Os direitos do imbecil

Os direitos do imbecil

Antônio Prata – No sábado, dia 4, o STF derrubou o item 14.9.4 do Enem, que previa nota zero nas redações cujo teor desrespeitasse os direitos humanos. Com a decisão, o STF garantiu ao imbecil, na prova do dia seguinte, seu direito à imbecilidade -e, por mais triste que seja, me parece ter sido o … Continue lendo »
Haters: os grupos paramilitares virtuais do início do século XXI

Haters: os grupos paramilitares virtuais do início do século XXI

Rodolfo Vianna – A dimensão virtual já é parte constitutiva da vida social de qualquer pessoa. Um perfil em rede social é uma importante ferramenta de lazer, de instrução, profissional etc. Promover e incentivar um “linchamento virtual”, forçando determinada pessoa a excluir de sua vida esta dimensão cada vez mais presente e necessária na contemporaneidade, é … Continue lendo »
Afeto, Butler e os neoTFPistas

Afeto, Butler e os neoTFPistas

Berenice Bento – Minhas/meus amigas/os, estamos tristes. Acordar e levantar tem se tornado um ato heroico. Sabemos que nas horas que virão seremos tragados por notícias que nos dirão: desista, vá embora, este país acabou.  Não falo em semana, meses, anos. Reduzo o tempo a dias porque tem sido assim. Um dia a exposição Queermuseu é proibida, … Continue lendo »
Judith Butler: “O ataque ao gênero emerge do medo das mudanças”

Judith Butler: “O ataque ao gênero emerge do medo das mudanças”

Tory Oliveira – A presença da filósofa norte-americana no Brasil reacende a discussão sobre gênero e atiça os conservadores. Judith Butler: ‘o feminismo não é uma política identitária, mas também uma visão poderosa de liberdade e igualdade’ Referência nos estudos de gênero e uma das mais importantes filósofas norte-americanas contemporâneas, Judith Butler, 61 anos, chega ao … Continue lendo »
Sair da ‘zona de conforto’ e outras bobagens do mundo corporativo

Sair da ‘zona de conforto’ e outras bobagens do mundo corporativo

SERGIO C. FANJUL – Empresas usam técnicas psicológicas para obter adesão mais íntima e emocional de funcionários Adrián era amarelo: ao ser contratado por uma pequena empresa de marketing digital, aplicaram-lhe um teste de personalidade. Vermelhos são os líderes; amarelos, os criativos; verdes, os criadores de um clima bom; e azuis, os dóceis. Ao chegar … Continue lendo »
Avançamos e levamos porrada ao mesmo tempo

Avançamos e levamos porrada ao mesmo tempo

Luís Brasilino – Em entrevista, Klecius Borges, psicólogo especialista em terapia afirmativa para gays, lésbicas, bissexuais e seus familiares, celebra conquistas dos homossexuais, como o aumento da visibilidade e da tolerância, mas destaca que ainda há um longo caminho para que os LGBT´s sejam plenamente aceitos na sociedadeLuís Brasilino LE MONDE DIPLOMATIQUE BRASIL – O … Continue lendo »
Filha do medo, a raiva é mãe da covardia

Filha do medo, a raiva é mãe da covardia

Matheus Pichonelli – O título desta coluna está na música “As Caravanas”, possivelmente a melhor composição de Chico Buarque desde “Construção”. Ela mostra que, em tempos sombrios, é preciso saber quando o medo começa a pautar nossos afetos. A covardia é, de fato, um grande sinal e tem sido recorrente nas ações e discursos de … Continue lendo »
A LIBERDADE DE VER OS OUTROS

A LIBERDADE DE VER OS OUTROS

DAVID FOSTER WALLACE – Um dos escritores mais admirados de sua geração, o americano David Foster Wallace se suicidou em 2008, aos 46 anos, enforcando-se. Este texto foi tirado de seu discurso de paraninfo para formandos do Kenyon College, há três anos. Dois peixinhos estão nadando juntos e cruzam com um peixe mais velho, nadando em … Continue lendo »