Religião, violência e loucura no Brasil

Religião, violência e loucura no Brasil

José Luís Fiori – “A palavra ‘bolsonarismo’ é usada em todo o mundo, como sinônimo de violência irracional e destruição psicopática” Em artigo, o cientista político José Luíz Fiori aponta que “o ‘bolsonarismo’ está fazendo com que as pessoas reflitam, no Brasil e no mundo” Na segunda década do século 16, o humanista cristão Erasmo … Continue lendo »
Apocalipse Now

Apocalipse Now

Boletim Ponto – Enquanto corta recursos, Bolsonaro não consegue fazer o governo funcionar. A economia brasileira quebrou, o Estado está paralisado. Enquanto isso, o governo vê os seus dois principais pilares de sustentação – loucos de pedra e fardados – se digladiarem em público. Debatemos estes temas nesta edição, mas também os riscos políticos, além de … Continue lendo »
O QUE SIGNIFICA BOLSONARO NO PODER?

O QUE SIGNIFICA BOLSONARO NO PODER?

Jessé Souza -A eleição de Jair Bolsonaro foi um protesto da população brasileira. Um protesto financiado e produzido pela elite colonizada e sua imprensa venal, mas, ainda assim, um “protesto”. Uma sociedade empobrecida – cheia de desempregados, de miseráveis e violência endêmica, cujas causas, segundo a elite e a grande imprensa que a mantém, é … Continue lendo »
O que os olavistas querem do Ministério da Educação

O que os olavistas querem do Ministério da Educação

Ethel Rudnitzki – A Pública analisou mais de 2.200 tuítes de 54 simpatizantes de Olavo de Carvalho para entender como buscam influenciar a agenda da educação no governo Bolsonaro. “Escola, no Brasil, tem servido somente para fornecer diariamente alimento e abrigo a crianças de famílias pobres ou miseráveis que, infelizmente, não podem dar a elas … Continue lendo »
Deus vult: uma velha expressão na boca da extrema direita

Deus vult: uma velha expressão na boca da extrema direita

Ethel Rudnitzki e Rafael Oliveira – Historiador Paulo Pachá explica conceitos ligados às Cruzadas que contagiaram bolsonaristas. “Deus vult”, expressão do latim que em português significa “Deus quer”, vem estampando camisetas, textos, tatuagens e tweets da extrema direita mundial desde que Donald Trump resolveu se lançar candidato à presidência dos EUA, em 2016. O termo, que data do início do milênio passado (1095), faz … Continue lendo »
Os trabalhadores – Bolsonaro, 100 dias

Os trabalhadores – Bolsonaro, 100 dias

Adriano Duarte – O Ministério do Trabalho resistiu durante dois regimes autoritários (1937-1945 e 1964-1985) e dois processos de redemocratização (1945-1947 e 1985-1988), com modificações. Agora segmentado e incorporado a outras pastas, indica a vitória do projeto neoliberal: “O mercado acima de tudo, os indivíduos acima do todo” O Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio … Continue lendo »
A mediocridade autoritária como política de governo

A mediocridade autoritária como política de governo

Denise Carreira e Roberto Catelli – Para especialistas, os 100 dias de governo é marcado por afronta aos marcos de direitos humanos, desprezo pela ciência e ataque explícito às universidades brasileiras. Não é tarefa fácil avaliar os primeiros cem dias do governo de Jair Bolsonaro no campo da educação. A dificuldade, entretanto, não se relaciona com … Continue lendo »
A Política Externa Brasileira

A Política Externa Brasileira

Samuel Pinheiro Guimarães – Ex-ministro de Assuntos Estratégicos analisa a postura adotada por Bolsonaro nos cem primeiros dias de governo “Quando alguns me criticam, falam sobre capacidade. A Bíblia diz que Deus não escolhe os capacitados. Capacita os escolhidos”. Jair Bolsonaro, 02/04/2019, em Jerusalém. “Formei um ministério nunca visto na história do Brasil”. Jair Bolsonaro, 02/04/2019, … Continue lendo »