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Uma certa idéia de Brasil

Tempo de leitura: 25 min

César Benjamin – Para o livro Enciclopédia de Brasilidade, organizado por Carlos Lessa

“Os discursos de que não viu, são discursos. Os discursos de quem viu, são profecias.”
Antônio Vieira, Sermão da Terceira Dominga do Advento, 1669

1. Muitos motivos se somaram, ao longo da nossa história, para dificultar a tarefa de decifrar, mesmo imperfeitamente, o enigma brasileiro. Já independentes, continuamos a ser um animal muito  estranho  no  zoológico  das  nações:  sociedade  recente,  produto  da expansão européia, concebida desde o início para servir ao mercado mundial, organizada em torno de um escravismo prolongado e tardio, única monarquia em um continente republicano, assentada em uma extensa base territorial situada nos trópicos, com um povo em processo de formação, sem um passado profundo onde pudesse ancorar sua Que futuro estaria reservado para uma nação assim?

Durante muito tempo, as tentativas feitas para compreender esse enigma e constituir uma teoria do Brasil foram, em larga medida, infrutíferas. Não sabíamos fazer outra coisa senão copiar saberes da Europa, onde predominavam os determinismos geográfico (“a civilização é uma conquista dos países frios, pois é a vitória das sociedades contra as dificuldades  impostas  pelo ambiente”)  e racial  (“a civilização  expressa  o potencial  de alguns subgrupos humanos mais aptos”) que irremediavelmente nos condenavam. Enquanto o Brasil se olhou no espelho europeu só pôde construir uma imagem negativa e pessimista de si mesmo, ao constatar sua óbvia condição não-européia.

2 – Houve muitos esforços meritórios para superar esse impasse. Porém, só na década de 1930, depois de mais de cem anos de vida independente, começamos a puxar consistentemente o fio da nossa própria meada. Devemos ao conservador Gilberto Freyre, em 1934, com Casa-grande & senzala, uma revolucionária releitura do Brasil, visto a partir do complexo do açúcar e à luz da moderna antropologia cultural, disciplina que então apenas engatinhava. Abandonando os enfoques da geografia e da raça, Freyre revirou tudo de ponta-cabeça, realizando um tremendo resgate do papel civilizatório de negros e índios dentro   da  formação   social   brasileira.   Dos  portugueses,   elogiou   a  miscibilidade,   a plasticidade e a mobilidade, características que os distinguiam dos colonizadores de origem anglo -saxã.

A colonização do Brasil, ele diz, não foi obra do Estado ou das demais instituições formais, todas aqui muito fracas. Foi obra da família patriarcal, em torno da qual constituiu- se um modo de vida completo e específico. O latifúndio monocultor e o regime escravista de  produzir  afastavam,  separavam,  machucavam,   mas  a  família  extensa,  cheia  de agregados, a poligamia num contexto de escassez de mulheres brancas e a presença de considerável escravaria doméstica constituíam espaços de intercâmbio, nos quais negros e negras,  índios  e  índias –  especialmente,  negras  e  índias  –, muito  mais  adaptados  aos trópicos,  colonizaram  o  colonizador,  ensinando-o  a  viver  aqui.  Mulatos,  cafusos  e mamelucos se multiplicaram, criando fissuras na dualidade radical que opunha senhores e escravos.

Nada escapa ao abrangente olhar investigativo do antropólogo: comidas, lendas, roupas, cores, odores, festas, canções, arquitetura, sexualidade, superstições, costumes, ferramentas e técnicas, palavras e expressões de linguagem. Cartas de bisavós saem de velhos baús. Escabrosos  relatórios da Inquisição  são expostos com fina ironia por esse bisbilhoteiro  que  estava  interessado,  antes  de  tudo,  em  desvelar  a  singularidade  da experiência brasileira. Ela não se encontrava na política nem na economia, muito menos nos  feitos  dos  grandes  homens.  Encontrava-se  na  cultura,  obra  coletiva  de  gerações anônimas. Uma cultura de síntese, que afrouxou e diluiu a tensão entre os códigos morais e o  mundo-da-vida,  tensão  constitutiva  das  sociedades  de  tradição  judaico-cristã.  Nossa alegria, diz Freyre, a devemos a índios e negros nunca completamente moralizados pelo cristianismo do colonizador. Um cristianismo, aliás, que também precisou misturar-se.

