Um Brasil imaginado

Um Brasil imaginado

FABIO SILVESTRE CARDOSO – Ariano Suassuna forjou uma ficção de matriz popular com alta densidade estética A ambição de criar um projeto estético sobre a cultura brasileira e o diálogo frequente entre o erudito e o popular marcaram a vida de Ariano Suassuna, segundo definição de pesquisadores que estudam sua obra. O advogado, dramaturgo, poeta, … Continue lendo »
Congresso eleito é o mais conservador desde o fim da ditadura, diz Diap

Congresso eleito é o mais conservador desde o fim da ditadura, diz Diap

Najla Passos – Pesquisas preliminares realizadas pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) sobre o perfil dos parlamentares eleitos no último domingo apontam que o Congresso Nacional que passará a legislar em 2015 é o mais conservador desde a redemocratização do país, no final da década de 1980. “São sérios os riscos de retrocessos em relação … Continue lendo »
‘A esquerda capitalizou junho na medida do possível’

‘A esquerda capitalizou junho na medida do possível’

GABRIEL BRITO E VALÉRIA NADER – Continuam as avaliações dos resultados eleitorais e, apesar de algumas diferenças de opinião, afirma-se um avanço do conservadorismo. Para analisar cenários futuros, o Correio da Cidadania entrevistou Ivan Valente, reeleito deputado federal pelo PSOL paulista. “A onda conservadora, que se dá através de um voto que não vem de … Continue lendo »
Com floresta, sem fauna

Com floresta, sem fauna

REINALDO JOSÉ LOPES  – Declínio de populações de animais é um problema tão sério quanto o desmatamento A divulgação anual dos números do desmatamento é crucial para estimar a ameaça a esses biomas, mas traça um retrato incompleto da situação. Mesmo em áreas não desmatadas, a defaunação – como é conhecida a diminuição acentuada da … Continue lendo »
Volta atrás

Volta atrás

WAGNER IGLECIAS – A reprimarização da economia na América Latina A soja avança. Fronteira agrícola passa por Argentina, Paraguai, Bolívia e Brasil A história oficial nos ensina que a América Latina foi descoberta em 1492, quando Cristóvão Colombo chegou às Antilhas. Mas há controvérsias se os contatos entre europeus e os povos do Novo Mundo não … Continue lendo »
BRICS: a busca por um novo paradigma financeiro internacional

BRICS: a busca por um novo paradigma financeiro internacional

Mario E. Burkun – A necessidade de enfrentar a crise internacional tem que ser uma premissa de transformações estruturais e não simples mutações de curto prazo. A necessidade de poder afrontar, conjuntamente, as oscilações das fugas de liquidez em dólares e em euros durante o processo de globalização que estamos vivendo obriga economistas e políticos a … Continue lendo »
Jacob Gorender e o caráter da Ditadura Militar de 1964-85

Jacob Gorender e o caráter da Ditadura Militar de 1964-85

MÁRIO MAESTRI  - Combate nas trevas: a esquerda brasileira: das ilusões perdidas à luta armada, de Jacob Gorender, foi lançado em 1987 pela Editora Ática, dois anos após a entrega da presidência pelo último ditador. Compreende-se seu rápido e enorme sucesso. Por primeira vez, realizava-se interpretação estrutural sintética do golpe militar de 1964 e, o … Continue lendo »
Fechar clínicas é enxugar gelo. Só a ampliação do direito ao aborto resolve

Fechar clínicas é enxugar gelo. Só a ampliação do direito ao aborto resolve

Leonardo Sakamoto – Mais de 50 pessoas foram detidas, nesta terça (14), suspeitas de envolvimento com clínicas clandestinas de aborto, pela Polícia Civil do Rio de Janeiro. A quadrilha, que envolvia médicos (reais e falsos), policiais, advogados e militares, cobrava até R$ 7,5 mil por procedimento, de acordo com reportagem do UOL. É fácil encontrar clínicas … Continue lendo »
Alemanha em debandada

Alemanha em debandada

Gilles Lapouge – Só nos faltava essa! A Alemanha, a maravilha da Europa, a laboriosa, virtuosa e eficiente Alemanha, que empurra com bravura a Europa que segue atrás dela, além de repreender Grécia, Itália e França, eis que ela também tem uma “queda em parafuso”. No segundo trimestre do ano, a Alemanha viu seu Produto … Continue lendo »
Por que Evo ganhou?

Por que Evo ganhou?

ATILIO BORON – A vitória esmagadora de Evo Morales tem uma explicação muito simples: ganhou porque seu governo foi, sem dúvida alguma, o melhor da conturbada história da Bolívia. “Melhor” significa, claro, que realizou a grande promessa, tantas vezes não cumprida, de toda democracia: garantir o bem estar material e espiritual das grandes maiorias nacionais, … Continue lendo »
O passado remoto de um grande rio

O passado remoto de um grande rio

IGOR ZOLNERKEVIC  – Erosão dos Andes pode ter unido antigas bacias hidrográficas e formado o Amazonas O debate sobre a origem do rio Amazonas continua tão vasto quanto o próprio rio, o maior do mundo, com 7 mil quilômetros (km) de extensão e 20 km de largura na altura de Manaus. Depois de uma equipe … Continue lendo »
Tachinhas e privilégios

Tachinhas e privilégios

RENATO JANINE RIBEIRO – A defesa ilegal do status quo assusta – mesmo que se limite a jogar preguinhos nas ciclovias de São Paulo Luz e sombra. Está em jogo o que queremos de nossas cidades Temos dois modos de comentar o que acontece na cidade e na sociedade. Um deles é macro: lemos estatísticas, procuramos … Continue lendo »