Democracia liberal está sendo corroída, afirma cientista político

Democracia liberal está sendo corroída, afirma cientista político

Marco Rodrigo Almeida – Em entrevista, o cientista político Yascha Mounk afirma que a ligação entre democracia e liberalismo vem sofrendo processo de corrosão, provocado em parte por setores que buscam justamente uma democratização mais multiétnica e igualitária. Após a derrocada da União Soviética, a democracia liberal parecia destinada a um triunfo absoluto. Na ausência de … Continue lendo »
2019 NÃO VIROU 1961

2019 NÃO VIROU 1961

JOSÉ ROBERTO DE TOLEDO – Ruas mostram ruim/péssimo maior que ótimo/bom, mas Bolsonaro tem militância que faltou a Dilma e a Collor; segue o impasse Não foi um fracasso total. Diferentemente de quando o presidente Fernando Collor conclamou a população em 1992, muita gente de verde e amarelo aproveitou o domingo de sol e foi … Continue lendo »
Entenda as armas bolsonaristas na guerra às universidades

Entenda as armas bolsonaristas na guerra às universidades

ANDRÉ BARROCAL -O arsenal de Bolsonaro contra a rede pública federal abre espaço aos negócios privados. Jair Bolsonaro pretende viajar aos Estados Unidos nos próximos dias. Quando foi pela primeira vez como presidente, em março, participou de um jantar e comentou: “O Brasil não é um terreno aberto onde nós pretendemos construir coisas para o … Continue lendo »
A manifestação e a contra-manifestação

A manifestação e a contra-manifestação

Ao que parece, a intenção do governo é mandar um recado com a realização de uma “contra-manifestação”: mostrar que ainda conta com o apoio de parte da sociedade e, numericamente falando, tentar juntar nas ruas mais pessoas do que aquelas que integraram o outro movimento. Enfim, uma queda de braço. Porém, antes mesmo de sua … Continue lendo »
Escalada contra a democracia

Escalada contra a democracia

Frei Betto – Não faço parte do time das pi­to­nisas. Pre­firo guardar o pes­si­mismo para dias me­lhores. Con­tudo, pre­vejo tempos di­fí­ceis para o Brasil, a menos que a nossa in­dig­nação se trans­forme em mo­bi­li­zação. Pelo andar da car­ru­agem, nossa frágil de­mo­cracia se en­contra ame­a­çada, e nossa li­ber­dade de ex­pressão, amor­da­çada. Os si­nais não são pro­mis­sores. … Continue lendo »
Religião, violência e loucura no Brasil

Religião, violência e loucura no Brasil

José Luís Fiori – “A palavra ‘bolsonarismo’ é usada em todo o mundo, como sinônimo de violência irracional e destruição psicopática” Em artigo, o cientista político José Luíz Fiori aponta que “o ‘bolsonarismo’ está fazendo com que as pessoas reflitam, no Brasil e no mundo” Na segunda década do século 16, o humanista cristão Erasmo … Continue lendo »
Apocalipse Now

Apocalipse Now

Boletim Ponto – Enquanto corta recursos, Bolsonaro não consegue fazer o governo funcionar. A economia brasileira quebrou, o Estado está paralisado. Enquanto isso, o governo vê os seus dois principais pilares de sustentação – loucos de pedra e fardados – se digladiarem em público. Debatemos estes temas nesta edição, mas também os riscos políticos, além de … Continue lendo »
O QUE SIGNIFICA BOLSONARO NO PODER?

O QUE SIGNIFICA BOLSONARO NO PODER?

Jessé Souza -A eleição de Jair Bolsonaro foi um protesto da população brasileira. Um protesto financiado e produzido pela elite colonizada e sua imprensa venal, mas, ainda assim, um “protesto”. Uma sociedade empobrecida – cheia de desempregados, de miseráveis e violência endêmica, cujas causas, segundo a elite e a grande imprensa que a mantém, é … Continue lendo »