3. Devemos a Sérgio Buarque , em 1936, com Raízes do Brasil, um instigante ensaio – “clássico de nascença”, nas palavras de Antônio Candido – que tentava compreender como uma sociedade rural, de raízes ibéricas, experimentaria o inevitável trânsito para a modernidade urbana e “americana” do século XX. Ao contrário do pernambucano Gilberto Freyre, o paulista Sérgio Buarque não sentia nostalgia pelo Brasil agrário que estava se desfazendo, mas tampouco acreditava na eficácia das vias autoritárias, em voga na década de 1930, que prometiam acelerar a modernização pelo alto. Observa o tempo secular da história.  Considera  a  modernização  um    Também  busca  a  singularidade  do processo brasileiro, mas com olhar sociológico: somos uma sociedade transplantada, mas nacional, com características próprias. A dimensão privada e afetiva da vida sempre se sobrepôs – para o bem e para o mal – à impessoalidade burocrática, não raro descambando para o passionalismo e a impulsividade típicos do homem cordial, num quadro geral de ausência de direitos formais.

Nossa história, diz Sérgio Buarque, girou em torno do “complexo ibérico”. Mas o êxito da colonização portuguesa não decorreu de um empreendimento metódico e racional, não emanou de uma vontade construtora e enérgica; buscou a riqueza que custa ousadia, não a riqueza que custa trabalho. A ética da aventura prevaleceu sobre a ética do trabalho. É uma herança atrasada, em via de superação, mas foi a base da nacionalidade, constituiu as “raízes do Brasil”. Não se pode nem se deve, simplesmente, recusá-la e negá- la, mas sim transformá-la.

“Precisamos ousar inaugurar, de forma inédita, o que nunca se fez nessas latitudes” – eis uma frase cheia de significados: devíamos encontrar o caminho para superar o nosso atraso e, ao mesmo  tempo, afirmar a nossa identidade, potencializando as nossas virtudes. Teria de ser, necessariamente, um caminho cheio de especificidades, como são cheios de especificidades, quando autênticos, os caminhos de todos os povos. Tremendo desafio, numa sociedade, ele diz, em que a inteligência sempre foi um ornamento, um beletrismo ávido por importar as últimas modas, incapaz de produzir conhecimento  e impulsionar qualquer mudança real.

Mesmo assim, Sérgio Buarque é otimista. Anuncia que “a nossa revolução” está em marcha, com a dissolução do complexo ibérico de base rural e a emergência de um novo ator decisivo, as massas urbanas. Crescentemente numerosas, libertadas da tutela dos senhores locais, elas não mais seriam demandantes de favores, mas de direitos. No lugar da comunidade doméstica, patriarcal e privada, seríamos enfim levados a fundar a comunidade política, de modo a transformar, ao nosso modo, o homem cordial em cidadão.

4 – Apenas seis anos depois , em seqüência vertiginosa, Caio Prado Jr. publica Formação do Brasil contemporâneo, a primeira grande síntese historiográfica brasileira em quase cem anos, se contarmos desde Varnhagen. Realiza nesse texto o definitivo desvendamento das nossas origens como  uma  empresa  colonial,  acompanhado  da  hipótese  forte de que a história do Brasil tem um sentido profundo, o da transformação dessa empresa, que fomos, em uma nação, que seremos.

Caio Prado percebe que a colonização do Brasil representou um problema novo, pois os padrões mais conhecidos de dominação ao longo da História humana – a pilhagem de riquezas acumuladas, a cobrança de tributos e o estabelecimento de comércio desigual – não se aplicavam nestas terras sem metais preciosos (no século XVI) e habitadas por tribos dispersas, que viviam no Neolítico. A solução do problema demandou mais de trinta anos. Organizou-se finalmente uma empresa territorial de grande dimensão, com administração portuguesa, capitais holandeses e venezianos, mão-de-obra indígena e africana, tecnologia desenvolvida em Chipre e matéria-prima dos Açores e da ilha da Madeira – a cana. Esses elementos foram articulados em uma  holding multinacional movida por força de trabalho escrava, mas regida pelo cálculo econômico e pela busca do lucro. Tudo o que existia aqui – a paisagem,  a fauna, a flora e as gentes – teve de ser decomposto e desfeito, depois recomposto   e   refeito,   de   outras   maneiras,   para   que   o   empreendimento   mercantil prosperasse.

