O ódio como política

O ódio como política

Leonardo Isaac Yarochewsky – A socióloga Esther Solano Gallego – organizadora da obra “O ódio como política: a reinvenção das direitas no Brasil” – constata que nos últimos anos, o chamado campo progressista assistiu perplexo, à reorganização e ao fortalecimento político das direitas. “Direitas”, “novas direitas”, “onda conservadora”, “fascismo”, “reacionarismo” trata-se, segundo a socióloga de “uma … Continue lendo »
O que os carros elétricos têm a ver com o golpe na Bolívia?

O que os carros elétricos têm a ver com o golpe na Bolívia?

Vijay Prashad – Um dos objetivos é que empresas obtenham o controle dos recursos naturais. No dia 10 de novembro, o presidente da Bolívia, Evo Morales Ayma, foi retirado da presidência. Tecnicamente, Evo renunciou, mas as condições em que sua renúncia ocorreu foram postas pela elite boliviana (incentivada por 13 anos pelo governo dos Estados Unidos, … Continue lendo »
Brasil tem 334 células neonazistas em atividade, diz pesquisadora

Brasil tem 334 células neonazistas em atividade, diz pesquisadora

Matheus Pichonelli – Uma pesquisadora brasileira identificou a existência de 334 células de inspiração nazista em atividade no Brasil. A maioria se concentra nas regiões Sul e Sudeste, mas há registros também em cidades como Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Feira de Santana (BA) e Rondonópolis (MT)*. Os grupos se dividem em até 17 movimentos, entre … Continue lendo »
Dos cristais à porcelana: a América Latina na mira dos milicianos

Dos cristais à porcelana: a América Latina na mira dos milicianos

Luis Fernando Vitagliano – Ao que tudo indica, o que está acontecendo na Bolívia de hoje não é um levante popular. Foram as milícias as responsáveis pelos atos que geraram a total desestabilização do sistema político boliviano. Nos dias que sucederam as eleições, inúmeros representantes do governo, do judiciário e dos parlamentares eleitos foram atacados … Continue lendo »
Golpe na Bolívia

Golpe na Bolívia

Frei Betto – O inaceitável aconteceu: Evo Morales derrubado por um golpe militar. Há décadas não ocorria golpe militar na América Latina. Horas antes de ser deposto, Evo havia aceitado convocar novas eleições presidenciais. Porém, os militares preferiram rasgar a Constituição e trocar os votos pelas armas. Estamos de volta ao passado, quando golpes militares derrubaram … Continue lendo »
O que está acontecendo na Bolívia?

O que está acontecendo na Bolívia?

Ana Prestes – Não se trata de um golpe jurídico parlamentar como se deu no Paraguai e no Brasil, tem mais semelhança com a onda de violência e desestabilização que abalou a Nicarágua em 2018 ou com a tentativa de sequestro de Correa, no Equador em 2012 ou ainda com o golpe de 2002 na Venezuela, … Continue lendo »
América Latina: a ultradireita contra-ataca

América Latina: a ultradireita contra-ataca

Antonio Martins – Na Bolívia, golpe de Estado. No Brasil, tentativa de encarcerar Lula de novo. Derrotados no Outubro Rebelde, protofascistas querem o troco. Mas rebeldia no Chile expõe seu ponto vulnerável: o rabo preso com a devastação neoliberal. Última lição do dia: os homens, eles voltam sempre. É preciso estar sempre de olhos abertos… Na peça Os … Continue lendo »
A Flip e o fascismo

A Flip e o fascismo

Renato Janine Ribeiro – Vários amigos, embora tenham horror ao atual governo, não se preocupam muito: pensam que em quatro anos as eleições o substituirão. Alguns acrescentam que o Brasil assim aprenderá melhor o valor da democracia. De minha parte, entendo que eles subestimam a destruição do tecido social e político, a liquidação da vida … Continue lendo »
A mentira como instrumento de poder

A mentira como instrumento de poder

JAMIL CHADE – Nada mais confortável do que ler apenas o que queremos acreditar. E políticos descobriram que podem sequestrar essa massa a seu favor e operar em um terreno fértil. A Primeira Guerra Mundial mudou a história da civilização. A partir daquele momento, atrocidades ganhariam uma nova dimensão, e o que a Europa viveu entre 1914 … Continue lendo »
Cinco lições do golpe na Bolívia

Cinco lições do golpe na Bolívia

Atílio Boron – A tra­gédia bo­li­viana en­sina com eloquência va­rias li­ções que nossos povos e as forças so­ciais e po­lí­ticas po­pu­lares devem aprender e gravar em suas cons­ci­ên­cias para sempre. Aqui, uma breve enu­me­ração e pre­lúdio de um tra­ta­mento mais de­ta­lhado no fu­turo. Pri­meiro: por mais que se ad­mi­nistre de modo exem­plar a eco­nomia como … Continue lendo »