Parar o Congresso Nacional

Parar o Congresso Nacional

Vladimir Safatle – Você deixaria o seu futuro e o futuro de seus filhos ser decidido por criminosos ou por pessoas com fortes suspeitas de crimes? Pois é isso que está acontecendo agora. Questões fundamentais para o seu futuro, como o sistema de aposentadorias e as leis trabalhistas, estão sendo decididas por pessoas indiciadas na … Continue lendo »
Porquê o sistema ainda vencerá

Porquê o sistema ainda vencerá

Perry Anderson – Brexit, vitória de Trump, movimentos populistas na Europa: o Ocidente está protestando, à direita e à esquerda, contra as ortodoxias neoliberais e globalistas dos últimos 40 anos. O termo “movimentos antissistêmicos” era comumente usado há 25 anos (1) para caracterizar forças de esquerda em revolta contra o capitalismo. Hoje, ainda que não tenha … Continue lendo »
40 ameaças aos direitos humanos tramitam no Congresso

40 ameaças aos direitos humanos tramitam no Congresso

Fórum – Fim dos direitos trabalhistas, restrição da fiscalização contra o trabalho escravo, retrocessos na reforma agrária, venda de terras para estrangeiros, fim das demarcações indígenas, proibição do casamento homoafetivo, restrição ao atendimento de vítimas de estupro, restrição à laicidade do Estado são apenas algumas das dezenas ameaças aos direitos que tramitam na Câmara e … Continue lendo »
Reforma Previdenciária de 2036

Reforma Previdenciária de 2036

Frei Betto – Neste início de 2036, o pre­si­dente da Re­pú­blica re­meteu ao Con­gresso Me­dida Pro­vi­sória sobre a re­forma da Pre­vi­dência. A mu­dança an­te­rior, apro­vada há 20 anos, já não cor­res­ponde à re­a­li­dade do país. Per­mitir para os ho­mens e mu­lheres a apo­sen­ta­doria aos 65 anos de idade ou 25 anos de con­tri­buição tornou dis­pen­di­osos os … Continue lendo »
A volta do macarthismo

A volta do macarthismo

Luiz Eça – Em 9 de fe­ve­reiro de 1950, o se­nador re­pu­bli­cano Jo­seph Mc­Carthy afirmou que o De­par­ta­mento de Es­tado es­taria in­fil­trado por co­mu­nistas. Ele teria mesmo uma lista com 250 nomes de “mem­bros do Par­tido Co­mu­nista e dos mem­bros de uma rede de es­pi­o­nagem”. Esta de­núncia foi bem re­ce­bida pela opi­nião pú­blica, pois havia … Continue lendo »
“A piada está no poder”

“A piada está no poder”

Sergio Lirio — O ator e humorista não vê graça no atual momento político e social: “O zeitgeist é da direita. Isso me aflige” “O zeitgeist é da direita. É hora de sermos pessimistas. O pior vem a cavalo” Spoiller: quem espera rir de Gregório Duvivier, melhor esquecer esta entrevista e assistir a um vídeo … Continue lendo »