Na  origem,  diz  Caio  Prado,  não  fomos  uma  nação,  nem  propriamente  uma sociedade;  fomos  uma  empresa  territorial  voltada  para  fora  e  controlada  de  fora.  A empresa-Brasil sempre deu certo: propiciou bons negócios e gerou altíssimo lucro. Nos séculos XVI e XVII foi excelente o negócio do açúcar, a primeira mercadoria de consumo de massas em escala planetária, em torno da qual se formou o moderno mercado mundial. Foi depois magnífico o negócio do ouro; graças a ele, a Inglaterra – que nunca teve minas de ouro  –  constituiu  as  enormes  reservas  que  lhe  permitiram  criar,  no  século  XIX,  o primeiro  padrão  monetário  mundial  (o  padrão  libra-ouro),  símbolo  e  suporte  de  sua hegemonia. A partir de 1840, até bem entrado o século XX, foi maravilhoso o negócio do café,  estimulante  de  baixo  custo  e  fácil  distribuição,  ofertado  à  classe  trabalhadora  da Europa e dos Estados Unidos  que precisava ser disciplinada para o trabalho fabril. Além disso, permeando toda a nossa história, foi sempre estupendo o negócio do endividamento perpétuo dessa empresa-Brasil, induzido pelos seus controladores de fora.

Porém, a existência multi-secular da gigantesca e diversificada empresa territorial criou  paulatinamente  os  elementos  constitutivos  de  uma  nova  nação:  “Povoou-se um território semideserto; organizou-se nele uma vida humana que diverge tanto daquela que havia  aqui,  dos  indígenas  e  suas  nações,  como  também  da  dos  portugueses  que empreenderam a ocupação. Criou-se no plano das realizações humanas algo novo (…): uma população  bem  diferenciada  e  caracterizada,  até  etnicamente,  habitando  determinado território; uma estrutura material particular, constituída na base de elementos próprios; uma organização  social definida por relações específicas;  finalmente,  uma consciência,  mais precisamente  uma  certa  ‘atitude’  mental  coletiva  particular.  (…)  Esse  novo  processo histórico se dilatou e se arrasta . Ainda não chegou ao seu termo.”

Eis aí uma importante chave de leitura para compreendermos as tensões que experimentamos até hoje: elas refletem o choque entre o Brasil empresa-para-os-outros, que ainda somos, e o Brasil nação-para-si, que desejamos ser. Completar esse processo, “fazê-lo chegar  ao  seu  termo” –  ou,  ainda  na  linguagem  de  Caio  Prado,  realizar  a  Revolução Brasileira – é fazer desabrochar a última grande nacionalidade do Ocidente moderno, uma nacionalidade tardia, cujos potenciais permanecem em grande medida incubados.

5. Devemos em seguida a Celso Furtado uma brilhante síntese da Formação econômica do Brasil, um texto que também falava de História para mostrar os desafios fundamentais da modernização brasileira no século XX. Como os demais, Furtado escreve um ensaio de interpretação, uma “história pensada”, a partir do ponto de vista de um economista com sólida formação humanista. Descarta a ideia de que o Brasil teria reproduzido tardiamente uma sociedade de tipo Descreve as características dos ciclos econômicos baseados na produção de bens primários e impulsionados pela demanda externa, e aponta as insuficiências e os desequilíbrios que deles decorrem. Olha as regiões, estuda os casos de decadência sem transformação. Mostra que em no ssa história, recorrentemente, a fonte de demanda autônoma foram as exportações de alimentos, matérias-primas e minérios; que o mercado interno se atrofiou, induzindo a um baixo efeito multiplicador da renda gerada; que houve permanente vazamento de riqueza, em grande escala, para o exterior. Permanecemos na periferia do sistema-mundo que nos deu à luz. Como poderíamos sair dessa posição?

Ao longo de toda sua obra, Furtado diz que o subdesenvolvimento é um processo específico, que tende a reproduzir-se no tempo, e não uma etapa transitória, que conteria em si, mais ou menos naturalmente, as condições de sua superação. O fortalecimento do mercado interno, o desenvolvimento da indústria e a formação de um núcleo endógeno de criação e difusão de progresso técnico – necessários para a superação da nossa condição – não poderiam resultar de forças espontâneas. Exigiam uma intervenção consciente, voltada para produzir mutações. Tornou-se clássica a sua análise sobre a adoção pelo Brasil, de maneira inovadora e pragmática, de eficazes políticas anticíclicas em plena crise de 1929-1933, antes mesmo que essas políticas tivessem sido claramente modeladas pela moderna teoria econômica. Elas criaram uma situação nova, que lançou as bases do nosso processo de industrialização. Levá- lo às últimas conseqüências era o desafio a vencer.

