Um semestre de Doria: “canastrão, mimado e senhorzinho de Casa Grande”

Um semestre de Doria: “canastrão, mimado e senhorzinho de Casa Grande”

Gabriel Brito – Já são sete meses trans­cor­ridos das novas pre­fei­turas e câ­maras mu­ni­ci­pais, em meio a uma tur­bu­lência po­lí­tica his­tó­rica. Na maior ci­dade do país, João Dória Jr., um dos nomes mais co­men­tados na­ci­o­nal­mente, é cada dia mais ques­ti­o­nado em seu ter­reno. Para co­mentar o início de sua gestão, pa­lavra da moda, en­tre­vis­tamos o … Continue lendo »
Os donos de São Paulo

Os donos de São Paulo

Carlos Drummond – Agora entendemos por que São Paulo é a última oligarquia brasileira. Os tucanos, quando chegaram ao governo com FHC, achavam ter um plano de 20 anos de poder, mas em São Paulo estão há 24. O Nordeste livrou-se dos coronéis, e o último oligarca foi Sarney. O tucanato paulista é, entretanto, o … Continue lendo »
A Cracolândia acabou?

A Cracolândia acabou?

Vera Telles e equipe – A Cra­co­lândia teve mais uma vez o seu fim de­cre­tado, dessa vez pelo atual pre­feito de São Paulo, João Doria, de­pois de uma me­ga­o­pe­ração po­li­cial, co­or­de­nada pelo Grupo de Ope­ra­ções Es­pe­ciais da Po­lícia Civil. Che­fiada pelo go­ver­nador Ge­raldo Alckmin, a in­ves­tida teve início na manhã de do­mingo, 21 de maio, … Continue lendo »
Desacelera São Paulo

Desacelera São Paulo

Raquel Rolnik – A pre­fei­tura de São Paulo anun­ciou no dia 2 de maio que irá au­mentar em 20% o tempo para tra­vessia de pe­des­tres nos se­má­foros da ci­dade. A me­dida é re­al­mente muito po­si­tiva e ga­rante maior pro­teção aos pe­des­tres, es­pe­ci­al­mente aos idosos ou àqueles que têm al­guma di­fi­cul­dade de lo­co­moção. O tempo atual, cal­cu­lado … Continue lendo »
Dez anos de impunidade e espoliação

Dez anos de impunidade e espoliação

Guilherme Boulos – Há exatos dez anos, em 12 de janeiro de 2007, as obras da estação Pinheiros do Metrô de São Paulo cederam, abrindo uma enorme cratera. Sete pessoas morreram, várias ficaram feridas, casas foram destruídas. A investigação do Instituto de Criminalística concluiu que a tragédia foi causada por problemas de execução na obra, … Continue lendo »