Por que Diretas Já

Por que Diretas Já

ELIANE BRUM – É preciso interromper a crescente fragilização da democracia para recuperar a capacidade de imaginar um país O voto no Brasil hoje vale muito pouco. E precisa voltar a valer. Diante de um buraco tão fundo, que não para de se alargar, refundar a democracia depende da retomada pela população do poder de … Continue lendo »
Até onde vai a ‘nova direita’?

Até onde vai a ‘nova direita’?

Glauco Faria e Luciano Velleda – Em um cenário de descrédito para a atual classe política, novos personagens e agremiações têm oportunidade de crescer e ampliar seu espaço Leia o segundo artigo: http://controversia.com.br/4197 O antipetismo unificou pessoas que se definem como “de direita” com divergências em diversos temas Eles começaram a aparecer com mais força nos … Continue lendo »
As bases e o ‘habitat’ da nova direita

As bases e o ‘habitat’ da nova direita

Glauco Faria e Luciano Velleda – Na segunda matéria sobre novos atores que ganham relevância no cenário político brasileiro, o papel dos ‘think tanks’ e a importância das redes sociais Confira aqui a primeira matéria: http://controversia.com.br/4149 O Instituto Liberal, entidade presidida pelo economista e ex-colunista da revista Veja Rodrigo Constantino e que tem Bernardo Santoro como … Continue lendo »
O Pós-Temer

O Pós-Temer

Celso Rocha de Barros – A discussão sobre quem sucederá Michel Temer em caso de eleições indiretas está particularmente horrorosa. A classe política parece já ter decidido o que quer: um governo Temer sem Temer. A mesma coalizão sustentando o governo, o mesmo programa, outro sujeito discursando no 7 de setembro. O que se procura … Continue lendo »
A Cracolândia acabou?

A Cracolândia acabou?

Vera Telles e equipe – A Cra­co­lândia teve mais uma vez o seu fim de­cre­tado, dessa vez pelo atual pre­feito de São Paulo, João Doria, de­pois de uma me­ga­o­pe­ração po­li­cial, co­or­de­nada pelo Grupo de Ope­ra­ções Es­pe­ciais da Po­lícia Civil. Che­fiada pelo go­ver­nador Ge­raldo Alckmin, a in­ves­tida teve início na manhã de do­mingo, 21 de maio, … Continue lendo »
Por falar em Trump

Por falar em Trump

Wladimir Pomar – Al­guns in­te­lec­tuais têm pro­cu­rado apre­sentar o que chamam “crise do glo­ba­lismo”, ou “des­glo­ba­li­zação” como re­sul­tado de uma “perda de con­trole”. Pri­meiro, da Grã-Bre­tanha e da City de Lon­dres, que te­riam per­dido a ca­pa­ci­dade de in­fluência sobre a União Eu­ro­peia (UE). De­pois, de Wall Street, que teria per­dido o con­trole e a in­fluência … Continue lendo »