Furtado  nunca  dissociou  conhecimento  e  valores,  economia  e  sociedade:  “O processo de reprodução das desigualdades sociais exerce uma influência decisiva sobre as formas de utilização do excedente. Portanto, a composição do excedente é em grande parte um reflexo do sistema de dominação social, o que significa que sem um conhecimento das estruturas  de  poder  é  impossível  avançar  no  estudo  do  desenvolvimento  das  forças produtivas.” Poucos são os econo mistas atuais capazes de conduzir análises desse tipo.

6. Tributárias de diferentes influências – notadamente Franz Boas, Max Weber, Karl Marx e John M. Keynes, nessa ordem –, essas quatro obras seminais lançaram as bases da moderna ciência social brasileira e permitiram o início de uma fecunda reinterpretação do Brasil. Como pano de fundo estava em marcha o ciclo desenvolvimentista, com a força de processos estruturais (e estruturantes) que nos conduziam, acreditava-se, do passado (população rural, economia agrícola, território fragmentado) ao futuro (população urbana, economia industrial, território integrado). Sabendo falar sobre nós mesmos, com a nossa própria   linguagem,   tínhamos   finalmente   uma   identidade   em   construção.   Sabendo diferenciar passado e futuro, vivíamos agora em um tempo orientado, condição primeira para  se  constituir  um  projeto.  Os  impasses  do  Império  escravista  e  a  pasmaceira  da República Velha haviam ficado para trás.

Tivemos muitos outros intelectuais visionários e homens de ação. Entre eles, Darcy Ribeiro talvez tenha sido o maior profeta da civilização brasileira. Inverteu radicalmente os velhos argumentos europeus contra nós, afirmando as vantagens da mestiçagem tropical diante de uma pretensa pureza temperada e fria. Mostrou como, aos trancos e barrancos, conseguimos fazer um povo-novo a partir dos grupos humanos que o capitalismo mercantil encontrou  neste  território  ou transplantou  para cá  –  na origem,  índios  destribalizados, brancos  deseuropeizados  e  negros  desafricanizados,  depois  gente  do  mundo  inteiro. Estudou as características fundamentais desse contingente humano filho da modernidade, o maior   povo-novo   do   mundo   moderno.   Viu   que   ele   é   também   um   povo-nação, reconhecendo-se  como  tal,  falando  uma  mesma  língua,  habitando  um  território  bem- definido e tendo criado o seu próprio Estado. Debruçado em ampla visão da aventura humana,  falou  de  um  povo  que  ainda  está  no  começo  de  sua  própria  história,  e  cuja identidade – por sua gênese e sua trajetória – não pode basear-se em raça, religião, vocação imperial, xenofobias ou vontade de isolar-se. Um povo que tem na cultura a sua única razão de existir.

A composição ficava quase completa: éramos um país miscigenado, sentimental e alegre,  moderno,  culturalmente  antropofágico,  aberto  ao  outro  e  ao novo, desejoso de desenvolver-se,  cheio de oportunidades  diante de si. O passado nos condenava,  mas o futuro nos redimiria. A figura mítica de Macunaíma e a figura real de Garrincha – figuras fora dos padrões, que faziam tudo errado, para no fim dar tudo certo – nos divertiam e nos encorajavam.

7 – Produzimos assim, entre as décadas de 1930 e 1960, contornos nítidos de uma certa ideia de Brasil. Não importa discutir se essa idéia estava cem por cento correta ou errada, do ponto de vista de uma pretensa ciência positiva, se era precisa em minúcias, se tudo podia explicar, pois a representação ideológica de uma sociedade sobre si mesma cumpre a função de sinalizar valores, despertar esperanças e mobilizar energias, e não de retratar fielmente “o que existe”. Em certo momento de sua história, depois de quatro séculos em um  labirinto,  o  Brasil  reconheceu-se  assim  e  percebeu-se  portador  de potencialidades insuspeitadas. É impossível exagerar a importância desse passo. Justo por isso, é também impossível exagerar o devastador impacto de sua desconstrução,  realizada em troca de nada.

