PREPARE-SE PARA O CAPITALISMO DO DESASTRE DE TRUMP

PREPARE-SE PARA O CAPITALISMO DO DESASTRE DE TRUMP

Naomi Klein – Já sabemos que o governo Trump pretende desregulamentar o mercado, travar uma guerra sem limites contra o “terrorismo islâmico radical”, destruir a ciência que estuda o aquecimento global e desencadear uma corrida por combustíveis fósseis. Essa é uma abordagem que certamente gerará um tsunami de crises e choques: choques econômicos, com bolhas de … Continue lendo »
“A era do humanismo está terminando”

“A era do humanismo está terminando”

Achille Mbembe – “Outro longo e mortal jogo começou. O principal choque da primeira metade do século XXI não será entre religiões ou civilizações. Será entre a democracia liberal e o capitalismo neoliberal, entre o governo das finanças e o governo do povo, entre o humanismo e o niilismo”, escreve Achille Mbembe. E faz um alerta: … Continue lendo »
A receita para destruir um país

A receita para destruir um país

Vladimir Safatle – Há três formas de destruir um país. As duas primeiras são por meio da guerra e de catástrofes naturais. A terceira, a mais segura e certa de todas, é entregando seu país para economistas liberais amigos de operadores do sistema financeiro. Em todos os países onde eles aplicaram suas receitas de “austeridade”, … Continue lendo »
O jornalismo insensível e a banalização do desemprego

O jornalismo insensível e a banalização do desemprego

Cristina Fróes de Borja Reis e Fernanda Graziella Cardoso – Que a velha mídia oriente-se pelos dogmas de mercado, já não se estranha. O grotesco é não enxergar o drama humano de 12,3 milhões de pessoas A estatística recém-divulgada da pesquisa PNAD contínua do IBGE é desoladora: 12,3 milhões de pessoas desocupadas no país no último trimestre … Continue lendo »
Militares respondem por um terço do rombo das previdências dos Estados

Militares respondem por um terço do rombo das previdências dos Estados

Idiana Tomazelli e Adriana Fernandes – Crise na segurança pública, evidenciada com a paralisação de PMs no Espírito Santo, tornou mais difícil para o governo negociar mudanças nas aposentadorias dos militares A crise na segurança pública, escancarada na semana passada com a paralisação dos policiais militares no Espírito Santo, que ameaçava se espalhar para outros … Continue lendo »
Portugal: um ano depois, a “geringonça” e as suas contradições (2)

Portugal: um ano depois, a “geringonça” e as suas contradições (2)

Luis Leiria – Vendo-se afas­tada do poder, a di­reita en­trou em his­teria, acu­sando o novo go­verno de “ile­gi­ti­mi­dade”, porque fora “der­ro­tado” nas urnas. Mas esta tese era um total con­tras­senso, já que o go­verno for­mado pela di­reita fora re­jei­tado pelo Par­la­mento; e a di­reita não con­se­guiu der­rubar o go­verno de An­tónio Costa porque a moção … Continue lendo »
O homem que tem a receita para ser feliz

O homem que tem a receita para ser feliz

MANUEL ANSEDE – O psicólogo de Harvard Dan Gilbert descarta a fórmula do casamento com dinheiro e filhos O psicólogo norte-americano Dan Gilbert conhece a receita da felicidade. E ela é infalível. O pesquisador da Universidade Harvard lembra o caso de Moreese Bickham, cidadão negro de Luisiana (EUA) que, em 1958, viu dois policiais ligados ao … Continue lendo »
A nova guerra do Alemão

A nova guerra do Alemão

Marco Aurélio Canônico – Quase ninguém de fora está vendo ou noticiando, mas o Complexo do Alemão está em guerra novamente. Desde a última quinta (2), seguidas operações policiais —que o comando da PM trata oficialmente como “incursões de rotina”— vêm resultando em tiroteios que infernizam a vida dos moradores. Fotos, vídeos e relatos divulgados … Continue lendo »
Economia: regressão em marcha forçada

Economia: regressão em marcha forçada

Paulo Passarinho – 2016 é um ano que en­trará para a nossa his­tória como o marco do fra­casso da po­lí­tica de con­ci­li­ação de classes pa­tro­ci­nada pelo lu­lismo. Po­derá ser in­ter­pre­tado também como o ano em que, mais uma vez, os se­tores do­mi­nantes da bur­guesia dão mos­tras de sua des­crença e in­to­le­rância a qual­quer ten­ta­tiva de mu­dança, … Continue lendo »