Apocalipse Now

Apocalipse Now

Boletim Ponto – Enquanto corta recursos, Bolsonaro não consegue fazer o governo funcionar. A economia brasileira quebrou, o Estado está paralisado. Enquanto isso, o governo vê os seus dois principais pilares de sustentação – loucos de pedra e fardados – se digladiarem em público. Debatemos estes temas nesta edição, mas também os riscos políticos, além de … Continue lendo »
Afinal, existe mesmo rombo na Previdência?

Afinal, existe mesmo rombo na Previdência?

Mariana Schreiber – CPI acusa o governo de prever um envelhecimento exagerado da população. Vencidas as denúncias criminais que ameaçavam seu mandato, o presidente Michel Temer concentra agora seus esforços em aprovar a polêmica reforma da Previdência. Na última quarta-feira, justamente quando a Câmara mandava para a gaveta o pedido para processar o presidente, no … Continue lendo »
Nossas cidades estão preparadas para o futuro?

Nossas cidades estão preparadas para o futuro?

LUÍS MARCELO MARCONDES E PEDRO VERÍSSIMO FERNANDES – A indústria brasileira gerava 27,4% dos empregos no início dos anos de 1970. Em 2014, esse número caiu para 10,9%. A burguesia só pode existir se revolucionar os instrumentos de produção e, como consequência, as relações sociais. Nesse caso a referência veio de Marx e Engles, mas … Continue lendo »
Lógica do poder

Lógica do poder

Frei Betto – Uma ob­ser­vação de Vol­taire (1694-1778) res­salta por que tantas pes­soas emitem ofensas nas redes di­gi­tais e, assim, re­velam mais a res­peito do pró­prio ca­ráter do que do perfil de quem é des­res­pei­tado. “Nin­guém se en­ver­gonha do que faz em con­junto”, es­creveu em “Deus e os ho­mens”. Isso ex­plica a in­sa­ni­dade dos lin­cha­mentos … Continue lendo »
Privatizar é ideal? 884 serviços caros e ruins foram reestatizados no mundo

Privatizar é ideal? 884 serviços caros e ruins foram reestatizados no mundo

Juliana Elias – Desde 2000, ao menos 884 serviços foram reestatizados no mundo. A conta é do TNI (Transnational Institute), centro de estudos em democracia e sustentabilidade sediado na Holanda. As reestatizações aconteceram com destaque em países centrais do capitalismo, como EUA e Alemanha. Isso ocorreu porque as empresas privadas priorizavam o lucro e os … Continue lendo »
Surge a teia oligárquica da operação

Surge a teia oligárquica da operação

Amanda Audi – Estudo inédito da UFPR mapeia relações de Moro e promotores com grupos mais conservadores do Paraná. Políticos da ditadura, clãs encastalados nos tribunais e escritórios de advocacia que negociam delações. Para o professor de sociologia Ricardo Costa de Oliveira, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), os integrantes da Lava Jato (incluindo magistrados, … Continue lendo »
O economista-deus está morto

O economista-deus está morto

Felipe Calabrez – Há algo essencial na celeuma despertada pelos artigos de André Lara Rezende. Uma ideia básica do neoliberalismo entrou em crise: não estamos condenados a submeter as decisões políticas à lógica gélida dos mercados. Semana retrasada um artigo de André Lara Resende no Valor Econômico deu o que falar entre os economistas. No artigo, Lara … Continue lendo »
Década perdida

Década perdida

Laura Carvalho – Segundo os últimos números divulgados pelo IBGE, a economia brasileira cresceu no ano passado ao mesmo ritmo que havia crescido em 2017, ou seja, 1,1%. A diferença é que dessa vez, o crescimento veio muito abaixo das expectativas de mercado, que em janeiro de 2018 giravam em torno de 2,7%. O resultado … Continue lendo »
“Na reorganização do neoliberalismo, a extrema-direita apresentou um projeto. E as esquerdas?”

“Na reorganização do neoliberalismo, a extrema-direita apresentou um projeto. E as esquerdas?”

Gabriel Brito – Jair Bol­so­naro as­sumiu a pre­si­dência da Re­pú­blica e seus pri­meiros dias de man­dato deixam claro que sua agenda po­lí­tica é uma ra­di­ca­li­zação da­quela exe­cu­tada por Temer. Na pri­meira en­tre­vista de 2019, o Cor­reio da Ci­da­dania con­versou com o so­ció­logo do tra­balho Ri­cardo An­tunes, que acaba de pu­blicar O pri­vi­légio da ser­vidão – … Continue lendo »
Análise de conjuntura: novo ensaio

Análise de conjuntura: novo ensaio

Pedro A. Ribeiro de Oliveira – O pensamento de direita conquistou espaço na sociedade com importante contribuição das religiões cristãs de vertente fundamentalista (incluída a católico-romana). Em sua versão vulgar ele traz o criacionismo, justifica o racismo e o patriarcado e outros sistemas de exclusão; em sua versão erudita ele justifica a liberdade individual como … Continue lendo »