Dr. Strangelove e a caça aos comunistas

Dr. Strangelove e a caça aos comunistas

Marco Aurélio Ribeiro – Os personagens do filme de Stanley Kubrick parecem ter reencarnado no Brasil atual Acabo de rever “Dr. Strangelove”,  de Stanley Kubrick. O ácido filme discorre sobre a guerra fria e o fim da humanidade diante da Terceira Guerra mundial. Faz uso de diálogos, atuações e cenas repletas de ironia e sarcasmo, beirando … Continue lendo »
Do “livre” mercado às grandes ditaduras

Do “livre” mercado às grandes ditaduras

Robert Kuttner – Sai, nos EUA, livro sobre Karl Polanyi – o pensador que mostrou como a desregulação das economias levaria à desigualdade brutal e, por fim, ao fascismo. Que era esplendorosa estaríamos supostamente vivendo, com a única superpotência restante espalhando o capitalismo e a democracia liberal em todo o mundo. Em vez disso, a democracia e … Continue lendo »
“Liberdade de ensinar é condição para melhorar nosso debate democrático”

“Liberdade de ensinar é condição para melhorar nosso debate democrático”

TALITA BEDINELLI – Amanda Travincas, autora de tese premiada sobre a liberdade acadêmica, critica o “escola sem partido”. “Garantir sala de aula livre não é limitar a expressão do professor, mas fazê-la coexistir com a do aluno”. Nos últimos anos, iniciativas inspiradas no projeto Escola Sem Partido, cujo objetivo é “eliminar a doutrinação ideológica nas … Continue lendo »
A ascensão do conservadorismo no Brasil

A ascensão do conservadorismo no Brasil

Guilherme Henrique – Fatores históricos e insatisfação da classe média podem ajudar a explicar posições tradicionais em relação a temas como aborto e pena de morte, assim como moralismo exacerbado e ascensão de Bolsonaro, apontam analistas. Após eleger em 2014 o Congresso mais conservador em cinco décadas, a sociedade brasileira atingiu o ápice do conservadorismo … Continue lendo »
O Brasil ataca professor, compra voto de deputado e faz selfie com bandido

O Brasil ataca professor, compra voto de deputado e faz selfie com bandido

Leonardo Sakamoto – Quando alguém perguntar qual o legado deixado por este momento tumultuado pelo qual passa o Brasil, poderemos responder que não foi a moralização da coisa pública. Mas, sim, a criação de um Estado autoritário, inimigo da liberdade de pensamento. Parte significativa do país acreditou que o (necessário) combate à corrupção iria fortalecer nossas instituições, … Continue lendo »
Uma cruz em chamas

Uma cruz em chamas

Cristina Burneo Salazar – Na se­mana do dia 6 ao dia 10 de no­vembro, Cris­tina Burneo Sa­lazar, in­te­lec­tual e es­cri­tora equa­to­riana, vi­sitou a Uni­ver­si­dade de São Paulo como do­cente con­vi­dada pela fa­cul­dade de le­tras mo­dernas. En­quanto de­sen­volvia sua dis­cussão na USP, a do­cente e seu grupo acom­pa­nharam os dois ata­ques pú­blicos à fi­ló­sofa Ju­dith Bu­tler, que … Continue lendo »