Ao contrário do que se pensa, nossa crise atual não é, simplesmente,  uma crise econômica. Resulta, em primeiro lugar e antes de tudo, da progressiva perda da idéia de Brasil, substituída pelos chavões daquela mesma inteligência ornamental, inútil, farsesca, adepta da moda, a que Sérgio Buarque se referia. A moda hoje é globalização, e a única diferença é que os saberes – hélas! – não são mais importados da Europa, mas dos Estados Unidos. O efeito é o mesmo: como pano de fundo, negatividade e desqualificação do que somos e podemos vir a ser, compensadas agora com doses cavalares de marketing.

O sofisticado debate sobre a nossa especificidade e os nossos caminhos foi deslegitimado. A mediocridade voltou a mover-se em cena com altivez espantosa, cada vez mais arrogante e orgulhosa de si. Ela não gosta de imaginação, qualidades, invenção de caminhos;  gosta  de  rótulos,  pede  mesmice.  Na  década  de  1990,  pela  boca  das  nossas maiores autoridades  e de alguns dos nossos mais influentes intelectuais  – sobretudo os economistas  –,  jogamos  fora  todo  o  esforço  intelectual  anterior  e  passamos  a  nos reconhecer  como…  um  mercado  emergente.  Profunda  mudança  de  ponto  de  vista.  Até então, mesmo que fôssemos uma nação incompleta e muito imperfeita, ainda vivíamos num universo ideológico em que completá- la e aperfeiçoá-la, de uma forma ou de outra, eram as nossas referências comuns. Quando passamos a nos reconhecer apenas como mercado, tudo mudou. Mercado não é lugar de cidadania, solidariedade, soberania, identidade. É espaço de fluxos, dominado pela concorrência, onde sobrevivem os mais fortes, e ponto final.

8. O fato mais notável dos últimos 25 anos, na História do Brasil, é a radical alteração das categorias que organizam e delimitam o nosso imaginário. Recuemos um pouco. No início do século XX,  sob  influência  do  positivismo,  o  Brasil  dizia  buscar,  antes  de  tudo, civilização e progresso, conceitos que hoje podem soar equivocados ou ingênuos, mas que estavam explicitamente ligados a um futuro humano: a ideia de que progressos materiais pudessem sustentar-se em um vasto retrocesso social ou moral era então inimaginável, pois os  avanços  nessas  várias  esferas  eram  concebidos  como  paralelos  e  complementares. Depois,  como  vimos,  o  Brasil  passou  a  falar  em  modernização,  formulada  como  uma resposta ao atraso e à pobreza; o esforço modernizador só era necessário e legítimo porque eliminaria essas mazelas. As pessoas, os grupos sociais e a comunidade nacional, com sua diversidade e complexidade, permaneciam sendo a referência fundamental de um debate que nunca se dissociava de fins e destinos.

Estamos agora esmagados pelo discurso da competitividade. Nem mesmo no plano das  intenções  ele  expressa  alguma  grandeza.  O  pensa mento  das  elites  dominantes comporta-se como se elas não mais devessem explicações a ninguém. A competitividade segue a mesma lógica da guerra – conquistar supremacia sobre o outro – e exige apenas um tipo de progresso, de natureza tecnológica. Um progresso dos meios, de alguns meios manejados por poucos, que nada diz sobre fins. Esse conceito vazio de conteúdos humanos e avesso a juízos sociais abrangentes foi alçado à posição de articulador do nosso discurso e legitimador do modelo de sociedade que se deseja implantar. Com o agravante de que, agora, predomina a acumulação financeira – volátil, esperta, sempre de olho no curto prazo, em grande medida fictícia, de natureza intrinsecamente especulativa, com enorme potencial destrutivo.

O grande capital – pois ele é que é “competitivo” – apresenta-se como portador de uma racionalidade que seria generalizável, sem mediações, para a sociedade como um todo. Inversamente, todas as outras lógicas – a dos pobres, a dos agentes econômicos não capitalistas ou simplesme nte não competitivos, a da cidadania, a da soberania, a da cultura, a dos interesses nacionais de longo prazo – são consideradas irracionais ou desimportantes. Devem ser denunciadas, humilhadas e, progressivamente, silenciadas. Não articulam linguagens,  mas  ruídos;  não  expressam  direitos,  mas  custos;  não  apontam  para  outras maneiras de organizar a sociedade, mas para a desordem e o caos na economia, acenados pelos poderosos como permanente ameaça.

