O colapso do teto

O colapso do teto

Laura Carvalho – Em reunião com investidores em Nova York, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, pôs o dedo na ferida ao afirmar, na terça-feira (14), que a aprovação da reforma da Previdência não resolverá o problema de falta de crescimento da economia brasileira e que o teto de gastos, se não for revisto, pode levar o … Continue lendo »
Alavancagem financeira em lugar da parcimônia

Alavancagem financeira em lugar da parcimônia

Fernando Nogueira da Costa – Paradoxalmente, Marx e a literatura de esquerda destacam a revolução industrial, talvez por causa do surgimento de operários capazes de se organizarem em sindicatos e partidos, e não a prévia revolução financeira, ocorrida originalmente na Holanda do século XVII. Até hoje parte da esquerda se comporta como os cristãos medievais antissemitas … Continue lendo »
Financeirização da habitação agrava desigualdades sociais

Financeirização da habitação agrava desigualdades sociais

Esquerda.net – O 4º Relatório do Observatório sobre as Crises e as Alternativas assinala que a “política de habitação quase exclusivamente assente em benefícios fiscais para incentivar os privados a fazer o que o Estado vai abdicando de fazer” se traduz na financeirização da habitação e consequente agravamento das desigualdades. O 4º Relatório do Observatório … Continue lendo »
O rombo está no gasto com a dívida pública

O rombo está no gasto com a dívida pública

Maria Lucia Fattorelli e Rodrigo Ávila – O rombo das contas públicas está claramente localizado nos gastos financeiros com a chamada dívida pública — que nunca foi auditada, como manda a Constituição — e não nas despesas com pessoal ou Previdência. O novo governo sancionou o Orçamento Federal para 2019, no montante de R$ 3,262 trilhões. Dentre … Continue lendo »
Wolfgang Streeck: “É preciso quebrar o euro, e logo”

Wolfgang Streeck: “É preciso quebrar o euro, e logo”

CLAUDI PÉREZ – “O ‘crash’ do Lehman Brothers pode se repetir a qualquer momento”, prevê o sociólogo. Terno cinza, camisa escura e fala tranquila, quase monocórdica: à primeira vista não há absolutamente nada que leve a crer que o intelectual alemão Wolfgang Streeckseja um dos maiores pessimistas do Atlântico Norte. Salvo talvez um discreto bigode … Continue lendo »
Ainda o superávit primário

Ainda o superávit primário

Paulo Kliass – É bem verdade que o famigerado termo do economês caiu um pouco em desuso nos meios dos “especialistas”, as figurinhas carimbadas sempre chamadas a fornecer suas opiniões nas colunas de economia dos grandes meios de comunicação. Afinal, não tem mesmo mais sentido ficar clamando pelo sacrossanto “superávit” quando os resultados fiscais têm … Continue lendo »
Brasil nunca teve social-democracia que Paulo Guedes combate, diz autor

Brasil nunca teve social-democracia que Paulo Guedes combate, diz autor

Benedito Rodrigues de Moraes Neto – Economista retraça políticas aplicadas desde o governo FHC para demonstrar que, ao contrário do que afirmou o ministro da Economia, Paulo Guedes, o país esteve longe de ser aprisionado pela ideologia de centro-esquerda. Em mais de uma ocasião, o ministro da Economia, Paulo Guedes, declarou que, no período recente, o Brasil foi aprisionado pela social-democracia e … Continue lendo »
Financismo e bancos públicos

Financismo e bancos públicos

Paulo Kliass – A se levar em conta as intenções expressas do comando da economia de Bolsonaro para os bancos públicos, a única certeza que permanece refere-se ao profundo risco que a sociedade brasileira continua a atravessar. O primeiro dia da segunda semana do governo do capitão e de seus generais representou uma declaração de … Continue lendo »
Os banqueiros e os juros

Os banqueiros e os juros

Paulo Kliass – Para evitar que seus benefícios sejam, de alguma forma, reduzidos em algum momento mais à frente, eles agora tentam se antecipar ao debate e apresentam algumas propostas tímidas. Trata-se de uma estratégia inteligente. Estava eu, outro dia, entrando bem tranquilo em uma livraria aqui em Brasília e deu-se o inusitado. Uma vendedora … Continue lendo »
Os banqueiros e os juros

Os banqueiros e os juros

Paulo Kliass – Para evitar que seus benefícios sejam, de alguma forma, reduzidos em algum momento mais à frente, eles agora tentam se antecipar ao debate e apresentam algumas propostas tímidas. Trata-se de uma estratégia inteligente. Estava eu, outro dia, entrando bem tranquilo em uma livraria aqui em Brasília e deu-se o inusitado. Uma vendedora aproximou-se … Continue lendo »