Dr. Strangelove e a caça aos comunistas

Dr. Strangelove e a caça aos comunistas

Marco Aurélio Ribeiro – Os personagens do filme de Stanley Kubrick parecem ter reencarnado no Brasil atual Acabo de rever “Dr. Strangelove”,  de Stanley Kubrick. O ácido filme discorre sobre a guerra fria e o fim da humanidade diante da Terceira Guerra mundial. Faz uso de diálogos, atuações e cenas repletas de ironia e sarcasmo, beirando … Continue lendo »
Em busca do pensamento crítico perdido

Em busca do pensamento crítico perdido

Aram Aharonian – A política não pode se limitar à arte do possível, deve se transformar na arte de fazer o impossível – que é factível e imprescindível -, construir força social e política capaz de mudar a correlação de forças a favor do movimento popular. Nos últimos anos, a América Latina e o Caribe … Continue lendo »
Este Brasil

Este Brasil

JANIO DE FREITAS – Ninguém, parece mesmo que ninguém, tenta pensar o Brasil em seu pleno sentido e em seus possíveis amanhãs. É um país sem estratégia, sem ideia do que é e conviria vir a ser no mundo. Na grande tecitura internacional, não vive do que faça para uma inserção desejada, mas do que … Continue lendo »
Quem sabe faz a hora, não espera receber

Quem sabe faz a hora, não espera receber

Frei Betto – O in­cons­ci­ente his­tó­rico bra­si­leiro é re­pleto de mitos. Como o bra­si­leiro “cor­dial”, su­jeito à in­ter­pre­tação equi­vo­cada do que as­si­nalou Sérgio Bu­arque de Hol­landa. Cor­dial sim, de cordis, co­ração, por agir mais mo­vido pelo co­ração do que pela razão. O que ex­plica o pa­ra­doxo de os de­fen­sores “da fa­mília” serem os mesmos que … Continue lendo »
Política econômica ortodoxa e a nova rodada de supressão de direitos

Política econômica ortodoxa e a nova rodada de supressão de direitos

Plataforma Política Social – “Apesar dos avanços recentes, detemos a 15ª pior concentração de renda do mundo”, pontua o economista Eduardo Fagnani “É preciso acabar com o Fator Previdenciário porque ele é socialmente injusto. Ele penaliza os trabalhadores mais pobres que entram mais cedo no mercado de trabalho”, defende Eduardo Fagnani à IHU On-Line. O economista … Continue lendo »
Brasil da precarização vai gerar “desemprego de alta escolaridade”

Brasil da precarização vai gerar “desemprego de alta escolaridade”

UNE – Pochmann afirma que jovem com mais escolaridade vai disputar emprego com quem tem menos formação, “o que vai expulsar os que tem escolaridade menor” “Como o país não tem condições de criar empregos de qualidade, porque não tem em curso uma política de criar empregos de qualidade, nós vamos gerar agora o desemprego … Continue lendo »
Ciclo do PT se encerrou, diz Boulos

Ciclo do PT se encerrou, diz Boulos

Maria Cristina Fernandes e Cristiane Agostine – O ciclo do PT no poder se encerrou e a esquerda precisa tirar o foco da eleição de 2018 e reconstruir-se. A análise é do líder nacional do MTST, Guilherme Boulos, cotado para disputar a Presidência pelo Psol, em um eventual cenário eleitoral sem o ex-presidente Luiz Inácio Lula … Continue lendo »