9 – Além de vasta cultura e honradez intelectual, Gilberto, Sérgio, Caio, Celso, Darcy e tantos outros, mesmo alinhando-se a correntes teóricas e políticas muito diferentes, mesmo propondo interpretações diversas, tinham uma coisa fundamental em comum: gostavam do Brasil. Desejavam do fundo da alma que o país desse certo e a isso dedicaram suas vidas e seus melhores esforços. Tal sentimento transparece em cada linha que escreveram, em cada gesto que fizeram, em cada palavra que disseram. Havia generosidade neles. Eis aí outra mudança  importante:  evidentemente,  manifestamente, cinicamente, quase explicitamente, os  formuladores  e divulgadores  do  novo  discurso  hegemônico   não  gostam  do  Brasil. Gostam de business. O que estamos ouvindo deles, todo o tempo, é que o Brasil, como sociedade, nação e projeto, não tem sentido nenhum. Atrapalha. A esperança-Brasil deu lugar ao risco-Brasil.

Conferindo aos mais ricos riqueza cada vez maior, associada a padrões culturais e de consumo cada vez mais distantes da realidade local, e condenando  a maioria a um padrão de vida em declínio, essa opção alimenta forças centrífugas que apontam para o rompimento dos vínculos históricos e socioculturais que até aqui mantiveram, em algum nível, juntos os cidadãos. Os grupos mais bem-posicionados para participar do mercado mundial ficam cada vez mais tentados a desfazer quaisquer laços de solidariedade nacional, desligando  completamente  seu  padrão  de  vida,  seus  valores,  a  forma  de  denominar  e investir sua riqueza – e, portanto, o seu próprio destino – dos padrões, valores e destino do país como um todo.

Os fatos do cotidiano mostram como se debilitam rapidamente, entre nós, as bases de uma sociabilidade civilizada: um regime comum de valores, caminhos de mobilidade social ascendente, a idéia de um futuro em construção. As conseqüências disso, no longo prazo,  são  imprevisíveis.  Os  segmentos  que  têm  pressa  de  ser  modernos  a  todo preço pedem a criação de instituições blindadas e de áreas de circulação restringida, onde a competitividade, a lucratividade, a velocidade e o pragmatismo, bem como o estilo de vida a eles associado, possam ostentar-se sem empecilhos. Mas essas instituições e áreas permanecem imersas em um território físico e social muito maior, que contém população diferenciada,  necessidades  várias,  comportamentos  múltiplos,  problemas  outros. É uma ilusão achar que elas possam desatar os laços que as ligam ao contexto em que estão.

10. Darcy Ribeiro mostrou como o primeiro passo no processo de submissão e destruição dos indivíduos indígenas era a transformação  do índio específico  – o gavião,  o urubu- kaapor, o xavante, o bororo, portador de uma história, integrante de uma comunidade, habitante de um espaço cheio de significados  – naquilo que chamou de “índio genérico”, um sem- lugar, cuja indianidade, inscrita no seu corpo mas não mais na sua cultura, passava a ser um signo negativo no mundo dos brancos, no qual ele se inseria sempre por baixo. Acredito que muito da angústia de Darcy, no fim da vida, tenha vindo da percepção de que o povo brasileiro, como um todo, corria o risco de transformar-se em um povo genérico e inespecífico, ao qual também restaria eternizar uma inserção por baixo e tendencialmente declinante no sistema internacional.

É este o nosso maior desafio, que pode ser visto de vários ângulos. Para retomar a terminologia de Caio Prado, estamos assistindo à vitória – temporária, porque a-histórica – da perspectiva do Brasil empresa-para-os-outros sobre o Brasil nação-para-si.   Impõe-se, pois, uma dura luta política e cultural. As alternativas são radicais para ambos os lados. Há uma bifurcação no caminho. O país terá de decidir: ou aceita tornar-se apenas um espaço de fluxos do capital internacional,  o que significa ser expulso da História, ou retoma seu processo de construção em novas bases.

