Os primeiros disparos da segunda Guerra Fria

Os primeiros disparos da segunda Guerra Fria

Luiz Eça – “Amé­rica pri­meiro não pode sig­ni­ficar que os in­te­resses da Eu­ropa ve­nham em úl­timo”. Assim disse Jean-Claude Juncker, pre­si­dente da Co­missão Eu­ro­peia, sobre lei que, apro­vada pela Câ­mara dos Re­pre­sen­tantes, de­pendia ainda da apro­vação do Se­nado e do pre­si­dente Trump. Ele es­tava en­ga­nado. A lei, que pune a Rússia (além do Irã e … Continue lendo »
Dr. Strangelove e a caça aos comunistas

Dr. Strangelove e a caça aos comunistas

Marco Aurélio Ribeiro – Os personagens do filme de Stanley Kubrick parecem ter reencarnado no Brasil atual Acabo de rever “Dr. Strangelove”,  de Stanley Kubrick. O ácido filme discorre sobre a guerra fria e o fim da humanidade diante da Terceira Guerra mundial. Faz uso de diálogos, atuações e cenas repletas de ironia e sarcasmo, beirando … Continue lendo »
Como a Volkswagen cooperou com a ditadura brasileira

Como a Volkswagen cooperou com a ditadura brasileira

Deutsche Welle — Imprensa alemã obtém acesso exclusivo à investigação sobre o envolvimento da montadora com o regime. Cooperação era maior do que se pensava Uma força-tarefa investigativa formada pelo jornal Süddeutsche Zeitung e as emissoras estatais NDR e SWR obteve acesso exclusivo à investigação externa, ordenada pela própria Volkswagen, sobre o papel de sua filial brasileira na ditadura militar (1964-1985). Segundo reportagens publicadas no … Continue lendo »