Excessos ruralistas

Excessos ruralistas

Editorial Folha de S. Paulo – Haverá algo de coincidência no fato de a Câmara dos Deputados ter aprovado o encolhimento de reservas ambientais na Amazônia apenas algumas horas antes de gravações do dono de uma multinacional da carne (JBS), Joesley Batista, sacudirem Brasília. Coincidências podem ser eloquentes. A cadeia produtiva da proteína animal, em … Continue lendo »
Manipulações e expectativas

Manipulações e expectativas

Paulo Kliass – A cada dia, formadores de opinião vinculados ao financismo garimpam arduamente alguma notícia para tentar comprovar que a bonança está logo ali na esquina As forças políticas e os interesses econômicos que se articularam e conspiraram abertamente para o êxito do movimento que provocou o golpeachment estão em estado de alerta. Afinal, … Continue lendo »
Imposto efetivo pago por super-rico é menor que o de rico, diz Receita

Imposto efetivo pago por super-rico é menor que o de rico, diz Receita

MARIANA CARNEIRO – Os muito ricos, os que estão na ponta da pirâmide social brasileira, pagam proporcionalmente menos Imposto de Renda do que os ricos. Super-ricos são aqueles que tiveram, em 2015, renda média mensal tributável de R$ 135 mil, segundo dados apresentados pelo secretário da Receita Federal, Jorge Rachid. Eles representam apenas 0,1% daqueles que … Continue lendo »
Rio Doce: impactos da lama no corpo e na alma do povo Krenak

Rio Doce: impactos da lama no corpo e na alma do povo Krenak

Rodrigo Gerhardt – Estudo realizado pela UFMG mapeia violações aos direitos humanos e impactos no modo de vida sofridos pela comunidade indígena em função do rompimento da barragem da Samarco; o caso será denunciado à Comissão Interamericana de Direitos Humanos Se agricultores, pescadores e mesmo a população urbana ainda sofrem com a destruição da Bacia do … Continue lendo »
Desacelera São Paulo

Desacelera São Paulo

Raquel Rolnik – A pre­fei­tura de São Paulo anun­ciou no dia 2 de maio que irá au­mentar em 20% o tempo para tra­vessia de pe­des­tres nos se­má­foros da ci­dade. A me­dida é re­al­mente muito po­si­tiva e ga­rante maior pro­teção aos pe­des­tres, es­pe­ci­al­mente aos idosos ou àqueles que têm al­guma di­fi­cul­dade de lo­co­moção. O tempo atual, cal­cu­lado … Continue lendo »
Punições leves são péssima sinalização para o futuro

Punições leves são péssima sinalização para o futuro

BRUNO CARAZZA – No já clássico livro “Por que as Nações Fracassam?” (2012), Daron Acemoglu (MIT) e James Robinson (Harvard) analisam diversos países ao longo da História para identificar por que alguns crescem com distribuição de renda e outros só produzem atraso e desigualdade. A principal conclusão do livro é que sociedades que permitem uma relação … Continue lendo »
Depressão: O segredo de todas as famílias

Depressão: O segredo de todas as famílias

MARTA FERNÁNDEZ – Onze milhões e meio de brasileiros sofrem oficialmente de depressão, segundo a OMS O músico Iván Ferreiro em seu estudo em Gondomar (Espanha) “Saia e conte para alguém.” Foi a resposta de Harvey Milk quando um jovem lhe perguntou como poderia ajudar a combater o estigma da homossexualidade. Quarenta anos depois, o … Continue lendo »
35% dos paulistanos sofrem estresse: como vida em metrópole afeta a saúde

35% dos paulistanos sofrem estresse: como vida em metrópole afeta a saúde

Meyre Brito – População mundial morando em zonas urbanas já é maioria Dados da ONU apontam que cerca de 3 milhões de pessoas migram para cidades mundo afora a cada semana, principalmente em países em desenvolvimento. O contingente de pessoas morando em zonas urbanas – 3,4 bilhões de pessoas em 2009 – já representa mais de … Continue lendo »