobre isso”, disse o deputado democrata Jim Himes, de Connecticut, membro do Comitê de Inteligência da Câmara americana.

‘Um drone de ataque unidirecional de US$ 10 mil’

Drone bélico Switchblade 300, enviados pelos EUA para a Ucrânia

Os desenvolvedores de defesa dos EUA também observaram a nova oportunidade de estudar e comercializar seus sistemas.

A BAE Systems já anunciou que o sucesso russo com seus drones kamikaze influenciou a forma como está projetando um novo veículo de combate blindado para o Exército, adicionando mais blindagem para proteger os soldados de ataques vindos de cima.

E diferentes partes do governo e da indústria dos EUA tentaram testar novos sistemas e soluções em uma luta para a qual a Ucrânia precisava de toda a ajuda possível.

Nos primeiros dias do conflito, a Agência Nacional de Inteligência Geoespacial enviou cinco drones leves de vigilância de alta resolução para o Comando de Operações Especiais dos EUA na Europa, apenas no caso de serem úteis na Ucrânia. Os drones, fabricados por uma empresa chamada Hexagon, não faziam parte de um suposto programa de registro do Departamento de Defesa, sugerindo a natureza experimental do conflito.

O vice-almirante da Marinha, Robert Sharp, chefe da Agência Nacional de Inteligência Geoespacial na época, até se gabou publicamente de que os EUA haviam treinado no sistema um “parceiro militar” na Europa.

“O que isso permite que você faça é sair sob a cobertura de nuvens e coletar seus próprios dados [de geointeligência]”, disse Sharp à CNN, nos bastidores de uma conferência via satélite em Denver, na primavera passada.

Apesar do intenso esforço de um pequeno grupo de funcionários dos EUA e da indústria externa, ainda não está claro se esses drones chegaram a ser enviados para luta.

Enquanto isso, vários oficiais de inteligência e militares disseram à CNN que esperavam que a criação do que os militares dos EUA chamam de drones “atribuíveis”, que são armas baratas e de uso único, tornou-se uma prioridade para os desenvolvedores de defesa.

“Gostaria que pudéssemos fazer um drone de ataque unidirecional de US$ 10 mil”, disse um desses funcionários, melancolicamente.

Fonte da matéria: Como a guerra na Ucrânia se tornou laboratório para armas ocidentais – https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/como-a-guerra-na-ucrania-se-tornou-laboratorio-para-armas-ocidentais/?utm_source=sendinblue&utm_campaign=222%20-%20Trabalhamos%20com%20todos%20os%20tipos%20de%20golpes&utm_medium=email

Deixe uma resposta