Brasil vive um clima de pré-nazismo enquanto a oposição emudece

Brasil vive um clima de pré-nazismo enquanto a oposição emudece

JUAN ARIAS – O silêncio dos que deveriam defender a democracia pode acabar deixando o caminho aberto aos autoritários, que se sentem ainda mais fortes diante de tais silêncios. O Brasil está vivendo, segundo analistas nacionais e internacionais, um clima político de pré-nazismo, enquanto a oposição progressista e democrática brasileira parece muda. Somente nos últimos … Continue lendo »
Intimidade em tempos de crise

Intimidade em tempos de crise

Luiza Queiroz – Enquanto o liberalismo reconhece que o sofrimento atrapalha a produção, o neoliberalismo descobriu nele uma força indutora de mais-valia. Depois de mergulhar pelas profundezas de sentires cada vez mais líquidos em Reinvenção da intimidade – políticas do sofrimento cotidiano(2017), o psicanalista e professor-titular de Psicologia Clínica da USP, Christian Dunker, agora investiga o … Continue lendo »
Proteção ao trabalhador vira “entrave burocrático” só em país que dá errado

Proteção ao trabalhador vira “entrave burocrático” só em país que dá errado

Leonardo Sakamoto – Garantias de que trabalhadores não terão saúde, segurança e dignidade violadas ao prestarem serviço a um empregador não deveriam ser vistas como “burocracias” ou “entraves ao crescimento” em qualquer sociedade minimamente civilizada. Por isso, a utilização desses argumentos ad nauseamdurante o trâmite da Medida Provisória da “Liberdade Econômica” (que teve seu texto principal … Continue lendo »
Doente de Brasil

Doente de Brasil

ELIANE BRUM – Como resistir ao adoecimento num país (des)controlado pelo perverso da autoverdade Jair Bolsonaro é um perverso. Não um louco, nomeação injusta (e preconceituosa) com os efetivamente loucos, grande parte deles incapaz de produzir mal a um outro. O presidente do Brasil é perverso, um tipo de gente que só mantém os dentes (temporariamente, … Continue lendo »
Seis meses depois, o que sobrou da promessa de fazer ‘nova política’?

Seis meses depois, o que sobrou da promessa de fazer ‘nova política’?

VICTOR OHANA – Não existe essa premissa de velha e nova política. A premissa é falsa. O que existe é política’, diz analista. Muito antes de se tornar candidato a presidente, Jair Bolsonaro (PSL) já evocava sua estratégia discursiva sobre uma nova forma de fazer política. “Toda a imprensa pergunta para mim: como você vai … Continue lendo »
Arquitetura da destruição

Arquitetura da destruição

Ana Araújo e José Martins – Aumenta a ingovernabilidade. E a conjuntura política ferve. Nesta semana, com bem mais desenvoltura, as classes dominantes brasileiras e seu atual governo jogaram mais fichas em uma radicalização política e engessamento das instituições. O presidente da República, Jair Messias Boçalnaro, e seu ministro da justiça, Sérgio Moro, são os … Continue lendo »
Apesar de proibido, BNDES emprestou mais de R$ 60 milhões à Taurus

Apesar de proibido, BNDES emprestou mais de R$ 60 milhões à Taurus

Bruno Fonseca – Foi em 9 de agosto de 2013, na sede social localizada na Vila Ipiranga, em Porto Alegre, que os membros do conselho de administração da Taurus bateram o martelo — estava decidido que, sim, tomariam um empréstimo milionário ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Segundo a proposta, acordada pelos … Continue lendo »
A nova Amazônia

A nova Amazônia

Philipp Lichterbeck – A Bacia Amazônica está sendo transformada numa região econômica em agressiva expansão. Após uma viagem pela Amazônia, fica claro: o ponto de ruptura está perto, e o Brasil vai perder o seu maior tesouro, diz colunista. Estou sentado em um pequeno avião monomotor sobrevoando a Floresta Amazônica. O voo partiu de Jacareacanga, no … Continue lendo »