Descrédito nas instituições cria ‘salvadores da pátria’, diz historiadora

Descrédito nas instituições cria ‘salvadores da pátria’, diz historiadora

Julio Cesar Guimaraes – Para professora da PUC-RIO, relação entre Legislativo e Executivo representa só os interesses de políticos e setores da burocracia. Professora do programa de pós-graduação em Ciências Sociais da PUC-Rio, a historiadora e socióloga Maria Alice Rezende de Carvalho afirma que a investigação, o julgamento e a punição dos casos de corrupção são … Continue lendo »
Revoltado com a política? Reclame com os ricos

Revoltado com a política? Reclame com os ricos

André Barrocal — Uma inédita pesquisa sobre o patrimônio dos políticos revela que os milionários dominam a cena e trabalhador não tem vez em eleição A política brasileira está desmoralizada. Toda pesquisa mostra alta insatisfação popular, alimentada em grande medida pelos inesgotáveis escândalos de corrupção dos últimos anos. A julgar pelas fortunas dos políticos, o brasileiro, renda … Continue lendo »
A crise da educação no Brasil não é uma crise; é projeto

A crise da educação no Brasil não é uma crise; é projeto

Roberto Amaral — Cortes deliberados em ciência, tecnologia e educação são parte do plano antinacional de inviabilização do futuro do Brasil Todas as universidades federais estão crise, e estaduais como a UERJ não têm mais condições de funcionamento normal. A frase de Darcy Ribeiro que titula este artigo sintetiza o governo que nos assola desde o … Continue lendo »
Onde está a imaginação política da esquerda?

Onde está a imaginação política da esquerda?

Pablo Ortellado – A direita brasileira desabrochou. Ela não apenas liderou e deu orientação política ao sentimento anticorrupção, como inspirou novas gerações que andavam em busca de uma causa, misturando rebeldia antiestablishment, novas formas de ativismo e a promessa de uma renovação completa do país. O discurso da direita tem sido inspirador porque oferece algo … Continue lendo »
Oito hipóteses sobre a nova crise

Oito hipóteses sobre a nova crise

Antonio Martins – Rodrigo Janot está ameaçado, mas é a ponta do iceberg. As novas gravações abalam a casta política – e por isso, paradoxalmente, estimulam um “acordão”. A esquerda aceitará?, indaga , jornalista, em artigo publicado por OutrasPalavras. 1. Ocorrida ao que tudo indica devido a um acidente bizarro, a revelação da conversa mantida em 17 de março por Joesley Baptista, dono … Continue lendo »
Os limites da democracia brasileira

Os limites da democracia brasileira

Cândido Grzybowski – Com o golpe da cleptocracia e a tal “agenda de reformas”, o impasse entre direitos e mercado está sendo de algum modo resolvido, mudando a Constituição para bem pior. Ou seja, estamos num momento em que está sendo mandado às favas aquele pacto democrático capenga que, bem ou mal, nos dava alegrias cidadãs. … Continue lendo »
Ainda as confusões globais

Ainda as confusões globais

Wladimir Pomar – De­pois de as­sistir pela TV à vi­agem do pre­si­dente Trump à reu­nião com os lí­deres de países de pre­do­mi­nância is­lâ­mica, ao en­contro dele com li­de­ranças da OTAN e com um papa fla­gran­te­mente des­con­tente, não deixa de ser es­tranho que al­guns pen­sa­dores con­si­derem os BRICS, a China e a Rússia como os prin­ci­pais … Continue lendo »
Brasil: anotações à margem da atual situação econômica

Brasil: anotações à margem da atual situação econômica

Fernando Grossmann – Ao contrário da propaganda das classes dominantes brasileiras e de seu sinistro governo a economia nacional patina na estagnação econômica. E nada indica que possa haver novo ciclo de expansão nos próximos anos. Partindo da situação conjuntural. Ao contrário da vontade da torcida adversária aos interesses dos trabalhadores os dados divulgados sobre o … Continue lendo »