Excessos ruralistas

Excessos ruralistas

Editorial Folha de S. Paulo – Haverá algo de coincidência no fato de a Câmara dos Deputados ter aprovado o encolhimento de reservas ambientais na Amazônia apenas algumas horas antes de gravações do dono de uma multinacional da carne (JBS), Joesley Batista, sacudirem Brasília. Coincidências podem ser eloquentes. A cadeia produtiva da proteína animal, em … Continue lendo »
Meirelles, candidato da desfaçatez

Meirelles, candidato da desfaçatez

Paulo Moreira Leite – Como num lance de mágica, o nome de Henrique Meirelles já circula como possível candidato a uma eventual vaga na presidência da República caso Michel Temer seja despejado do Planalto. Está na Folha de hoje. Também foi lançado como balão de ensaio por David Fleischer, um professor da Universidade de Brasília … Continue lendo »
Manipulações e expectativas

Manipulações e expectativas

Paulo Kliass – A cada dia, formadores de opinião vinculados ao financismo garimpam arduamente alguma notícia para tentar comprovar que a bonança está logo ali na esquina As forças políticas e os interesses econômicos que se articularam e conspiraram abertamente para o êxito do movimento que provocou o golpeachment estão em estado de alerta. Afinal, … Continue lendo »
Imposto efetivo pago por super-rico é menor que o de rico, diz Receita

Imposto efetivo pago por super-rico é menor que o de rico, diz Receita

MARIANA CARNEIRO – Os muito ricos, os que estão na ponta da pirâmide social brasileira, pagam proporcionalmente menos Imposto de Renda do que os ricos. Super-ricos são aqueles que tiveram, em 2015, renda média mensal tributável de R$ 135 mil, segundo dados apresentados pelo secretário da Receita Federal, Jorge Rachid. Eles representam apenas 0,1% daqueles que … Continue lendo »
Rio Doce: impactos da lama no corpo e na alma do povo Krenak

Rio Doce: impactos da lama no corpo e na alma do povo Krenak

Rodrigo Gerhardt – Estudo realizado pela UFMG mapeia violações aos direitos humanos e impactos no modo de vida sofridos pela comunidade indígena em função do rompimento da barragem da Samarco; o caso será denunciado à Comissão Interamericana de Direitos Humanos Se agricultores, pescadores e mesmo a população urbana ainda sofrem com a destruição da Bacia do … Continue lendo »
Desacelera São Paulo

Desacelera São Paulo

Raquel Rolnik – A pre­fei­tura de São Paulo anun­ciou no dia 2 de maio que irá au­mentar em 20% o tempo para tra­vessia de pe­des­tres nos se­má­foros da ci­dade. A me­dida é re­al­mente muito po­si­tiva e ga­rante maior pro­teção aos pe­des­tres, es­pe­ci­al­mente aos idosos ou àqueles que têm al­guma di­fi­cul­dade de lo­co­moção. O tempo atual, cal­cu­lado … Continue lendo »
Punições leves são péssima sinalização para o futuro

Punições leves são péssima sinalização para o futuro

BRUNO CARAZZA – No já clássico livro “Por que as Nações Fracassam?” (2012), Daron Acemoglu (MIT) e James Robinson (Harvard) analisam diversos países ao longo da História para identificar por que alguns crescem com distribuição de renda e outros só produzem atraso e desigualdade. A principal conclusão do livro é que sociedades que permitem uma relação … Continue lendo »
35% dos paulistanos sofrem estresse: como vida em metrópole afeta a saúde

35% dos paulistanos sofrem estresse: como vida em metrópole afeta a saúde

Meyre Brito – População mundial morando em zonas urbanas já é maioria Dados da ONU apontam que cerca de 3 milhões de pessoas migram para cidades mundo afora a cada semana, principalmente em países em desenvolvimento. O contingente de pessoas morando em zonas urbanas – 3,4 bilhões de pessoas em 2009 – já representa mais de … Continue lendo »