‘Evito as redes sociais pela mesma razão que evito as drogas’, diz o criador da realidade virtual

‘Evito as redes sociais pela mesma razão que evito as drogas’, diz o criador da realidade virtual

BBC Brasil – Jaron Lanier é uma das vozes mais respeitadas do mundo tecnológico. Um visionário, ele ajudou a criar nosso futuro digital e cunhou o termo realidade virtual, nos idos dos anos 1980. Além de ser um filósofo da internet, Lanier é um músico clássico, que tem uma coleção de mais de mil instrumentos. … Continue lendo »
“Classe C não usa Facebook para mobilização política, mas a rede motiva o jovem pobre a ler e escrever”

“Classe C não usa Facebook para mobilização política, mas a rede motiva o jovem pobre a ler e escrever”

FLÁVIA MARREIRO – Antropólogo Juliano Spyer retrata em livro como um povoado da Bahia usa e incorpora as redes sociais. Obra faz parte de série de universidade britânica que mergulha no cotidiano digital de nove países. O antropólogo Juliano Spyer mergulhou no cotidiano de um povoado no norte da Bahia por 15 meses. Instalou-se, criou … Continue lendo »
Robôs e ‘trolls’, as armas que Governos usam para envenenar a política nas redes

Robôs e ‘trolls’, as armas que Governos usam para envenenar a política nas redes

JAVIER SALAS – Pelo menos 30 países sofrem a manipulação do debate público por meio de perfis falsos nas redes sociais Durante dias ele monopolizou a atenção no Reino Unido e no resto da Europa. Um texano seguidor de Trump usava uma foto de um atentado em Londres para difundir ódio racista a partir da sua conta no … Continue lendo »
Facebook acha que pode realizar experimentos onde bem entende com quem quer que seja

Facebook acha que pode realizar experimentos onde bem entende com quem quer que seja

Stevan Dojcinovic – Meu país, a Sérvia, se tornou um laboratório involuntário para os experimentos do Facebook em comportamento do usuário, e a organização de jornalismo investigativo independente, sem fins lucrativos, da qual sou editor-chefe é uma dos infelizes camundongos de laboratório. No mês passado, notei que nossas histórias deixaram de aparecer no Facebook como … Continue lendo »
Google e Facebook se preocupam apenas com os próprios interesses

Google e Facebook se preocupam apenas com os próprios interesses

NOAM COHEN – Autor afirma que gigantes digitais como Google e Facebook não merecem o benefício da dúvida em relação às situações comprometedoras nas quais se envolveram. Ele sustenta a necessidade de romper o monopólio dessas empresas, antes que elas consigam controlar —e manipular— todos os setores da sociedade. Há pouco mais de um mês, Mark … Continue lendo »
Haters: os grupos paramilitares virtuais do início do século XXI

Haters: os grupos paramilitares virtuais do início do século XXI

Rodolfo Vianna – A dimensão virtual já é parte constitutiva da vida social de qualquer pessoa. Um perfil em rede social é uma importante ferramenta de lazer, de instrução, profissional etc. Promover e incentivar um “linchamento virtual”, forçando determinada pessoa a excluir de sua vida esta dimensão cada vez mais presente e necessária na contemporaneidade, é … Continue lendo »
Na web, 12 milhões difundem fake news políticas

Na web, 12 milhões difundem fake news políticas

Alexandra Martins – Grupo da USP monitorou 500 páginas de conteúdo distorcido ou falso em junho; para pesquisadores, tema terá protagonismo em 2018. Cerca de 12 milhões de pessoas difundem notícias falsas sobre política no Brasil, de acordo com levantamento do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas para o Acesso à Informação (Gpopai) da Universidade … Continue lendo »
Robôs e ‘big data’: as armas do marketing político para as eleições de 2018

Robôs e ‘big data’: as armas do marketing político para as eleições de 2018

Camilla Veras Mota – Ferramentas que estreiam no Brasil na disputa do próximo ano traçam perfil psicológico dos eleitores a partir das redes sociais “A disputa política por influência digital vem ganhando escala no Brasil desde as eleições de 2014 e já prepara terreno para a batalha do próximo ano. O arsenal virá de empresas como … Continue lendo »
A arte de manipular multidões

A arte de manipular multidões

ÁLEX GRIJELMO – Técnicas para mentir e controlar as opiniões se aperfeiçoaram na era da pós-verdade A era da pós-verdade é na realidade a era do engano e da mentira, mas a novidade associada a esse neologismo consiste na popularização das crenças falsas e na facilidade para fazer com que os boatos prosperem. A mentira dever ter uma … Continue lendo »