RECONSTRUIR A ESQUERDA

RECONSTRUIR A ESQUERDA

RUY FAUSTO – Um balanço crítico da experiência histórica e algumas ideias para o futuro É preciso dizer: o discurso político de Marilena Chaui tem representado uma verdadeira catástrofe para a esquerda. Infelizmente, ela se mostra seduzida demais pelo aplauso dos auditórios Reconstruir a esquerda? Ainda recentemente, um bom autor francês de esquerda – Jacques Rancière … Continue lendo »
Por que Diretas Já

Por que Diretas Já

ELIANE BRUM – É preciso interromper a crescente fragilização da democracia para recuperar a capacidade de imaginar um país O voto no Brasil hoje vale muito pouco. E precisa voltar a valer. Diante de um buraco tão fundo, que não para de se alargar, refundar a democracia depende da retomada pela população do poder de … Continue lendo »
Žižek: A lição da vitória de Corbyn

Žižek: A lição da vitória de Corbyn

Slavoj Žižek – O segredo do sucesso de Corbyn foi ter evitardo se pautar tanto pelos corretivos da cultura “politicamente correta” quanto pelo jogo populista do “políticamente incorreto”. O fato de tal abordagem representar nada menos do que uma mudança de peso em nosso espaço político é um triste indicativo dos nossos tempos. Mas é … Continue lendo »
Inglaterra: o vendaval Jeremy Corbyn

Inglaterra: o vendaval Jeremy Corbyn

ANTONIO MARTINS – Corbyn, 68 anos. Ao contrário do que ocorre em países como a Espanha, na Inglaterra a renovação da esquerda poderia ocorrer por rebelião no interior de um velho partido Últimas pesquisas revelam: líder trabalhista, claramente identificado com esquerda e nova cultura política, está a um passo de vencer eleições. Repercussão internacional seria … Continue lendo »
Lula não unificará esquerda se propuser ‘mais do mesmo’, diz líder dos sem-teto

Lula não unificará esquerda se propuser ‘mais do mesmo’, diz líder dos sem-teto

BBC Brasil – Para o líder do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto), Guilherme Boulos, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não pode ser impedido “no tapetão” de se candidatar em 2018 ou numa eventual eleição direta para suceder Michel Temer no Palácio do Planalto. Porém, caso o petista proponha o mesmo programa com que … Continue lendo »
O Pós-Temer

O Pós-Temer

Celso Rocha de Barros – A discussão sobre quem sucederá Michel Temer em caso de eleições indiretas está particularmente horrorosa. A classe política parece já ter decidido o que quer: um governo Temer sem Temer. A mesma coalizão sustentando o governo, o mesmo programa, outro sujeito discursando no 7 de setembro. O que se procura … Continue lendo »