Jesus Cristo nunca existiu

Jesus Cristo nunca existiu

JAN LE BRIS DE KERNE – O mediático e prolífico filósofo francês Michel Onfray publicou um livro imenso que descreve a história da civilização judaico-cristã, desde o seu nascimento até à sua iminente Décadence. Não sabiam? Jesus Cristo nunca existiu. E nunca ninguém nos disse isso. Ou melhor: muitos historiadores, arqueólogos e investigadores até o fizeram, mas os … Continue lendo »
Lefebvre, 1955: crítica e generosidade

Lefebvre, 1955: crítica e generosidade

José Paulo Netto – Numa daquelas olhadas descomprometidas que velhos e contumazes leitores dão a prateleiras da sua biblioteca, duas semanas atrás deparei-me com um pequeno livro editado há quase trinta anos: Lukács 1955/Etre marxiste aujourd’hui (Paris: Aubier-Montaigne, 1986), composto por um texto de Henri Lefebvre (1901-1991) e um ensaio de Patrick Tort. Não revisitei as páginas de … Continue lendo »
Chances de vitória de Bolsonaro são a desistência de um Brasil moderno

Chances de vitória de Bolsonaro são a desistência de um Brasil moderno

Celso Rocha de Barros – Não há um só país desenvolvido no mundo que corresponda à visão que Jair Bolsonaro defende para o Brasil. Os países mais desenvolvidos são justamente os que mais respeitam os direitos humanos, os que mais toleram a diversidade, aqueles em que a polícia e o Exército são mais claramente subordinados ao … Continue lendo »
Victor Hugo: advogado dos miseráveis

Victor Hugo: advogado dos miseráveis

ALBERTO LÓPEZ – Sua vida e obra estão marcadas por seus ideais de liberdade e justiça social, que também defendeu na política Victor Hugo nasceu em 26 fevereiro de 1802 na cidade de Besançon (França). Poeta, dramaturgo e romancista francês, é considerado um dos autores mais importantes da língua francesa e também um político e intelectual muito comprometido e … Continue lendo »
Meirelles, o presidente invisível

Meirelles, o presidente invisível

Samuel Pinheiro Guimarães – Enquanto país se distrai com o futuro de Temer e a “agenda da corrupção”, um homem comanda, em nome da aristocracia financeira e da mídia, as contrarreformas que realmente importam ao Mercadoo 1. Henrique Meirelles, ministro da Fazenda, ex-presidente do Bank of Boston e durante vários anos presidente do Conselho da J … Continue lendo »
Como Foucault e Agamben explicam Bolsonaro

Como Foucault e Agamben explicam Bolsonaro

EDUARDO MIGOWSKI – Sem projeto, sociedade pode escorregar para espiral de medo, ódio e exceção permanente. Certos grupos são vistos como “inimigos” — portanto, privados de qualquer direito. É neste ambiente morboso que rasteja o deputado Jair Bolsonaro tem sido acusado de fascismo. Não faz muito tempo, o músico Júnior comparou-o a Hitler. “Hoje em dia … Continue lendo »
Karl Marx, quem diria, já pode voltar

Karl Marx, quem diria, já pode voltar

Vicenç Navarro – Uma das colunas mais conhecidas da revista semanal The Economist, a Bagehot (que tem como responsável Adrian Wooldridge) publicou, na edição de 13 de maio, um artigo que seria impensável encontrar nas páginas de qualquer revista econômica de orientação igualmente liberal, na Espanha (ou no Brasil). Sob o título “O momento marxista” e o subtítulo “Os trabalhistas têm razão: … Continue lendo »