Água dura em pedra mole

Água dura em pedra mole

Laura Carvalho – Diante da escalada das tensões comerciais entre Estados Unidos e China e dos impactos da reversão dos fluxos globais de capitais sobre as economias emergentes, o relatório da OCDE divulgado nesta quarta-feira (21) reduziu as expectativas de crescimento para a economia mundial de 3,7% para 3,5% em 2019. Após a queda brusca no preço de ações … Continue lendo »
Neoliberalismo, distopias e Bolsonaro

Neoliberalismo, distopias e Bolsonaro

Leda Paulani – Lógicas neoliberais. Despolitização e valores individualistas. Perseguição judicial e erros do PT. Combinados, estes ingredientes produziram a tempestade perfeita e o desastre. A eleição de Jair Bolsonaro para a presidência da república do Brasil deixa o mundo estarrecido. Seu estilo autoritário e agressivo, sua apologia à tortura, suas continuadas ofensas a determinados … Continue lendo »
Militarismo com neoliberalismo, tragédia para a economia

Militarismo com neoliberalismo, tragédia para a economia

Pedro Rossi – Diferentemente de Temer, que abraçou por inteiro a agenda do mercado financeiro, Bolsonaro se lançaria em estratégia militarista para oferecer resultados em segurança pública e combate à corrupção, o que não combina com Estado mínimo. A contradição é receita para o desastre. A leitura do programa econômico do Bolsonaro aponta para dois … Continue lendo »
Fala, Paulo Guedes

Fala, Paulo Guedes

Paulo Kliass – O fato pouco mencionado até agora é que a pauta econômica de Paulo Guedes é muito conservadora. A contradição vem dessa necessidade que Bolsonaro sentiu de ser mais bem aceito pela elite, em uma tentativa de deixar para trás a sua eterna imagem de alguém tosco e nojento. Passada a longa agonia … Continue lendo »
Bancos, spreads e impostos

Bancos, spreads e impostos

Ricardo Carneiro – No Brasil, ao contrário do que dizem as teses ortodoxas e os arautos do mercado financeiro, a tributação, combinada com o estímulo à concorrência, pode ser instrumento relevante para induzir a redução dos spreads e barateamento do crédito. Uma proposta do programa de Governo do PT, apresentada recentemente, de baixar os spreads dos … Continue lendo »
A educação básica na mira das grandes corporações

A educação básica na mira das grandes corporações

Ricardo Alvarez – A história da educação pública e de massa no Brasil ganha impulso com as demandas impostas pela urbanização e industrialização iniciadas com Vargas e impulsionadas com JK. O Estado é o elemento chave neste processo fomentando, ao mesmo tempo, uma nova estrutura produtiva e o devido suporte na qualificação dos trabalhadores. O … Continue lendo »
Milhares de universitários nos EUA passam fome e não têm onde dormir, revela pesquisa

Milhares de universitários nos EUA passam fome e não têm onde dormir, revela pesquisa

BBC News – Quando Supraja Sridhar estava estudando na universidade de Alabama-Birmingham, ele se deparou com um problema que nunca poderia imaginar: uma de suas colegas estava passando fome. “Ela tinha três empregos, mas enfrentava muitas dificuldades para se sustentar. Não tinha os alimentos de que precisava”, lamenta a jovem em conversa com a BBC. … Continue lendo »