O salário do medo (e do armagedom)

O salário do medo (e do armagedom)

José Martins – A evolução dos salários mundiais no decorrer dos ciclos econômicos mais recentes mostra melhor a natureza depredadora da economia do imperialismo. Não como um mero problema de desigualdade de rendimentos, como é costumeiramente salientado pelos reformadores sociais de direita ou de esquerda – mas como uma questão de crescente exploração das diferentes … Continue lendo »
Cresce o risco de uma nova crise mundial

Cresce o risco de uma nova crise mundial

Carlos Drummond – Agora é oficial: uma nova crise mundial, cogitada com frequência crescente nos últimos meses, é possibilidade concreta, reconhece a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico no seu relatório periódico mais importante, o Economic Outlook, de acompanhamento da situação e perspectivas da economia global, divulgado na quarta-feira 21. Para a OCDE, “nuvens acumulam-se no horizonte” … Continue lendo »
Fascismo, teu novo nome é Consumismo

Fascismo, teu novo nome é Consumismo

Fran Alavina – Mesmo após sua morte atroz, em no­vembro de 1975, Pa­so­lini não deixou de in­co­modar. Uma de suas úl­timas po­lê­micas, ex­pressa nos seus textos (Scritti Cor­sari e Let­terre Lu­te­rane), bem como no seu úl­timo filme Salò, era a afir­mação do nas­ci­mento de um novo tipo de fas­cismo. Desta nova forma de to­ta­li­ta­rismo dis­far­çado, … Continue lendo »
Terror em alta velocidade

Terror em alta velocidade

ROBERT KURZ – ‘Turbocapitalismo’ reserva à humanidade uma série de catástrofes tecnológicas. Os célebres presságios da Bíblia são augúrios que o destinatário, por sua própria natureza, é incapaz de levar em consideração: por força de uma necessidade interna, é seu destino que o obriga a insistir em seus atos e sucumbir no final, apesar de … Continue lendo »
Precisamos já de uma ordem planetária pós-liberal, diz Yuval Noah Harari

Precisamos já de uma ordem planetária pós-liberal, diz Yuval Noah Harari

Yuval Noah Harari – Escritor defende busca de cooperação global eficaz num momento em que governos nacionalistas e religiosos tentam restringir o fluxo livre de ideias, mercadorias, dinheiro e pessoas. Há várias gerações, o mundo tem sido governado pelo que hoje chamamos de “ordem liberal global”. Por trás dessas palavras majestosas está a ideia de que todos os humanos … Continue lendo »
Notas sobre capitalismo e socialismo (12)

Notas sobre capitalismo e socialismo (12)

Wladimir Pomar – Apesar da estreiteza e das limitações da democracia implantada no Brasil pela Constituição de 1988, não há dúvidas de que foi tal democracia que permitiu não só a existência e participação aberta de partidos socialistas e comunistas em sua vida política, mas também que alguns desses partidos, tendo à frente o PT, galgassem … Continue lendo »