Porquê o sistema ainda vencerá

Porquê o sistema ainda vencerá

Perry Anderson – Brexit, vitória de Trump, movimentos populistas na Europa: o Ocidente está protestando, à direita e à esquerda, contra as ortodoxias neoliberais e globalistas dos últimos 40 anos. O termo “movimentos antissistêmicos” era comumente usado há 25 anos (1) para caracterizar forças de esquerda em revolta contra o capitalismo. Hoje, ainda que não tenha … Continue lendo »
Em Davos, o consenso neoliberal fica de pernas para o ar

Em Davos, o consenso neoliberal fica de pernas para o ar

Antonio Luiz M. C. Costa — O Fórum Econômico Mundial assiste, boquiaberto, ao nacionalismo se impor sobre o livre-comércio O projeto de um mercado global sem fronteiras, no qual as transnacionais industriais e financeiras do Ocidente ditariam as regras do comércio em benefício próprio e das grandes potências, enfrentou manifestações de ativistas a partir de 1999 … Continue lendo »
Até onde vai a desglobalização?

Até onde vai a desglobalização?

Marcos Troyjo – Não são raras, ou tampouco despropositadas, as comparações que se fazem entre conjunturas que precederam grandes catástrofes e o presente cenário internacional. Para uns, está emergindo uma redistribuição do poder pelo mundo semelhante àquela do século 19. Por esse ângulo, os EUA não são mais hegemônicos — e portanto a ordem internacional … Continue lendo »
Esperando por Trump: a decadência da globalização

Esperando por Trump: a decadência da globalização

Jorge Beinstein – A crise financeira de 2008, e que se acelerou em 2014, aponta para uma queda do comércio internacional “Contudo, a decadência de Ocidente não implica que o capitalismo do estado russo e chinês sejam as novas referências do mundo” A partir da vitória de Donald Trump, os meios de comunicação hegemônicos têm … Continue lendo »
Com Brexit, Escócia avalia novo referendo sobre independência

Com Brexit, Escócia avalia novo referendo sobre independência

Éric Albert – A Escócia está aos poucos se aproximando de um novo referendo sobre a independência. No dia 20 de dezembro, Nicola Sturgeon apresentou seu plano para enfrentar o Brexit. A primeira-ministra escocesa revelou uma estratégia em três etapas: exigir que o Reino Unido permaneça no mercado único europeu; caso não permaneça, pedir para … Continue lendo »