Boaventura de Sousa Santos: “O ex-presidente Lula tanto é parte do problema como é parte da solução”

Boaventura de Sousa Santos: “O ex-presidente Lula tanto é parte do problema como é parte da solução”

Boaventura de Souza Santos – Referência mundial no campo da ciência social, o premiado pensador Boaventura de Sousa Santos esteve no Brasil para lançar seu novo livro A difícil democracia (Boitempo Editorial). Em uma análise primorosa da situação política atual, Boaventura discute o que chama de “democracia de baixa intensidade”, reflete sobre as causas das … Continue lendo »
RECONSTRUIR A ESQUERDA

RECONSTRUIR A ESQUERDA

RUY FAUSTO – Um balanço crítico da experiência histórica e algumas ideias para o futuro É preciso dizer: o discurso político de Marilena Chaui tem representado uma verdadeira catástrofe para a esquerda. Infelizmente, ela se mostra seduzida demais pelo aplauso dos auditórios Reconstruir a esquerda? Ainda recentemente, um bom autor francês de esquerda – Jacques Rancière … Continue lendo »
Por que Diretas Já

Por que Diretas Já

ELIANE BRUM – É preciso interromper a crescente fragilização da democracia para recuperar a capacidade de imaginar um país O voto no Brasil hoje vale muito pouco. E precisa voltar a valer. Diante de um buraco tão fundo, que não para de se alargar, refundar a democracia depende da retomada pela população do poder de … Continue lendo »
A negação de Junho, quatro anos depois

A negação de Junho, quatro anos depois

Pablo Ortellado – Não entendemos o buraco em que o Brasil se meteu sem retomar a agenda dos protestos de junho de 2013 e o seu legado. Junho selou um grande pacto da sociedade civil brasileira em torno da defesa dos direitos sociais e do combate à corrupção. Como foi possível então que seus desdobramentos tenham … Continue lendo »
Números da economia desmentem Temer

Números da economia desmentem Temer

Laura Carvalho – A divulgação dos números do PIB na quinta-feira passada (1º) apontou um crescimento de 1% da economia brasileira no primeiro trimestre de 2017 em relação ao último trimestre do ano passado. Após oito trimestres consecutivos de queda, o resultado positivo foi suficiente para lançar o presidente Michel Temer em mais uma incursão … Continue lendo »
Brasil, crise e saída não-ortodoxa

Brasil, crise e saída não-ortodoxa

Moysés Pinto Neto – “Vivemos um momento extraordinário. Tudo está em aberto. A decomposição do instituído é nossa grande oportunidade” A década passada foi inegavelmente um grande momento para o Brasil. O bolo cresceu e foi distribuído também aos pobres, promovendo um deslocamento na estrutura de classes brasileira e uma reconquista da autoestima nacional. O … Continue lendo »
A nova encruzilhada brasileira, em seis hipóteses

A nova encruzilhada brasileira, em seis hipóteses

Antonio Martins – Os autores do golpe dividiram-se. Abriu-se a possibilidade de uma saída democrática. Mas a narrativa atual da esquerda é impotente para aproveitar a brecha As ideias expressas neste texto foram desenvolvidas, também, em quatro vídeos criados coletivamente pela redação de Outras Palavras. Publicados originalmente na sexta-feira (19/5), eles conservam enorme atualidade e estão … Continue lendo »
Inglaterra: o vendaval Jeremy Corbyn

Inglaterra: o vendaval Jeremy Corbyn

ANTONIO MARTINS – Corbyn, 68 anos. Ao contrário do que ocorre em países como a Espanha, na Inglaterra a renovação da esquerda poderia ocorrer por rebelião no interior de um velho partido Últimas pesquisas revelam: líder trabalhista, claramente identificado com esquerda e nova cultura política, está a um passo de vencer eleições. Repercussão internacional seria … Continue lendo »