Política

‘Capitalismo não é humanizável’, diz Frei Betto

Tempo de leitura: 2 min

CAMILA ALVARENGA – Ele comparou os programas Fome Zero e Bolsa Família, por exemplo: “O Fome Zero era um programa emancipatório, o Bolsa Família, compensatório. Fui contra desmontar o Fome Zero porque incluía todo o trabalho político que o Bolsa Família não inclui. A consequência disso se refletiu na facilidade com que o golpe foi dado”.

O frade dominicano, que participou da implementação inicial do programa Fome Zero, defendeu seu retorno caso haja um novo governo de esquerda, “até porque o Brasil voltou ao mapa da fome”.

“Toda família beneficiada por políticas do governo federal tinha que ter como condicionante o pertencimento a sindicatos ou movimentos populares, algum tipo de engajamento político”, propôs.

Ele ainda ressaltou a importância de priorizar o trabalho político com os setores mais vulneráveis da população, pois é esta camada que acaba sendo atraída pelo fundamentalismo religioso: “A esquerda desvalorizou o trabalho religioso”.

‘EUA acabaram com a Teologia da Libertação’

Frei Betto analisou o fenômeno da popularização das igrejas pentecostais e neopentecostais na América Latina. Segundo ele, houve uma ação deliberada e grande financiamento dos Estados Unidos “para varrer a Teologia da Libertação da América Latina”, considerada ainda mais perigosa que o marxismo, “por sua capacidade de mobilização”.

Esse fator, somado ao clericalismo da Igreja Católica, em que as cerimônias se centram todas no sacerdote, “sem valorizar o trabalho dos leigos”, permitiu que as igrejas estadunidenses, sobretudo a neopentecostal, pudessem “legitimar e sacramentalizar o capitalismo, como se ele fosse condizente com a vontade de Deus”.

“E aí você vê as igrejas evangélicas, que é para onde vai o porteiro, a empregada, e eles são bem acolhidos, fazem festas com os novos membros, algo que a Igreja Católica não faz. Nesse mundo anônimo das grandes cidades, as pessoas precisam desse apoio. E nós, os cristãos de esquerda, nem sempre soubemos fazer esse trabalho de acolhimento”, reconheceu.

Apesar disso, Frei Betto advertiu a esquerda de evitar o embate com o fundamentalismo para não afastar ainda mais essa base. “Só se consegue desmontar o fundamentalismo religioso com o que ele mesmo usa de arma, a Bíblia. Porque o fundamentalista tem uma visão muito literal da Bíblia, mas ela é uma metáfora”, explicou.

O que a esquerda deveria fazer é o trabalho de acolhimento exercido pelas igrejas evangélicas: “Chegam aqui de outros estados totalmente desamparados, sem emprego, sem ter onde morar até serem acolhidos pela igreja evangélica. Então esse é um trabalho que temos que fazer. Mas, vale dizer, que existem igrejas evangélicas progressistas, elas só não têm tanto espaço porque quem tem dinheiro são as conservadoras reacionárias”.

Fonte da matéria: Opera Mundi: ‘Capitalismo não é humanizável’, diz Frei Betto. Link: https://operamundi.uol.com.br/20-minutos/70792/capitalismo-nao-e-humanizavel-diz-frei-betto

Deixe uma resposta