Notas sobre capitalismo e socialismo (12)

Notas sobre capitalismo e socialismo (12)

Wladimir Pomar – Apesar da estreiteza e das limitações da democracia implantada no Brasil pela Constituição de 1988, não há dúvidas de que foi tal democracia que permitiu não só a existência e participação aberta de partidos socialistas e comunistas em sua vida política, mas também que alguns desses partidos, tendo à frente o PT, galgassem … Continue lendo »
Notas sobre capitalismo e socialismo (10)

Notas sobre capitalismo e socialismo (10)

Wladimir Pomar – Como vimos antes, a construção socialista resultante de revoluções em países atrasados foi dominada, até meados dos anos 1960, pela teoria do modelo soviético. O socialismo seria construído pela representação política da classe operária no poder de Estado, que planejaria a economia, tanto no sentido macro quanto micro. A propriedade privada sobre … Continue lendo »
Marx, revolução por ela mesma

Marx, revolução por ela mesma

Luís Fazenda – Marx não teve a noção da capacidade da burguesia para resistir e até para avançar. Nós já temos a fita do tempo e a medida das transformações que conhecemos como necessárias. Bem podia Marx dizer que não lhe deviam a ele a descoberta da luta de classes. Não é segredo que vários pensadores … Continue lendo »
Fracasso das políticas capitalistas torna o socialismo um atrativo nos EUA

Fracasso das políticas capitalistas torna o socialismo um atrativo nos EUA

Michael Tomasky – A falta de investimentos em políticas públicas e sociais tem elevado o apelo do socialismo entre jovens americanos. Ultimamente, tenho me preocupado com o estado de espírito dos capitalistas dos Estados Unidos. Todos estes socialistas que estão saindo da escuridão devem deixá-los particularmente agitados. Por isso, escrevo para dar alguns conselhos de … Continue lendo »
Alfabeto para entender a vitória do chavismo na Venezuela

Alfabeto para entender a vitória do chavismo na Venezuela

Autoria: Katu Arkonada O chavismo voltou a ganhar as eleições na Venezuela. São 22 de 24 eleições celebradas no país desde o triunfo do comandante Chávez em 1998, triunfo que inauguro a mudança de época da América Latina. Em um claro exemplo de dissonância cognitiva, uma boa parte da opinião pública internacional, incluindo a esquerda, não … Continue lendo »
As três críticas de Marx

As três críticas de Marx

Esquerda.net – Nem filosofia da história, nem sociologia de classes, nem sistema de economia, o que é então a teoria de Marx? Excertos do livro “Marx, o Intempestivo”, de Daniel Bensaïd. Não se trata de opor um Marx original e autêntico às suas imitações, nem de restabelecer uma verdade há muito confiscada, mas de sacudir … Continue lendo »