Conan, veadagem e comunismo

Conan, veadagem e comunismo

Antonio Prata – O mundo ideal do klan Bolsonaro existe em algum lugar entre os anos 1950 de “Mad Men” —”branco é branco, preto é preto, bicha é bicha, macho é macho”  — e o jurássico dos “Flintstones”  — “se eu levantar a borduna, todo mundo vai atrás de mim”. Um mundo sem os constrangimentos da civilização, as … Continue lendo »
“Coringa” e o grau zero da revolução

“Coringa” e o grau zero da revolução

Slavoj Žižek – A elegância do filme novo do Coringa é como a passagem crucial do impulso autodestrutivo a um “novo desejo” por um projeto político emancipatório se encontra ausente da trama. Assim, nós, os espectadores, somos convocados a preencher essa lacuna. Os críticos não souberam muito bem como categorizar o novo filme do Coringa: … Continue lendo »
Comportamento Geral – Gonzaguinha

Comportamento Geral – Gonzaguinha

Você deve notar que não tem mais tutu E dizer que não está preocupado Você deve lutar pela xepa da feira E dizer que está recompensado Você deve estampar sempre um ar de alegria E dizer: tudo tem melhorado Você deve rezar pelo bem do patrão E esquecer que está desempregado Você merece Você merece … Continue lendo »
Utopia, distopia e realismo em Bacurau

Utopia, distopia e realismo em Bacurau

Guilherme Mello – A batalha que se trava no filme é uma representação simbólica de um conflito real, atual e que se percebe em todo o mundo ocidental. Com a grande novidade de trazer o conflito para o campo da brasilidade. Algumas críticas ao filme Bacurau o acusam de ser simplista, maniqueísta e previsível, fruto de uma … Continue lendo »
Brecht era um revolucionário

Brecht era um revolucionário

Marc Silberman – Brecht não transformou apenas o teatro alemão; seu trabalho capturou seu compromisso radical com a política socialista e a emancipação do povo trabalhador. Bertolt Brecht foi um dos mais importantes dramaturgos, poetas e pensadores do século 20. Um marxista não ortodoxo que buscou novas maneiras de unir arte e política, durante sua … Continue lendo »
“O Brasil, pra mim, é um grande motivo de pessimismo”

“O Brasil, pra mim, é um grande motivo de pessimismo”

Ciro Barros – Um dos mais influentes antropólogos do planeta, Eduardo Viveiros de Castro não se dá tanta importância. “Talvez seja uma conjunção aleatória, um contingente de fatores que fez com que eu me tornasse uma pessoa em evidência dentro da academia e, depois, fora”, diz com a franqueza habitual. Escolhido pelos leitores aliados da Agência Pública como entrevistado … Continue lendo »
Cientistas descobrem continente perdido debaixo da Europa

Cientistas descobrem continente perdido debaixo da Europa

UOL – Pesquisadores encontraram um continente escondido enterrado ao sul da Europa. É a Grande Adria, um território que já teve o tamanho da Groenlândia. O achado geológico foi publicado neste mês na revista científica Gondwana Research e é resultado de mais de dez anos de pesquisa. “Esqueçam Atlântida”, disse Douwe van Hinsbergen, um dos principais autores … Continue lendo »
Brasileiros têm de entender que estudar não é chato; chato é ser burro

Brasileiros têm de entender que estudar não é chato; chato é ser burro

Pedro Bandeira – A história da educação no Brasil é um acúmulo de omissões e até mesmo de ações propositais que resultaram numa situação de extrema desigualdade social, com um analfabetismo ou um analfabetismo funcional endêmicos, um vergonhoso estado geral de ignorância e de desprezo pelo conhecimento. Para quem analisar nossa história, fica claro que … Continue lendo »
Marighella (filme completo)

Marighella (filme completo)

Carlos Marighella foi o maior inimigo da ditadura militar no Brasil. Este líder comunista e parlamentar foi preso e torturado, e tornou-se famoso por ter redigido o Manual do Guerrilheiro Urbano.Maior nome da militância de esquerda no Brasil dos anos 60, Carlos Marighella atuou nos principais acontecimentos políticos do Brasil entre os anos 1930 e … Continue lendo »
Resíduos Sólidos

Resíduos Sólidos

Todos sabem que lugar de lixo é no lixo. Mas, será que sabemos o que acontece depois, durante o resto do ciclo de vida dos produtos que consumimos? Nessa animação você entenderá todo o ciclo dos resíduos sólidos que descartamos e aprenderá como reduzir o seu impacto ambiental por meio de iniciativas que existem no … Continue lendo »