Financeirização da habitação agrava desigualdades sociais

Financeirização da habitação agrava desigualdades sociais

Esquerda.net – O 4º Relatório do Observatório sobre as Crises e as Alternativas assinala que a “política de habitação quase exclusivamente assente em benefícios fiscais para incentivar os privados a fazer o que o Estado vai abdicando de fazer” se traduz na financeirização da habitação e consequente agravamento das desigualdades. O 4º Relatório do Observatório … Continue lendo »
O rombo está no gasto com a dívida pública

O rombo está no gasto com a dívida pública

Maria Lucia Fattorelli e Rodrigo Ávila – O rombo das contas públicas está claramente localizado nos gastos financeiros com a chamada dívida pública — que nunca foi auditada, como manda a Constituição — e não nas despesas com pessoal ou Previdência. O novo governo sancionou o Orçamento Federal para 2019, no montante de R$ 3,262 trilhões. Dentre … Continue lendo »
Wolfgang Streeck: “É preciso quebrar o euro, e logo”

Wolfgang Streeck: “É preciso quebrar o euro, e logo”

CLAUDI PÉREZ – “O ‘crash’ do Lehman Brothers pode se repetir a qualquer momento”, prevê o sociólogo. Terno cinza, camisa escura e fala tranquila, quase monocórdica: à primeira vista não há absolutamente nada que leve a crer que o intelectual alemão Wolfgang Streeckseja um dos maiores pessimistas do Atlântico Norte. Salvo talvez um discreto bigode … Continue lendo »
Ainda o superávit primário

Ainda o superávit primário

Paulo Kliass – É bem verdade que o famigerado termo do economês caiu um pouco em desuso nos meios dos “especialistas”, as figurinhas carimbadas sempre chamadas a fornecer suas opiniões nas colunas de economia dos grandes meios de comunicação. Afinal, não tem mesmo mais sentido ficar clamando pelo sacrossanto “superávit” quando os resultados fiscais têm … Continue lendo »
Brasil nunca teve social-democracia que Paulo Guedes combate, diz autor

Brasil nunca teve social-democracia que Paulo Guedes combate, diz autor

Benedito Rodrigues de Moraes Neto – Economista retraça políticas aplicadas desde o governo FHC para demonstrar que, ao contrário do que afirmou o ministro da Economia, Paulo Guedes, o país esteve longe de ser aprisionado pela ideologia de centro-esquerda. Em mais de uma ocasião, o ministro da Economia, Paulo Guedes, declarou que, no período recente, o Brasil foi aprisionado pela social-democracia e … Continue lendo »
Financismo e bancos públicos

Financismo e bancos públicos

Paulo Kliass – A se levar em conta as intenções expressas do comando da economia de Bolsonaro para os bancos públicos, a única certeza que permanece refere-se ao profundo risco que a sociedade brasileira continua a atravessar. O primeiro dia da segunda semana do governo do capitão e de seus generais representou uma declaração de … Continue lendo »
Os banqueiros e os juros

Os banqueiros e os juros

Paulo Kliass – Para evitar que seus benefícios sejam, de alguma forma, reduzidos em algum momento mais à frente, eles agora tentam se antecipar ao debate e apresentam algumas propostas tímidas. Trata-se de uma estratégia inteligente. Estava eu, outro dia, entrando bem tranquilo em uma livraria aqui em Brasília e deu-se o inusitado. Uma vendedora … Continue lendo »
Os banqueiros e os juros

Os banqueiros e os juros

Paulo Kliass – Para evitar que seus benefícios sejam, de alguma forma, reduzidos em algum momento mais à frente, eles agora tentam se antecipar ao debate e apresentam algumas propostas tímidas. Trata-se de uma estratégia inteligente. Estava eu, outro dia, entrando bem tranquilo em uma livraria aqui em Brasília e deu-se o inusitado. Uma vendedora aproximou-se … Continue lendo »
Bancos e grandes empresas são os que mais se beneficiarão no governo Bolsonaro

Bancos e grandes empresas são os que mais se beneficiarão no governo Bolsonaro

Antonio Biondi e Napoleão de Almeida – Enquanto o país “quebra”, setores com maior poder econômico são capazes de manter lucros bilionários. ‘Todos os setores ligados direta ou indiretamente ao sistema financeiro devem ser beneficiados”, afirma Kliass Ainda que Brasil esteja com a economia destroçada, especialistas ouvidos pelo Brasil de Fato preveem que governo Bolsonaro deve ter … Continue lendo »
A Itália chocou com o icebergue

A Itália chocou com o icebergue

Francisco Louçã – Em 2015, a Comissão puniu a Grécia com austeridade para evitar a contaminação. Contra a Itália a coisa fia mais fino. Escrevi aqui que os focos de instabilidade na Europa estão na Itália, mas também em França (o Presidente mais rapidamente impopular pode ser vencido por Le Pen, em maio) e na … Continue lendo »