Economia

Fome é recorde e 27 milhões de toneladas de alimentos são desperdiçadas ao ano

Tempo de leitura: 1 min

Redação – Levantamento realizado pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar (Rede Penssan), mostra que 33,1 milhões de brasileiros estão passando fome e outros 125,2 milhões passam por algum tipo de insegurança alimentar em 2022, números que fizeram com que o país retornasse ao Mapa da Fome da Organização das Nações Unidas (ONU). Uma realidade que poderia ser evitada caso o Brasil deixasse de desperdiçar uma média 27 milhões de toneladas de alimentos por ano.

Uma das principais razões para tamanho desperdício se deve ao manuseio e transporte incorreto dos alimentos, aponta análise da ONG Banco de Alimentos sobre dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Além deste aspecto, desperdícios por parte de comerciante e consumidor respondem por outros 10% da perda de alimentos no país.

“Em um país tão rico quanto o Brasil, que produz uma quantidade enorme de alimentos, ter mais de 70% da população passando por algum tipo de insegurança alimentar é inadmissível”, pontua Alessandra Gaspar Costa, diretora-executiva da Associação Portuguesa de Certificação (Apcer) Brasil.

Fonte da matéria: Fome é recorde e 27 milhões de t de alimentos são desperdiçadas ao ano | Monitor Mercantil – https://monitormercantil.com.br/fome-e-recorde-e-27-milhoes-de-t-de-alimentos-sao-desperdicadas-ao-ano/

Deixe uma resposta