Naturalização do Horror

Naturalização do Horror

Frei Betto – Frei Betto delineia, em dez passos, o que Bolsonaro quer fazer com o Brasil. “Estou convencido de que Bolsonaro sabe o que quer, e tem projeto de longo prazo para o Brasil. Adota uma estratégia bem arquitetada” Em 1934, o embaixador José Jobim (assassinado pela ditadura, no Rio, em 1979) publicou o … Continue lendo »
“Bolsonaro foi o candidato do colapso e precisa dele para se manter no poder”

“Bolsonaro foi o candidato do colapso e precisa dele para se manter no poder”

FELIPE BETIM – Para filósofo, eleição de militar reformado resultou da destruição do sistema político. Ele afirma que a frente democrática precisa repensar a democracia. As forças políticas que não estão alinhadas ao governo de Jair Bolsonaro precisam se unir em torno de uma frente democrática para resistir às suas investidas autoritárias ao mesmo tempo em que buscam … Continue lendo »
A ditadura do sr. Guedes

A ditadura do sr. Guedes

REVISTA IHU ON-LINE – “Eu diria que, enquanto instituição de longo termo, sou totalmente contra ditaduras. Mas uma ditadura pode ser um sistema necessário durante um período de transição. Às vezes, é necessário para um país ter, durante certo tempo, uma forma de poder ditatorial. Como vocês sabem, é possível para um ditador governar de maneira … Continue lendo »
CONTAGEM REGRESSIVA

CONTAGEM REGRESSIVA

MARCOS NOBRE – A responsabilidade do campo democrático para evitar a catástrofe. Jair Bolsonaro sempre teve clareza de que chegou ao poder por uma confluência única de circunstâncias, uma janela no tempo difícil de se repetir. Desde que se elegeu, tem apenas duas preocupações: evitar o impeachment e se reeleger. A tática para atingir suas … Continue lendo »
O Pancadão da economia

O Pancadão da economia

José Martins – Por querer ou sem querer, pouco importa, ainda existe gente que consegue afirmar alguma coisa inteligente no Congresso Nacional. A senadora Simone Tebet, por exemplo, presidente da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado. Em recente entrevista a conhecido jornal do sistema, ela enquadra perfeitamente o futuro do atual governo: “Se a … Continue lendo »
Novo projeto de poder de Bolsonaro, a Aliança pelo Brasil é o primeiro partido neofascista do país

Novo projeto de poder de Bolsonaro, a Aliança pelo Brasil é o primeiro partido neofascista do país

João Filho – Bolsonaro alugou um partido nanico, ajudou a transformá-lo em um dos maiores partidos do Brasil e agora o abandona após uma tentativa fracassada de golpe para tomar o seu controle e abocanhar o fundo partidário. Pela ótica da dinâmica política tradicional, esse jogo é uma loucura que levaria ao enfraquecimento e isolamento do governo. … Continue lendo »