Eleições 2018: liberalismo autoritário e o fim do futuro

Eleições 2018: liberalismo autoritário e o fim do futuro

Diego Tavares – A conjuntura aponta para uma unidade prática entre as expressões políticas e eleitorais da direita: o autoritarismo. Propostas de destruição do estado social virão acompanhadas de repressão ante a eminente resistência popular. Nesse sentido aprofunda-se a contradição entre capitalismo e democracia. Liberalismo e autoritarismo O neoliberalismo leva ao fim do futuro e … Continue lendo »
Bolsonaro, eleições e a burguesia  brasileira

Bolsonaro, eleições e a burguesia brasileira

Ricardo Alvarez – Circula nas redes sociais e em artigos uma ideia que causa certo espanto e se apresenta, ao mesmo tempo, inexplicável: como pode o fenômeno Bolsonaro ganhar musculatura eleitoral nas frações da burguesia brasileira, em especial à produtiva e aos defensores da manutenção de um ambiente nacional de organização e articulação do negócios … Continue lendo »
Os donos do dinheiro apoiarão a opção autoritária e violenta nas eleições?

Os donos do dinheiro apoiarão a opção autoritária e violenta nas eleições?

Leonardo Sakamoto – Em nome de seus interesses, os donos do dinheiro apoiariam uma opção autoritária no Brasil? Creio que a melhor resposta para isso seria: “De novo?” A última ditadura militar brasileira foi sustentada internamente por empresários que tinham seus interesses sustentados por ela. O próprio golpe de 1964 foi, em larga escala, uma … Continue lendo »
Alfabeto para entender a vitória do chavismo na Venezuela

Alfabeto para entender a vitória do chavismo na Venezuela

Autoria: Katu Arkonada O chavismo voltou a ganhar as eleições na Venezuela. São 22 de 24 eleições celebradas no país desde o triunfo do comandante Chávez em 1998, triunfo que inauguro a mudança de época da América Latina. Em um claro exemplo de dissonância cognitiva, uma boa parte da opinião pública internacional, incluindo a esquerda, não … Continue lendo »
A desigualdade social no centro das eleições. É Boulos no Roda Viva

A desigualdade social no centro das eleições. É Boulos no Roda Viva

Ricardo Alvarez – Nesta segunda-feira, 07 de maio, Guilherme Boulos foi entrevistado no programa Roda Viva da TV Cultura. Mostrou conhecimento dos problemas nacionais e articulação discursiva, mas o mais importante, trouxe a desigualdade social para o centro do debate eleitoral e reacendeu a esperança na construção de um outro Brasil. Nos primeiros minutos do … Continue lendo »
COMO FUNCIONA O SISTEMA ELEITORAL EM CUBA

COMO FUNCIONA O SISTEMA ELEITORAL EM CUBA

Juliana Medeiros – Neste 19 de abril, enquanto Cuba comemorava seu 57º aniversário da “Vitória de Playa Girón”, a Assembleia Nacional do Poder Popular realizava sua segunda jornada de sessão constitutiva, na qual seus deputados votaram pela formação do novo Conselho de Estado e seu presidente. Neste 19 de abril, enquanto Cuba comemorava seu 57º … Continue lendo »
DO LADO DE CÁ

DO LADO DE CÁ

YASMIN SANTOS – Por que votei em Marielle Franco na minha primeira eleição. Na manha seguinte à morte de Marielle, minha mãe acompanhava o noticiário da televisão em prantos. Uma negra sentindo as dores da outra. Na Zona Oeste do Rio de Janeiro, a sensação térmica revela-se sempre maior do que no resto da cidade. Para … Continue lendo »
Adeus às ilusões!

Adeus às ilusões!

Wladimir Pomar – Por in­crível que possa pa­recer, ainda havia gente que nu­tria ilu­sões sobre o re­sul­tado do ha­beas corpus im­pe­trado pelos ad­vo­gados de Lula. Acre­di­tavam pi­a­mente que a mai­oria dos juízes do STF man­teria a fa­mosa cláu­sula pé­trea da su­po­sição da ino­cência até o jul­ga­mento de todos os re­cursos pre­vistos em lei. Ou seja, ainda … Continue lendo »
“Com Lula preso, eleição não resolverá crise brasileira”, diz historiador José Murilo de Carvalho

“Com Lula preso, eleição não resolverá crise brasileira”, diz historiador José Murilo de Carvalho

Flavio Costa – “A nossa crise atual vai se prolongar bastante. Certamente, as eleições sem Lula não vão resolvê-la”, afirma o historiador e cientista político José Murilo de Carvalho, 78, ao tomar conhecimento do decreto de prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), determinado neste final de tarde de quinta-feira (5) pelo juiz federal … Continue lendo »