Alucinações circulatórias da moeda e do capital fechando o ciclo

Alucinações circulatórias da moeda e do capital fechando o ciclo

José Martins – Marx lembrava com satisfação, na Introdução à Crítica da Economia Política, a inspiradíssima frase de lorde Gladstone – o mais poderoso político e primeiro-ministro inglês da imperialista era vitoriana: “… nem mesmo o amor levou tanta gente à loucura como as cogitações sobre a essência da moeda…” Acontece que, na última semana, mais de … Continue lendo »
Protestos no Chile têm origem na privatização de serviços, diz especialista

Protestos no Chile têm origem na privatização de serviços, diz especialista

Leonardo Sakamoto – “Os manifestantes veem que seus pais e avós recebem aposentadorias de miséria, 80% delas abaixo do salário mínimo e 44% da linha de pobreza. Percebem que, dessa forma, não há capacidade de sobreviver dignamente.” De acordo com  Andras Uthoff, professor da Faculdade de Economia e Negócios da Universidade do Chile e doutor … Continue lendo »
O odor da fúria

O odor da fúria

Jamil Chade – Incêndios em Santiago, Quito, Barcelona ou Paris. Milhares de pessoas tomando as ruas de Londres, Bagdad, o centro de Argel ou as praças de Hong Kong. Visualmente, os manifestantes não se parecem. Uns são brancos de olhos azuis. Outros, indígenas, árabes ou asiáticos. Mas em castelhano, em inglês, em árabe ou em … Continue lendo »
Neoliberalismo: genocídio de almas

Neoliberalismo: genocídio de almas

Marcio Sotelo Felippe – Em 1947, uma aprazível localidade suíça, Mont Pelerin, abrigou uma reunião que afetou profundamente o rumo do nosso tempo. Somos todos hoje, de um ou de outro modo, prisioneiros de Mont Pelerin. Ali se iniciou a brutal trajetória do neoliberalismo. O encontro foi organizado pelo economista austríaco Friedrich Hayek, que poucos … Continue lendo »
Banco Mundial, parceiro de maldades de Bolsonaro

Banco Mundial, parceiro de maldades de Bolsonaro

Paulo Kliass – Prestes a anunciar “Reforma” Administrativa, que pode liquidar serviço público, governo usa velha tática: para chancelar medidas impopulares, encomenda “estudo” de instituição ultraliberal. Entidades já organizam resistência a desmonte. Vira e mexe o roteiro surrado e desgastado reaparece nas cenas da Esplanada brasiliense. Em geral, o movimento tem início quando algum governo impopular … Continue lendo »
A relação entre o teto de gastos e o esquema de “securitização”

A relação entre o teto de gastos e o esquema de “securitização”

Você conhece a relação entre o teto de gastos aprovado em 2016 e o GRAVE esquema da “securitização de créditos” proposta no PLP 459/2017, em pauta HOJE na Câmara? Sabia que uma das poucas exceções colocadas no texto da então PEC 241, a “PEC da morte” era justamente o financiamento das “Empresas Estatais Não-Dependentes”, precisamente … Continue lendo »
Face autoritária do neoliberalismo

Face autoritária do neoliberalismo

Frei Betto – Por pa­ra­doxal que pa­reça, a lei se tornou fer­ra­menta do ne­o­li­be­ra­lismo para en­fra­quecer a de­mo­cracia. O Es­tado de Di­reito vem sendo de­mo­lido por dentro, de modo a servir apenas aos in­te­resses da elite. O tão es­pe­rado abalo do ne­o­li­be­ra­lismo, a partir da crise fi­nan­ceira de 2008, não ocorreu. Ao con­trário, ele se … Continue lendo »
Uma recessão global na indústria

Uma recessão global na indústria

Michael Roberts – Entramos em outubro e a recessão global já está conosco na indústria. Os índices de atividade industrial do PMI para a maioria das principais economias estão abaixo de 50, o limite para expansão ou contração. Essas são apenas pesquisas de gerentes corporativos que perguntam sobre produção, vendas, emprego etc. Mas os PMIs … Continue lendo »