Por que obedecemos?

Por que obedecemos?

Ana Paula Corti e Fernando Cássio – Sobre o episódio do recolhimento de apostilas escolares em São Paulo, restou a seguinte pergunta: por que milhares de professores e diretores de escola simplesmente cumpriram uma ordem absurda e ilegal? No começo de setembro, João Doria, governador de São Paulo, ordenou via Twitter o recolhimento de apostilas … Continue lendo »
Polícia de Alckmin mata 1 adolescente por semana na cidade de São Paulo

Polícia de Alckmin mata 1 adolescente por semana na cidade de São Paulo

ARTUR RODRIGUES, RAPHAEL HERNANDES, DANIEL MARIANI e MARLENE BERGAMO – A polícia paulista mata ao menos um adolescente por semana em casos atribuídos a confrontos na periferia da cidade de São Paulo. É o que mostra análise da Folha sobre 391 óbitos registrados como “decorrentes de intervenção policial” entre julho de 2016 e junho de 2017. Essas ocorrências, nesses … Continue lendo »
Um semestre de Doria: “canastrão, mimado e senhorzinho de Casa Grande”

Um semestre de Doria: “canastrão, mimado e senhorzinho de Casa Grande”

Gabriel Brito – Já são sete meses trans­cor­ridos das novas pre­fei­turas e câ­maras mu­ni­ci­pais, em meio a uma tur­bu­lência po­lí­tica his­tó­rica. Na maior ci­dade do país, João Dória Jr., um dos nomes mais co­men­tados na­ci­o­nal­mente, é cada dia mais ques­ti­o­nado em seu ter­reno. Para co­mentar o início de sua gestão, pa­lavra da moda, en­tre­vis­tamos o … Continue lendo »
Os donos de São Paulo

Os donos de São Paulo

Carlos Drummond – Agora entendemos por que São Paulo é a última oligarquia brasileira. Os tucanos, quando chegaram ao governo com FHC, achavam ter um plano de 20 anos de poder, mas em São Paulo estão há 24. O Nordeste livrou-se dos coronéis, e o último oligarca foi Sarney. O tucanato paulista é, entretanto, o … Continue lendo »
Cracolândia Sitiada: o novo urbanismo militar em São Paulo

Cracolândia Sitiada: o novo urbanismo militar em São Paulo

Bruno Huberman – As ações do Estado e da prefeitura na região central da capital paulista demonstram o crescimento da militarização e da privatização do espaço urbano Não foi apenas a Virada Cultural sob a gestão João Doria (PSDB) que foi esvaziada no centro de São Paulo neste final de semana, o fluxo contínuo de comércio … Continue lendo »
A Cracolândia acabou?

A Cracolândia acabou?

Vera Telles e equipe – A Cra­co­lândia teve mais uma vez o seu fim de­cre­tado, dessa vez pelo atual pre­feito de São Paulo, João Doria, de­pois de uma me­ga­o­pe­ração po­li­cial, co­or­de­nada pelo Grupo de Ope­ra­ções Es­pe­ciais da Po­lícia Civil. Che­fiada pelo go­ver­nador Ge­raldo Alckmin, a in­ves­tida teve início na manhã de do­mingo, 21 de maio, … Continue lendo »
Desacelera São Paulo

Desacelera São Paulo

Raquel Rolnik – A pre­fei­tura de São Paulo anun­ciou no dia 2 de maio que irá au­mentar em 20% o tempo para tra­vessia de pe­des­tres nos se­má­foros da ci­dade. A me­dida é re­al­mente muito po­si­tiva e ga­rante maior pro­teção aos pe­des­tres, es­pe­ci­al­mente aos idosos ou àqueles que têm al­guma di­fi­cul­dade de lo­co­moção. O tempo atual, cal­cu­lado … Continue lendo »