A manifestação e a contra-manifestação

A manifestação e a contra-manifestação

Ao que parece, a intenção do governo é mandar um recado com a realização de uma “contra-manifestação”: mostrar que ainda conta com o apoio de parte da sociedade e, numericamente falando, tentar juntar nas ruas mais pessoas do que aquelas que integraram o outro movimento. Enfim, uma queda de braço. Porém, antes mesmo de sua … Continue lendo »
EU + UM + UM + UM +

EU + UM + UM + UM +

ELIANE BRUM – A responsabilidade de cada um na luta contra a destruição do Brasil. Aprendi com o poeta Elio Alves da Silva. Ele era pescador, mas a hidrelétrica de Belo Monte roubou-lhe o rio. Como pesca o pescador sem rio? Poderíamos estender a pergunta. Como pesquisa o estudante sem bolsa? Como ensina o professor sem condições … Continue lendo »
POR UM NOVO PARADIGMA NAS LUTAS DA EDUCAÇÃO

POR UM NOVO PARADIGMA NAS LUTAS DA EDUCAÇÃO

Francisco Oliveira Scaquetti – No próximo dia 15 de Maio (quarta-feira) estão previstas uma série de paralisações e mobilizações da educação pelo Brasil. Estudantes e professores de escolas públicas, universidades estaduais e federais irão as ruas lutar contra o desmonte da educação promovido pelo governo Bolsonaro. Os atos serão encabeçados por aqueles que, historicamente, protagonizam as … Continue lendo »
A lição do feminismo a Eduardo Bolsonaro

A lição do feminismo a Eduardo Bolsonaro

Mariliz Pereira Jorge – A liberdade sexual colocou as mulheres em pé de igualdade quando o assunto é sexo. Ao dizer que alunos do ensino médio não precisam saber nada sobre feminismo, o deputado federal Eduardo Bolsonaro acabou aprendendo uma lição sobre o tema. A liberdade sexual, conquista do movimento que ganhou força na década … Continue lendo »
NA NOVA LEI ANTITERRORISMO, SEUS LIKES PODEM LEVAR VOCÊ PARA A CADEIA

NA NOVA LEI ANTITERRORISMO, SEUS LIKES PODEM LEVAR VOCÊ PARA A CADEIA

Raphael Tsavkko Garcia – O SEU LIKE DESCOMPROMISSADO ou o seu compartilhamento engajado podem lhe render uma pesada pena por apoio ou apologia ao terrorismo se uma mudança na Lei Antiterrorismo for aprovada. O projeto está em debate no Congresso e pode ser aprovado nas próximas semanas. A lei que pode transformar meras curtidas nas redes sociais … Continue lendo »
Eleições Brasileiras: de susto, de bala ou vício

Eleições Brasileiras: de susto, de bala ou vício

Dóris Castro e Ana Araújo – Pouca gente imaginava que a manifestação das mulheres brasileiras no sábado passado fosse tão avassaladora. Meio milhão de pessoas (ou bem mais?) inundaram ruas e cidades de norte a sul do país. Nenhuma cidade importante ficou fora. Por algumas horas o Brasil ficou bonito. Alegre, colorido, inteligente. Com seu incisivo … Continue lendo »
Lições da escassez

Lições da escassez

Frei Betto – A pa­ra­li­sação dos ca­mi­nho­neiros obrigou-nos a en­frentar, sem al­ter­na­tiva, a es­cassez de pro­dutos es­sen­ciais ou ao menos a ameaça de que isso vi­esse a acon­tecer. Du­rante a pa­ra­li­sação não houve di­fe­rença entre ricos e po­bres. Aos pri­meiros também faltou com­bus­tível para se des­lo­carem até onde pu­dessem ad­quirir os pro­dutos de­se­jados. Um abas­tado … Continue lendo »
“Pedidos por intervenção militar são grito de socorro de uma população descrente”

“Pedidos por intervenção militar são grito de socorro de uma população descrente”

FELIPE BETIM e RODOLFO BORGES – A antropóloga e cientista social, que se reuniu com grupos de caminhoneiros em greve, diz que o movimento não é facilmente encaixável e revela uma lógica de redes, não de sindicatos. Ao longo da última semana, a cientista social e antropóloga Rosana Pinheiro-Machado, professora na Universidade Federal de Santa … Continue lendo »