A permanência de Hannah Arendt

A permanência de Hannah Arendt

MÁRCIO FERRARI – Aos 110 anos de seu nascimento, os fundamentos lançados pela pensadora continuam férteis Passados 110 anos de seu nascimento, completados em 14 de outubro, e 41 anos de sua morte, a pensadora alemã Hannah Arendt adquiriu status de autor clássico e desfruta de consenso em torno da importância de sua obra, segundo … Continue lendo »
A felicidade segundo Zygmunt Bauman

A felicidade segundo Zygmunt Bauman

DCM – O filósofo Zygmunt Bauman, morto no último dia 9 aos 91 anos, falou com Valeria Arnaldi, do jornal italiano Il Messaggero, sobre felicidade. Foi uma de suas últimas entrevistas. A tradução é do Unisinos. Professor Bauman, o que significa hoje “felicidade”? A declaração de independência americana proclamou, entre os direitos invioláveis do ser humano, a sua … Continue lendo »
“O Papa Francisco é um dos nossos”

“O Papa Francisco é um dos nossos”

Joachim Frank – Nos anos 1980 Leonardo Boff, enquanto principal representante da teologia da libertação e em função da sua crítica à igreja oficial, entrou em conflito com o Vaticano e seu principal guardião da fé Joseph Ratzinger. Depois de, por duas vezes, o proibirem de publicar, deixou a ordem em 1992 e renunciou ao sacerdócio. … Continue lendo »