O legado sinistro de George H. W. Bush: crimes de guerra, racismo e obstrução da Justiça

O legado sinistro de George H. W. Bush: crimes de guerra, racismo e obstrução da Justiça

Mehdi Hasan – O presidente George H.W. Bush discursa em rede nacional no Salão Oval, no dia 16 de janeiro de 1991, depois da deflagração da Operação Tempestade no Deserto contra o Iraque. As homenagens ao ex-presidente americano George H. W. Bush, que faleceu na última sexta-feira aos 94 anos, têm vindo de todos os lados … Continue lendo »
O salário do medo (e do armagedom)

O salário do medo (e do armagedom)

José Martins – A evolução dos salários mundiais no decorrer dos ciclos econômicos mais recentes mostra melhor a natureza depredadora da economia do imperialismo. Não como um mero problema de desigualdade de rendimentos, como é costumeiramente salientado pelos reformadores sociais de direita ou de esquerda – mas como uma questão de crescente exploração das diferentes … Continue lendo »
As mentiras do Financial Times

As mentiras do Financial Times

James Petras – É cada vez mais claro o papel e a participação dos grandes media nas ofensivas do imperialismo. Associam à anterior função de veículos e sistematizadores no plano ideológico um novo papel de propaganda e de distorção informativa. O caso do Financial Times é mais complexo: trata-se também de ocultar as desastrosas consequências … Continue lendo »
O Império voltado para seu umbigo

O Império voltado para seu umbigo

Luiz Eça – O Tri­bunal Penal In­ter­na­ci­onal (TPI) foi criado para julgar in­di­ví­duos acu­sados dos mais graves crimes in­ter­na­ci­o­nais: ge­no­cídio, crimes de guerra, crimes contra a hu­ma­ni­dade e também os cha­mados crimes de agressão, aqueles co­me­tidos por pes­soas ou grupos que, tendo o con­trole das forças ar­madas de uma nação, pla­nejam e/ou pro­movem um ataque … Continue lendo »
O próximo imperialismo

O próximo imperialismo

Raúl Zibechi – Antes do final deste século a China será o novo poder hegemônico, superando os Estados Unidos como líder do mundo, e a única dúvida é se haverá guerra nuclear durante o processo. Parece curioso que boa parte da esquerda do mundo observe com simpatia ou neutralidade esta ascensão que tende a transformar … Continue lendo »
Israel e apartheid

Israel e apartheid

Luiz Eça – Cabe ao pre­si­dium, for­mado pelo pre­si­dente e os vice-pre­si­dentes do Knesset (par­la­mento de Is­rael), de­ter­minar a agenda dessa câ­mara le­gis­la­tiva. Em 4 de junho, o Pre­si­dium in­formou ter des­qua­li­fi­cado pro­posta de lei que, de­fi­nindo “Is­rael como um Es­tado de todos os seus ha­bi­tantes”, pre­tendia: “in­tro­duzir na lei cons­ti­tu­ci­onal o prin­cípio de igual­dade na … Continue lendo »
A centralidade do petróleo no golpe de 2016

A centralidade do petróleo no golpe de 2016

José Álvaro de Lima Cardoso – Washington têm necessidade dramática de fontes de energia baratas e vê como inadmissível um país com imensas reservas aliado à China e Rússia, no contexto dos BRICS. Quem não entender que o petróleo está no centro do processo golpista em operação no Brasil terá dificuldade de compreender a conjuntura econômica … Continue lendo »
O OVO DA SERPENTE

O OVO DA SERPENTE

Autoria: Breno Altman Os violentos ataques militares de Israel contra civis palestinos, na cerca divisória da Faixa de Gaza, com dezenas de mortos e centenas de feridos, em manifestações pacíficas, são apenas o retrato mais recente de um processo nefasto desde o seu nascedouro. O sionismo, fonte ideológica do Estado de Israel, forjado por Theodore Herzl … Continue lendo »