A manifestação e a contra-manifestação

A manifestação e a contra-manifestação

Ao que parece, a intenção do governo é mandar um recado com a realização de uma “contra-manifestação”: mostrar que ainda conta com o apoio de parte da sociedade e, numericamente falando, tentar juntar nas ruas mais pessoas do que aquelas que integraram o outro movimento. Enfim, uma queda de braço. Porém, antes mesmo de sua … Continue lendo »
Escalada contra a democracia

Escalada contra a democracia

Frei Betto – Não faço parte do time das pi­to­nisas. Pre­firo guardar o pes­si­mismo para dias me­lhores. Con­tudo, pre­vejo tempos di­fí­ceis para o Brasil, a menos que a nossa in­dig­nação se trans­forme em mo­bi­li­zação. Pelo andar da car­ru­agem, nossa frágil de­mo­cracia se en­contra ame­a­çada, e nossa li­ber­dade de ex­pressão, amor­da­çada. Os si­nais não são pro­mis­sores. … Continue lendo »
Religião, violência e loucura no Brasil

Religião, violência e loucura no Brasil

José Luís Fiori – “A palavra ‘bolsonarismo’ é usada em todo o mundo, como sinônimo de violência irracional e destruição psicopática” Em artigo, o cientista político José Luíz Fiori aponta que “o ‘bolsonarismo’ está fazendo com que as pessoas reflitam, no Brasil e no mundo” Na segunda década do século 16, o humanista cristão Erasmo … Continue lendo »
Apocalipse Now

Apocalipse Now

Boletim Ponto – Enquanto corta recursos, Bolsonaro não consegue fazer o governo funcionar. A economia brasileira quebrou, o Estado está paralisado. Enquanto isso, o governo vê os seus dois principais pilares de sustentação – loucos de pedra e fardados – se digladiarem em público. Debatemos estes temas nesta edição, mas também os riscos políticos, além de … Continue lendo »
O QUE SIGNIFICA BOLSONARO NO PODER?

O QUE SIGNIFICA BOLSONARO NO PODER?

Jessé Souza -A eleição de Jair Bolsonaro foi um protesto da população brasileira. Um protesto financiado e produzido pela elite colonizada e sua imprensa venal, mas, ainda assim, um “protesto”. Uma sociedade empobrecida – cheia de desempregados, de miseráveis e violência endêmica, cujas causas, segundo a elite e a grande imprensa que a mantém, é … Continue lendo »
O que os olavistas querem do Ministério da Educação

O que os olavistas querem do Ministério da Educação

Ethel Rudnitzki – A Pública analisou mais de 2.200 tuítes de 54 simpatizantes de Olavo de Carvalho para entender como buscam influenciar a agenda da educação no governo Bolsonaro. “Escola, no Brasil, tem servido somente para fornecer diariamente alimento e abrigo a crianças de famílias pobres ou miseráveis que, infelizmente, não podem dar a elas … Continue lendo »
Deus vult: uma velha expressão na boca da extrema direita

Deus vult: uma velha expressão na boca da extrema direita

Ethel Rudnitzki e Rafael Oliveira – Historiador Paulo Pachá explica conceitos ligados às Cruzadas que contagiaram bolsonaristas. “Deus vult”, expressão do latim que em português significa “Deus quer”, vem estampando camisetas, textos, tatuagens e tweets da extrema direita mundial desde que Donald Trump resolveu se lançar candidato à presidência dos EUA, em 2016. O termo, que data do início do milênio passado (1095), faz … Continue lendo »
Os trabalhadores – Bolsonaro, 100 dias

Os trabalhadores – Bolsonaro, 100 dias

Adriano Duarte – O Ministério do Trabalho resistiu durante dois regimes autoritários (1937-1945 e 1964-1985) e dois processos de redemocratização (1945-1947 e 1985-1988), com modificações. Agora segmentado e incorporado a outras pastas, indica a vitória do projeto neoliberal: “O mercado acima de tudo, os indivíduos acima do todo” O Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio … Continue lendo »