A teimosia do cérebro

A teimosia do cérebro

Gláucia Leal – A maioria das pessoas não percebe é que um aspecto que nos faz nos apegarmos a certos pontos de vista (em detrimento de outros, mais eficientes) está diretamente relacionado com nosso próprio funcionamento cerebral. Todo mundo quer acertar. Não importa a área da vida – ansiamos por ter ideias inteligentes, fazer a melhor … Continue lendo »
“O maior problema da educação é a tradição”

“O maior problema da educação é a tradição”

GIULIANA VIGGIANO – Jonathan Bergman, criador da Sala de Aula Invertida, acredita que o medo de mudar prejudica o aprendizado Existe uma grande inquietação da sociedade acadêmica quando o assunto é ensinar e aprender. Uma série de novas hipóteses têm sido lançadas e experimentadas para tentar fazer com que os alunos, jovens ou não, tenham mais … Continue lendo »
Agnes Heller: “A maldade mata, mas a razão leva a coisas mais terríveis”

Agnes Heller: “A maldade mata, mas a razão leva a coisas mais terríveis”

GUILLERMO ALTARES – A pensadora Agnes Heller diz que a Europa é hoje melhor, mas diz que o nacionalismo ainda impera Agnes Heller (Budapeste, 1929) resume a história da Europa, ou melhor, a tragédia da Europa. Esta filósofa, uma das pensadoras mais influentes da segunda metade do século XX, sobreviveu ao Holocausto, embora seu pai tenha … Continue lendo »
O perigoso narcisismo de João Dória

O perigoso narcisismo de João Dória

Fran Alavina – Tudo é simulacro nas postagens obsessivas do suposto “trabalhador”. Mas desvincular imagem de realidade pode ser eficaz, em tempos de política do espetáculo. Os leitores de OutrasPalavras lembram-se de que acompanhamos criticamente o “fenômeno” Doria desde a campanha para o último pleito municipal. Em sua primeira fase, nosso ovacionado prefeito notabilizou-se por unir … Continue lendo »
MINHA DOR NÃO SAI NO JORNAL

MINHA DOR NÃO SAI NO JORNAL

NILTON CLAUDINO – Eu era fotógrafo de O Dia, em 2008, quando fui morar numa favela para fazer uma reportagem sobre as milícias. Fui descoberto, torturado e humilhado. Perdi minha mulher, meus filhos, os amigos, a casa, o Rio, o sol, a praia, o futebol, tudo Era eu quem mais apanhava, porque chegara a beber cerveja com … Continue lendo »
A arte de manipular multidões

A arte de manipular multidões

ÁLEX GRIJELMO – Técnicas para mentir e controlar as opiniões se aperfeiçoaram na era da pós-verdade A era da pós-verdade é na realidade a era do engano e da mentira, mas a novidade associada a esse neologismo consiste na popularização das crenças falsas e na facilidade para fazer com que os boatos prosperem. A mentira dever ter uma … Continue lendo »
Por que o número de crianças hospitalizadas por tentativa de suicídio dobrou nos EUA?

Por que o número de crianças hospitalizadas por tentativa de suicídio dobrou nos EUA?

Ricardo Senra – Relatórios evidenciam um crescimento sem precedentes nas tentativas e mortes consumadas por suicídio entre crianças e adolescentes nos EUA Relatos de mães e pais pedindo ajuda após encontrarem seus filhos à beira da morte após tentativas de suicídio se tornaram comuns em fóruns online e redes sociais nos Estados Unidos. “Minha filha … Continue lendo »