Ascensão e Queda de um Califado

Ascensão e Queda de um Califado

José Farhat – O Daesh (acrônimo árabe para: Dawla Islamiya fi il-Iraq wa Asham, em português: Estado Islâmico no Iraque e na Síria), contraria e desafia, na História recente, os preceitos religiosos do Islã consubstanciados particularmente pelo Corão e pelo Hadith. O Daesh é responsável pelas piores atrocidades perpetradas contra civis, indiferentemente de credo, até mesmo … Continue lendo »
A loucura terrorista e a enfermidade do capitalismo

A loucura terrorista e a enfermidade do capitalismo

Alan Woods – Na brilhante e ensolarada tarde de 22 de maio, milhares de pessoas, principalmente jovens adolescentes, reuniram-se em um concerto de música pop na Manchester Arena. Mas o que se pretendia ser um momento feliz se transformou em um banho de sangue quando um suicida solitário detonou um dispositivo explosivo improvisado cheio de … Continue lendo »
O Estado Islâmico está perto do fim?

O Estado Islâmico está perto do fim?

Christoph Reuter – O Estado Islâmico perdeu uma quantidade enorme de território tanto no Iraque quanto na Síria e muitos de seus líderes estão mortos. Mas mesmo enquanto o grupo parece estar se desfazendo, ataques são realizados em seu nome na Europa. O que virá a seguir para o EI? Poucas pessoas no Ocidente estão … Continue lendo »
O lado invisível do terrorismo

O lado invisível do terrorismo

Marcelo Zero – Ao contrário do que supõe o ‘senso comum’, a imensa maioria das mortes por terrorismo ocorrem no Oriente Médio, África e Ásia, e apenas marginal e ocasionalmente na Europa e EUA. Além disso, há forte correlação entre o crescimento do terrorismo em escala global e as intervenções militares realizadas, em tese, para … Continue lendo »