UberCapitalismo: a contrarrevolução do século 21

UberCapitalismo: a contrarrevolução do século 21

RICARDO ABRAMOVAY – Como um punhado de megacorporações ameça colonizar a internet, arrasar o projeto de uma rede não-mercantil e realizar a distopia da precarização permanente A explosão da cultura digital durante o século XXI revigorou os mais importantes ideais emancipatórios, combalidos pela queda do muro de Berlim. As pessoas e as comunidades passariam a dispor dos meios … Continue lendo »
SOB APLAUSOS DO MERCADO FINANCEIRO, EMPRESÁRIOS JÁ LUCRAM COM REFORMA DO ENSINO MÉDIO

SOB APLAUSOS DO MERCADO FINANCEIRO, EMPRESÁRIOS JÁ LUCRAM COM REFORMA DO ENSINO MÉDIO

Helena Borges – O presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, foi convidado pela rádio CBN, em setembro, a dar uma entrevista para comentar como os investidores estrangeiros estão otimistas sobre o futuro da economia brasileira. Ele contou que esteve em Nova York e que, “apesar da nossa incerteza doméstica, eles têm demonstrado muita confiança no nosso desempenho recente”. Eis como … Continue lendo »
A favela não é um zoológico

A favela não é um zoológico

JUAN ARIAS – Ninguém pode transformar favelas em zoológicos aos quais se vai para ver “como são os pobres” Muitos europeus que chegam ao Rio sentem uma espécie de atração fatal pela miséria. Uma vez um amigo espanhol me disse: “Tenho uma curiosidade especial em saber como são os pobres das favelas”. Para a da Rocinha, ocupada … Continue lendo »
A Universidade pública, de qualidade e gratuita é viável?

A Universidade pública, de qualidade e gratuita é viável?

Otaviano Helene – O ataque sis­te­má­tico à uni­ver­si­dade pú­blica no Brasil, a fim de abrir es­paço ao setor pri­vado, fez com que nosso país se tor­nasse um da­queles com as mai­ores pro­por­ções de ma­trí­culas no setor pri­vado em todo o mundo. Apesar da (falsa) jus­ti­fi­ca­tiva para a pri­va­ti­zação ser a ne­ces­si­dade de apelar para que o … Continue lendo »
A crise da educação no Brasil não é uma crise; é projeto

A crise da educação no Brasil não é uma crise; é projeto

Roberto Amaral — Cortes deliberados em ciência, tecnologia e educação são parte do plano antinacional de inviabilização do futuro do Brasil Todas as universidades federais estão crise, e estaduais como a UERJ não têm mais condições de funcionamento normal. A frase de Darcy Ribeiro que titula este artigo sintetiza o governo que nos assola desde o … Continue lendo »
Leilão da ANP atrai mais estrangeiras

Leilão da ANP atrai mais estrangeiras

André Ramalho – Seis petroleiras estrangeiras estão buscando oportunidades para entrar no mercado brasileiro este ano, a partir da 14ª Rodada de blocos exploratórios, em setembro. A lista inclui desde gigantes do setor, como a Petronas, da Malásia, a produtores independentes de menor porte, como indiana Capricorn e a americana Murphy Oil. Chama a atenção … Continue lendo »
A ÁGUA BRASILEIRA CORRE PARA AS MULTINACIONAIS

A ÁGUA BRASILEIRA CORRE PARA AS MULTINACIONAIS

Flávio José Rocha da Silva – A história do Brasil, não é novidade, foi forjada por uma sucessão de saques contra as nossas riquezas naturais. A lista é longa: pau-brasil, açúcar, ouro, diamantes, algodão, café, ferro, borracha, nióbio, sal, mogno, petróleo, etc. Como o que está ruim pode piorar, como diria um pessimista empedernido, eis que … Continue lendo »
O desmonte da universidade pública e branqueamento cultural: outra estratégia do genocídio

O desmonte da universidade pública e branqueamento cultural: outra estratégia do genocídio

Andréia Moassab, Marcos de Jesus e Vico Melo – O branqueamento cultural como complemento do genocídio é um ponto de partida interessante para compreender os ataques ao direito à educação materializados pela operação de desmonte das universidades públicas estaduais e federais em curso e cujas consequências já são sentidas com maior intensidade pelos setores mais excluídos … Continue lendo »
O dinheiro do Estado tem que ir para o ensino público, diz professor da UFMG

O dinheiro do Estado tem que ir para o ensino público, diz professor da UFMG

Rafaella Dotta, Vera Lima e Solange Bastos – Luciano Mendes avalia que cortes de verba estão destruindo décadas de trabalho da educação brasileira “Universitários da escola pública têm rendimento igual ou superior aos que vem da escola particular” Escolas e universidades passam por corte drástico de verbas que ameaça o pagamento de professores e a manutenção … Continue lendo »