Internacional

Os programas de austeridade abriram portas a líderes como Trump e Orbán

Tempo de leitura: 2 min

Luís M. Faria – Filósofo americano deixa fortes críticas a Trump em entrevista ao “El País”: “O Partido Republicano já não é um partido político, é um partido neofascista”

“Na Europa, os programas de austeridade prejudicaram os pobres e enriqueceram os ricos. Isto levou a um ressentimento, que é terreno fértil para demagogos como Donald Trump e Viktor Orbán, e que estão a capitalizá-lo”.

Noam Chomsky, ao “El País”

A afirmação é de Noam Chomsky que, a partir de Tucson, no Arizona, Estados Unidos, deu uma entrevista ao jornal espanhol “El País”, publicada este sábado, 15 de janeiro. É por isso que o linguista e filósofo, um dos maiores pensadores da esquerda americana, diz ao jornal que vive agora o inverso daquilo que experienciou nos anos 30, nos primeiros anos de vida.

Com 93 anos feitos em dezembro, Chomsky fala sobre a Grande Depressão e a resposta que a Europa lhe deu: o fascismo com Franco, Mussolini, Hitler. Nos EUA, não; houve Roosevelt e o seu “new deal”, que “levou a uma era da democracia social moderna, que logo foi repetida na Europa”. “Se olhamos para as crises atuais, a Europa ainda se agarra a uma democracia social, mas os EUA caminham para o protofascismo, ao contrário do que ocorreu na minha infância”, concretiza.

Republicano ou neofascista?

Nessa análise que faz ao “El País”, um dos pontos em que vê esse caminho dos EUA é o que está a acontecer nos estados conservadores. Aponta para as reformas eleitorais que estão a ser feitas para, defende, “que quem gere as eleições tenha poder para anular votos”. “Estão a aprovar dezenas de leis”, com requisitos mais apertados para se ser eleitor, de forma a “impedir” o voto de “minorias e pobres”, acusa.

“O Partido Republicano já não é um partido político, é um partido neofascista”, declara o filósofo, que se assume anarquista por questionar a autoridade em todos os passos da vida. “Os EUA são uma sociedade avançada tecnológica e culturalmente, mas é pré-moderna noutros sentidos”, continua, dizendo mesmo que “a democracia americana corre um grave perigo”.

Trump é um dos originários deste sentimento: “Trump é um demagogo muito eficaz. Soube agitar os venenos que corriam debaixo da pele da sociedade americana e trazê-los à superfície”, atacou Noam Chosmy, que deu a entrevista ao “El País” por videoconferência devido à pandemia. Acredita, por isso, que é “muito possível” que o ex-presidente possa candidatar-se e ganhar em 2024.

Fonte da matéria: Expresso | Chomsky ao “El País”: Os programas de austeridade abriram portas a líderes como Trump e Orbán – https://expresso.pt/internacional/2022-01-15-chomsky-ao-el-pais-os-programas-de-austeridade-abriram-portas-a-lideres-como-trump-e-orban

Deixe uma resposta