“Bolsonaro foi o candidato do colapso e precisa dele para se manter no poder”

“Bolsonaro foi o candidato do colapso e precisa dele para se manter no poder”

FELIPE BETIM – Para filósofo, eleição de militar reformado resultou da destruição do sistema político. Ele afirma que a frente democrática precisa repensar a democracia. As forças políticas que não estão alinhadas ao governo de Jair Bolsonaro precisam se unir em torno de uma frente democrática para resistir às suas investidas autoritárias ao mesmo tempo em que buscam … Continue lendo »
A ditadura do sr. Guedes

A ditadura do sr. Guedes

REVISTA IHU ON-LINE – “Eu diria que, enquanto instituição de longo termo, sou totalmente contra ditaduras. Mas uma ditadura pode ser um sistema necessário durante um período de transição. Às vezes, é necessário para um país ter, durante certo tempo, uma forma de poder ditatorial. Como vocês sabem, é possível para um ditador governar de maneira … Continue lendo »
Neoliberalismo e autoritarismo, uma história de amor

Neoliberalismo e autoritarismo, uma história de amor

RUBENS R. R. CASARA – Neoliberalismo e autoritarismo, uma história de amor. Há algo de novo na forma como se exerce o poder em todo o mundo. Paradoxalmente, esse “novo” remete ao passado, na medida em que associado tanto a discursos ultraconservadores e xenófobos quanto a práticas inquisitoriais e oligárquicas. A principal característica dessa nova … Continue lendo »
A noite das facas falsas

A noite das facas falsas

Lincoln Secco – Circunstâncias de vida, ressentimento, fracasso profissional, círculos de amizade, profissão e outras esferas da existência predispõem uma pessoa a aderir ou não. Todavia, não resta dúvida: um militante fascista não pretende mais agir como ser humano. “Não há outro meio de acabar com o communismo senão acabando de vez com a democracia … Continue lendo »
As metamorfoses do conservadorismo

As metamorfoses do conservadorismo

Angela Alonso – Obra de Roger Scruton mostra as várias facetas do pensamento conservador, mas se exime de discutir a desigualdade social. Olavo de Carvalho conta que lia Roger Scruton desde o início dos anos 1990, fascinado com sua habilidade de converter ícones intelectuais da esquerda “ao estado de múmias”. Disse isso no Diário do … Continue lendo »
Na Hungria ou no Brasil, a arte volta a ser escudo da democracia

Na Hungria ou no Brasil, a arte volta a ser escudo da democracia

JAMIL CHADE – O mesmo líder que ameaça os teatros é aquele que vem proliferando encontros com o Governo de Jair Bolsonaro. “Se o governo continuar permitindo que algumas pessoas pensem pela própria cabeça […]; e se continuar permitindo espetáculos como este, com tudo que a gente já disse e ainda vai dizer —nós vamos acabar … Continue lendo »
CONTAGEM REGRESSIVA

CONTAGEM REGRESSIVA

MARCOS NOBRE – A responsabilidade do campo democrático para evitar a catástrofe. Jair Bolsonaro sempre teve clareza de que chegou ao poder por uma confluência única de circunstâncias, uma janela no tempo difícil de se repetir. Desde que se elegeu, tem apenas duas preocupações: evitar o impeachment e se reeleger. A tática para atingir suas … Continue lendo »
Fascismo em curso

Fascismo em curso

Jordana Pereira – O fascismo tem que ser levado a sério. A história já nos mostrou isso. O desafio é enorme. Diagnóstico radical e ação recuada não combinam. Durante a campanha presidencial de 2018 surgiram questões que os argumentos da sociologia e marketing político utilizados nos últimos processos eleitorais no Brasil pareciam não dar conta de … Continue lendo »
Elite brasileira costuma achar que é democrata, mas não gosta de povo

Elite brasileira costuma achar que é democrata, mas não gosta de povo

MARCOS COIMBRA – O silêncio das pesquisas de opinião esconde o verdadeiro Brasil sob o disfarce bolsonarista. Alguém se lembra de quantas pesquisas nacionais de opinião foram publicadas em outubro? E nos últimos três meses? E do início do ano para cá? Com alguma boa vontade, chegamos a um número próximo a dez pesquisas tecnicamente … Continue lendo »