O MUNDO SEM A AMAZÔNIA

O MUNDO SEM A AMAZÔNIA

JOÃO MOREIRA SALLES E BERNARDO ESTEVES – Modelo climático prevê efeitos da conversão da floresta em pasto: diminuição de 25% das chuvas no Brasil e aumento da temperatura, com prejuízo “catastrófico” para agricultura e produção de energia. Se a Floresta Amazônica fosse toda convertida em pastagem, a quantidade média de chuvas que cairia sobre o … Continue lendo »
“Tudo começa com as questões ambientais”

“Tudo começa com as questões ambientais”

Christian Chavagneux – De passagem por Paris para o lançamento do seu novo livro, Peuple, pouvoir et profits (Les liens qui libèrent, 2019) [People, Power and Profits – Progressive Capitalism for an Age of Discontent. Nova York: W. W. Norton & Company, 2019], o economista estadunidense, Prêmio do Banco da Suécia em Economia, passa pelo crivo a inovação, as redes … Continue lendo »
A Lei da Água

A Lei da Água

“A Lei da Água (Novo Código Florestal)” esclarece as mudanças promovidas pelo novo Código Florestal e a polêmica sobre a sua elaboração e implantação. O documentário mostra como a lei impacta diretamente a floresta e, assim, a água, o ar, a fertilidade do solo, a produção de alimentos e a vida de cada cidadão. Produzida … Continue lendo »
Para entender a crise ambiental brasileira

Para entender a crise ambiental brasileira

Claudio Angelo – Em 1954, o jornal Correio Paulistano publicou uma denúncia grave: estrangeiros estavam de olho nas nossas florestas. Segundo o jornal, a multinacional petroleira americana Strandard Oil estava defendendo a criação de uma reserva florestal no Pontal do Paranapanema, extremo oeste do estado de São Paulo, com o objetivo oculto de deixar fora do alcance … Continue lendo »
Crise do clima vai acirrar disputa por terra, diz IPCC

Crise do clima vai acirrar disputa por terra, diz IPCC

Rafael Garcia – Um quarto dos solos sem gelo no planeta já estão “degradados”, e algumas medidas necessárias para combater o aquecimento global, como produção de biocombustíveis e plantio de florestas, vão acirrar o conflito pelo uso da terra. Elas requerem áreas com vastas extensões, e a disputa fundiária aumentará ainda mais, porque a crise do … Continue lendo »
Desmatamento na Amazônia aumentou 45% em 2019, apontam alertas

Desmatamento na Amazônia aumentou 45% em 2019, apontam alertas

Giovanna Galvani – Dados foram atualizados por órgão do Inpe. Julho bateu recordes e teve aumento de 279% em relação ao ano passado. O desmatamento na Amazônia cresceu 45,5% em 2019, e julho deste ano foi o pior mês já registrado na série histórica de alertas emitidos para órgãos fiscalizadores, com 2.254 quilômetros quadrados como … Continue lendo »
A nova Amazônia

A nova Amazônia

Philipp Lichterbeck – A Bacia Amazônica está sendo transformada numa região econômica em agressiva expansão. Após uma viagem pela Amazônia, fica claro: o ponto de ruptura está perto, e o Brasil vai perder o seu maior tesouro, diz colunista. Estou sentado em um pequeno avião monomotor sobrevoando a Floresta Amazônica. O voo partiu de Jacareacanga, no … Continue lendo »
Desmatamento na Amazônia dispara e cresce 60% sob Bolsonaro

Desmatamento na Amazônia dispara e cresce 60% sob Bolsonaro

Johanns Eller – A falta de compromisso do governo de Jair Bolsonaro com o meio ambiente está expressa nos números do desmatamento na Amazônia. No acumulado de 2019, o Brasil viu uma redução de aproximadamente 1,5 vez o território da cidade de São Paulo: 2.273,6 km². Este é o pior registro desde 2016. Desmatamento na … Continue lendo »