Se quisermos a segunda opção, temos de reencontrar uma idéia de Brasil. Por trás do poderio dos Estados Unidos há uma idéia de Estados Unidos. Por trás da reconstrução do Japão há uma idéia de Japão. Por trás da União Européia há uma idéia de Europa. Por trás da ascensão  da China há uma idéia de China. Se não reconstruirmos uma idéia de Brasil, nenhum passo consistente poderemos dar. (O título deste artigo, aliás, é retirado das Memórias do general De Gaulle. Oficial do estado- maior do Exército francês, recusou-se a render-se aos alemães, que na quela fase da guerra pareciam invencíveis, e protagonizou uma fuga espetacular para a Inglaterra, de onde liderou a Resistência. Segundo escreveu, fez isso, afrontando naquele momento todas as probabilidades de êxito, porque tinha na cabeça “uma certa idéia de França”, e a vida sob ocupação não cabia nela.)

11. O esforço  dos  pensadores  que  nos  antecederam  deixou  pontos  de partida  muito valiosos. Mas devemos reconhecer que eles nos falaram de um país que, pelo menos em parte, deixou de existir. O Brasil de Gilberto Freyre girava em torno da família extensa da casa-grande,  um  espaço  integrador  dentro  da  monumental  desigualdade; o  de  Sérgio Buarque apenas iniciava a aventura de uma urbanização que prometia associar-se a modernidade e cidadania; o de Caio Prado mantinha a perspectiva da libertação nacional e do socialismo; o de Celso Furtado era uma economia dinâmica, que experimentava uma acelerada modernização industrial; o de Darcy Ribeiro – cujos ídolos, como sempre dizia, eram Anísio Teixeira e Cândido Rondon – ampliava a escola pública de boa qualidade e recusava o genocídio de suas populações mais fragilizadas.

Os  elementos  centrais  com  que  todos  eles  trabalharam  foram  profundamente alterados  nas  últimas  décadas. A  economia  mais  dinâmica  do  mundo,  que  dobrou seu produto cinco vezes seguidas em cinqüenta anos, caminha para experimentar  a terceira década rastejante. Todos os mecanismos que garantiram mobilidade social na maior parte do  século  XX  foram  impiedosamente  desmontados,  a  começar  da  escola  pública.  A urbanização acelerada concentrou multidões desenraizadas, enquanto a desorganização do mercado de trabalho multiplicava excluídos. Tornado refém do sistema financeiro, o Estado nacional  deixou  de  cumprir  funções  estruturantes essenciais.  A  fronteira  agrícola  foi fechada, estabelecendo-se nas áreas de ocupação recente uma estrutura fundiária ainda mais concentrada que a das áreas de ocupação secular. Nesta sociedade urbanizada e estagnada, os meios  eletrônicos  de  comunicação  de  massas  tornaram-se,  de  longe,  a  principal instituição   difusora  de desejos,  comportamentos   e  valores,  inoculando   diariamente, maciçamente,   irresponsavelmente   uma necessidade   de  consumo   desagregadora,   pois inacessível. “Nunca foi tão grande a distância entre o que somos e o que poderíamos ser”, disse recentemente Celso Furtado, antes de nos deixar.

Todos esses processos estão aí, a nos desafiar, exigindo de nós um esforço de análise talvez mais árduo do que aquele realizado pelas gerações dos nossos mestres. Ainda não sabemos  bem  até  que  ponto  tais  processos  alteraram definitivamente   as  condições sociológicas da nossa existência, e em que direção. Não temos uma teoria do Brasil contemporâneo. Estamos em voo cego, imersos em uma crise de destino, a maior da nossa existência. A História está nos olhando nos olhos, perguntando: “Afinal, o que vocês são? O que querem ser? Tem sentido existir Brasil? Qual Brasil?”

Temos hesitado em enfrentar questões tão difíceis, tão radicais. Preferimos brincar de macroeconomia. Mas a disjunção está posta: o u o povo brasileiro, movido por uma ideia de si mesmo, assume pela primeira vez o comando de sua nação, para resgatá- la, reinventá- la e desenvolvê- la, ou assistiremos neste século ao desfazimento do Brasil. Se ocorrer, este último desfecho representará um duríssimo golpe nas melhores promessas da modernidade ocidental e será um retrocesso no processo civilizatório de toda a humanidade. A invenção do futuro se tornará muito mais penosa, para todos.

“Os discursos de quem viu”, dizia Vieira, “são profecias”.

César Benjamin é autor, entre outros livros, de  A opção brasileira (Contraponto, 1998, nona edição) e de Bom combate (Contraponto, 2004). Integra a coordenação nacional do Movimento Consulta Popular.

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