A questão do socialismo – II

A questão do socialismo – II

Wladimir Pomar – Par­ti­cu­lar­mente a partir do final do sé­culo 19, o ca­pi­ta­lismo acen­tuou seu pa­drão de de­sen­vol­vi­mento de­si­gual e des­com­bi­nado. A di­nâ­mica in­terna dos países ca­pi­ta­listas mais de­sen­vol­vidos os em­purrou tanto na di­reção de um maior de­sen­vol­vi­mento ci­en­tí­fico e tec­no­ló­gico, do des­carte da força de tra­balho e da con­cen­tração e cen­tra­li­zação mo­no­po­lista, quanto na di­reção … Continue lendo »
A questão do socialismo – I

A questão do socialismo – I

Wladimir Pomar – A ofen­siva fas­cista contra o ca­ráter na­ci­onal e de­mo­crá­tico (mesmo formal) da so­ci­e­dade ca­pi­ta­lista bra­si­leira, pro­cu­rando re­tro­cedê-la à con­dição se­mi­co­lo­nial e di­ta­to­rial, trouxe à tona, em­bora de forma en­vi­e­sada, a questão do so­ci­a­lismo. Ele­vado à con­dição de um dos prin­ci­pais ini­migos do bol­so­na­rismo, é apre­sen­tado como algo abo­mi­nável, a ser re­pe­lido, der­ro­tado … Continue lendo »
Cientista político narra a vida de Karl Marx em três volumes

Cientista político narra a vida de Karl Marx em três volumes

Marcelo Godoy – O colossal ‘Karl Marx e o Nascimento da Sociedade Moderna’ chega ao Brasil pela Boitempo. Biógrafos não devem ter a ilusão de contar a história completa de uma vida, algo impossível de se conhecer na plenitude. Seu desafio será mais intenso quanto maiores forem as rupturas e as ações possíveis em uma existência, … Continue lendo »
Contra Márcio França, João Doria tenta reproduzir em São Paulo a polarização da política nacional

Contra Márcio França, João Doria tenta reproduzir em São Paulo a polarização da política nacional

VICTOR PICCHI GANDIN – O candidato a governador João Doria (PSDB) recebeu 31,77% dos votos válidos no primeiro turno da eleição para governador em São Paulo. A segunda vaga foi disputada voto-a-voto entre Márcio França (PSB) e Paulo Skaf (MDB). Com pequena vantagem sobre o terceiro colocado, França passou para o segundo turno ao obter … Continue lendo »
Notas sobre capitalismo e socialismo (12)

Notas sobre capitalismo e socialismo (12)

Wladimir Pomar – Apesar da estreiteza e das limitações da democracia implantada no Brasil pela Constituição de 1988, não há dúvidas de que foi tal democracia que permitiu não só a existência e participação aberta de partidos socialistas e comunistas em sua vida política, mas também que alguns desses partidos, tendo à frente o PT, galgassem … Continue lendo »
Notas sobre capitalismo e socialismo (10)

Notas sobre capitalismo e socialismo (10)

Wladimir Pomar – Como vimos antes, a construção socialista resultante de revoluções em países atrasados foi dominada, até meados dos anos 1960, pela teoria do modelo soviético. O socialismo seria construído pela representação política da classe operária no poder de Estado, que planejaria a economia, tanto no sentido macro quanto micro. A propriedade privada sobre … Continue lendo »
Marx, revolução por ela mesma

Marx, revolução por ela mesma

Luís Fazenda – Marx não teve a noção da capacidade da burguesia para resistir e até para avançar. Nós já temos a fita do tempo e a medida das transformações que conhecemos como necessárias. Bem podia Marx dizer que não lhe deviam a ele a descoberta da luta de classes. Não é segredo que vários pensadores … Continue lendo »