Neoliberalismo: genocídio de almas

Neoliberalismo: genocídio de almas

Marcio Sotelo Felippe – Em 1947, uma aprazível localidade suíça, Mont Pelerin, abrigou uma reunião que afetou profundamente o rumo do nosso tempo. Somos todos hoje, de um ou de outro modo, prisioneiros de Mont Pelerin. Ali se iniciou a brutal trajetória do neoliberalismo. O encontro foi organizado pelo economista austríaco Friedrich Hayek, que poucos … Continue lendo »
Banco Mundial, parceiro de maldades de Bolsonaro

Banco Mundial, parceiro de maldades de Bolsonaro

Paulo Kliass – Prestes a anunciar “Reforma” Administrativa, que pode liquidar serviço público, governo usa velha tática: para chancelar medidas impopulares, encomenda “estudo” de instituição ultraliberal. Entidades já organizam resistência a desmonte. Vira e mexe o roteiro surrado e desgastado reaparece nas cenas da Esplanada brasiliense. Em geral, o movimento tem início quando algum governo impopular … Continue lendo »
A relação entre o teto de gastos e o esquema de “securitização”

A relação entre o teto de gastos e o esquema de “securitização”

Você conhece a relação entre o teto de gastos aprovado em 2016 e o GRAVE esquema da “securitização de créditos” proposta no PLP 459/2017, em pauta HOJE na Câmara? Sabia que uma das poucas exceções colocadas no texto da então PEC 241, a “PEC da morte” era justamente o financiamento das “Empresas Estatais Não-Dependentes”, precisamente … Continue lendo »
Face autoritária do neoliberalismo

Face autoritária do neoliberalismo

Frei Betto – Por pa­ra­doxal que pa­reça, a lei se tornou fer­ra­menta do ne­o­li­be­ra­lismo para en­fra­quecer a de­mo­cracia. O Es­tado de Di­reito vem sendo de­mo­lido por dentro, de modo a servir apenas aos in­te­resses da elite. O tão es­pe­rado abalo do ne­o­li­be­ra­lismo, a partir da crise fi­nan­ceira de 2008, não ocorreu. Ao con­trário, ele se … Continue lendo »
Uma recessão global na indústria

Uma recessão global na indústria

Michael Roberts – Entramos em outubro e a recessão global já está conosco na indústria. Os índices de atividade industrial do PMI para a maioria das principais economias estão abaixo de 50, o limite para expansão ou contração. Essas são apenas pesquisas de gerentes corporativos que perguntam sobre produção, vendas, emprego etc. Mas os PMIs … Continue lendo »
Cronicamente Inviável

Cronicamente Inviável

José Martins – Como a pequenina cidade de Bacurau, no sertão de Pernambuco, a indústria de manufaturas do Brasil está marcada para morrer. Para sumir do mapa. Inevitavelmente. E a totalidade da economia nacional seguirá naturalmente essa fatalidade. Os recentes desdobramentos políticos e sociais protagonizados pelo atual governo burguês instalado em Brasília já refletem nas … Continue lendo »
Ainda as teorias neoliberais

Ainda as teorias neoliberais

Wladimir Pomar – Os teó­ricos das re­formas ne­o­li­be­rais também pregam con­fusão quando afirmam que no Brasil existe um baixo con­senso so­cial, ali­men­tador de um am­bi­ente an­tir­re­forma, ca­rac­te­ri­zado por uma com­bi­nação de po­pu­lismo, con­flito dis­tri­bu­tivo em torno das rendas in­ter­me­di­adas pelo Es­tado, pa­ga­mentos a po­lí­ticos e pro­te­ci­o­nismo co­mer­cial e re­gu­la­tório. Na ver­dade, em­bru­lham as coisas. Os … Continue lendo »
Para seguir Outra Economia que nasce

Para seguir Outra Economia que nasce

Felipe Calabrez – A verdade de Paulo Guedes está morta. Do Green New Deal e da Modern Monetary Theory, às heresias de André Lara Rezende, há inquietude e renovação nas ciências econômicas. Nossa nova coluna ajudará a acompanhá-las. Há algo de profundamente místico por trás da palavra economia toda vez em que é empregada nos noticiários. … Continue lendo »
‘Todos pela Educação’? Ou ‘pelo Mercado’?

‘Todos pela Educação’? Ou ‘pelo Mercado’?

JOSÉ MARCELINO DE REZENDE PINTO – ‘É preciso tornar o Fundeb um fundo permanente, capaz de viabilizar uma educação básica pública de qualidade a todos os brasileiros’. Não deixa de surpreender a reação da Sra. Priscila Cruz, presidente executiva do Todos pela Educação (TPE) no artigo: ‘Não podemos constitucionalizar a ineficiência na educação’, publicado na … Continue lendo »