Gramscismo: uma ideologia da extrema-direita

Gramscismo: uma ideologia da extrema-direita

Lincoln Secco – Nos es­ter­tores da Di­ta­dura Civil-Mi­litar, a ex­trema-di­reita bra­si­leira en­frentou uma crise de di­reção e teve que mudar. Os ideó­logos mi­li­tares se vol­taram para novas te­o­rias que a es­querda bra­si­leira de­batia no final dos anos 1970, entre elas a de An­tonio Gramsci (1). A atenção se jus­ti­fi­cava porque a luta ar­mada não existia … Continue lendo »
Falta uma nova esquerda para encarar Bolsonaro

Falta uma nova esquerda para encarar Bolsonaro

Antonio Martins – Governo expõe múltiplas contradições e incapacidades. Mas para frear a ofensiva conservadora, e reconquistar as maiorias, será preciso algo que os partidos não parecem capazes de oferecer. Um enigma crucial, sobre a figura e o papel de Jair Bolsonaro, tormenta e ameaça boa parte dos que se opõem e tentam resistir a … Continue lendo »
A oposição nos cem primeiros dias de Bolsonaro

A oposição nos cem primeiros dias de Bolsonaro

Juliano Medeiros – Unidade pode ir muito além de partidos e bancadas parlamentares. Como já se tornou tradição no mundo político, os primeiros cem dias de um governo servem para promover um balanço das ações da nova gestão e avaliar a popularidade do presidente, governador ou prefeito. No caso de Jair Bolsonaro (PSL), a avaliação dos … Continue lendo »
Pesquisa Ibope comprova que em 1964 Jango era muito popular ao ser deposto

Pesquisa Ibope comprova que em 1964 Jango era muito popular ao ser deposto

Mario Magalhães – ”Se o presidente João Goulart também pudesse candidatar-se à Presidência:” ”Se a eleição para presidente da República fosse realizada amanhã, em qual destes candidatos você votaria?” Fonte: ”Ibope – Boletim de Pesquisas Especiais (1943-1973). Volume ”Ibope – Pesquisas Especiais – 1964 – Vol. 2”. (Como a mentira continua a ser propagada, e … Continue lendo »
Voltar às bases sociais

Voltar às bases sociais

Wladimir Pomar – O quadro po­lí­tico da atu­a­li­dade se tornou ex­tre­mante com­plexo, tanto nos países ca­pi­ta­listas avan­çados quanto em países como o Brasil, eco­no­mi­ca­mente de­pen­dente e su­bor­di­nado ao ca­pital trans­na­ci­onal, so­ci­al­mente um dos mais de­si­guais do mundo e, po­li­ti­ca­mente, di­vi­dido sobre como su­perar tal si­tu­ação. Em vista dessas pro­fundas di­vi­sões, a todos os que se … Continue lendo »
EUA: uma latina assusta os super-ricos

EUA: uma latina assusta os super-ricos

Jon Schwarz – A deputada Alexandria Ocasio-Cortez, de 29 anos, atrai multidões antes adormecidas com uma ideia simples: para garantir serviços públicos, e evitar a tragédia climática, é preciso uma Reforma Tributária radical. Grande parte do sistema político dos EUA entrou em parafuso duas semanas atrás, quando uma recém-empossada congressista de 29 anos apresentou uma proposta … Continue lendo »
Revolução cubana – 60 anos

Revolução cubana – 60 anos

Fania Rodrigues Havana (Cuba) e Caracas (Venezuela) -Há 60 anos, o Exército Rebelde cercava a cidade de Santiago de Cuba, na última batalha liderada pelo comandante Fidel Castro, no final de dezembro de 1958. Ao amanhecer do dia 1º de janeiro de 1959, o ditador Fulgencio Batista abandonava a ilha. Com a destituição do ditador alinhado … Continue lendo »
Corrupção política é ‘gota no oceano’, diz sociólogo Jessé Souza

Corrupção política é ‘gota no oceano’, diz sociólogo Jessé Souza

Naief Haddad – O alvo principal do novo livro do sociólogo Jessé Souza é a classe média, mas os partidos, o empresariado e a imprensa também estão na mira do autor potiguar. Doutor em sociologia pela Universidade de Heidelberg, na Alemanha, Jessé acaba de lançar “A Classe Média no Espelho” (Estação Brasil). Para ele, a … Continue lendo »
A agenda dos Democratas no governo Trump, segundo Bernie Sanders

A agenda dos Democratas no governo Trump, segundo Bernie Sanders

Jornal GGN – O senador Bernie Sanders publicou no Washington Post, nesta quinta (21), um artigo sustentando que os Democratas devem apresentar ao povo dos Estados Unidos uma “agenda ousada”, focada nos trabalhadores, em reforma tributária, em valorização do salário mínimo, em ampliar o atendimento na saúde e reduzir o preço de medicamentos; em garantir … Continue lendo »
Pra quem sabe ler, um pingo é letra

Pra quem sabe ler, um pingo é letra

Wallace de Moraes – Existe uma luta permanente entre princípios autoritários (fascistas) X libertários, que nos demandam uma análise mais profunda das instituições e dos valores que os sustentam O fascismo é uma forma de governo que foi aplicada principalmente na Itália, na Espanha e na Alemanha no século XX. Nesse último país ficou conhecido como … Continue lendo »