‘Vivemos uma situação ditatorial’, afirma Belluzzo

‘Vivemos uma situação ditatorial’, afirma Belluzzo

MANUEL ALVES FILHO – Segundo economista, medidas do governo Temer, que classifica como ilegítimo, contrariam aspirações da população. O economista Luis Gonzaga Belluzzo, professor aposentado da Unicamp, não tem dúvida de que o Brasil vive atualmente uma situação ditatorial. Segundo ele, um exemplo do autoritarismo exercido pelo governo Temer, que ele classifica como “ilegítimo”, é … Continue lendo »
Como combater e não combater o terrorismo

Como combater e não combater o terrorismo

Luiz Eça – Num dos seus úl­timos dis­cursos na cam­panha elei­toral in­glesa, a pri­meiro-mi­nistro The­resa May disse que leis de di­reito hu­manos po­de­riam, even­tu­al­mente, atra­pa­lhar o com­bate ao ter­ro­rismo. Nesse caso, May pon­ti­ficou, mu­da­remos essas leis. É uma de­cla­ração digna de um Saddam Hus­sein, um Pi­no­chet ou mesmo do ma­re­chal Sissi, do Egito, para quem … Continue lendo »
Jessé Souza: “A classe média é feita de imbecil pela elite”

Jessé Souza: “A classe média é feita de imbecil pela elite”

Sergio Lirio — Os extratos médios, diz o sociólogo, defendem de forma acrítica os interesses dos donos do poder e perpetuam uma sociedade cruel forjada na escravidão Em agosto, o sociólogo Jessé Souza lança novo livro, A Elite do Atraso – da Escravidão à Lava Jato. De certa forma, a obra compõe uma trilogia, ao lado de A Tolice da Inteligência … Continue lendo »
A exaustão da Nova República

A exaustão da Nova República

Plínio de Arruda Sampaio Jr – Para as classes subalternas, a deficiência da Nova República manifesta-se no caráter impermeável do Estado brasileiro às demandas democratizantes da população. A convicção de que “todos os políticos são iguais” decorre da constatação prática de que, no final das contas, os imperativos do capital sempre acabam prevalecendo. Para as classes … Continue lendo »
“O Estado Islâmico é hoje uma fera encurralada”

“O Estado Islâmico é hoje uma fera encurralada”

Correio da Cidadania – Em en­tre­vista ao site do Par­tido An­ti­ca­pi­ta­lista francês, o in­te­lec­tual e es­critor li­banês Gil­bert Achcar ana­lisa o re­cente iso­la­mento do Catar no bloco das mo­nar­quias do golfo e afirma que o Es­tado Is­lâ­mico não tem mais como re­a­lizar seu pro­jeto. Como ex­plica a rup­tura da Arábia Sau­dita e seus ali­ados, em … Continue lendo »
Como assim, escola sem ideologia?

Como assim, escola sem ideologia?

Marcelo Rubens Paiva – A escola sem um professor de história de esquerda é como uma escola sem pátio, sem recreio, sem livros, sem lanchonete, sem ideias. É como um professor de educação física sem uma quadra de esportes, ou uma quadra sem redes, ou crianças sem bola. O professor de história tem que ser … Continue lendo »
“Marxismo cultural”, fantasma da direita tacanha

“Marxismo cultural”, fantasma da direita tacanha

Após a Guerra Fria, intelectuais norte-americanos passaram a ver em Gramsci, Lukacs e Marcuse os devassadores da família ocidental. Alguns brasileiros copiaram esta crença Jason Wilson – O que o colunista australiano Nick Cater, o grupo de ódio de videogame #Gamergate, o assassino em massa norueguês Anders Breivik e indivíduos aleatórios no YouTube têm em comum? Além … Continue lendo »
O totalitarismo primitivo da Escola Sem Partido

O totalitarismo primitivo da Escola Sem Partido

Cynara Menezes – Delação de professores. Interrogatórios. Caça às bruxas. Imposição de “verdades” oficiais nos EUA, durante período macarthista, revela os riscos que Brasil agora corre Há uma história pouco contada dentro da histeria anticomunista que tomou conta dos Estados Unidos entre 1947 e 1956, a chamada “caça às bruxas” ou macarthismo: a perseguição, pelo senador Joseph … Continue lendo »