O novo tipo de golpe de estado: um seriado em três temporadas

O novo tipo de golpe de estado: um seriado em três temporadas

SUELY ROLNIK – O capitalismo financeirizado tenta destruir todas as conquistas democráticas e republicanas, dissolver seu imaginário e erradicar da cena seus protagonistas. Uma paisagem sinistra instaurou-se no planeta com a tomada de poder mundial pelo regime capitalista em sua nova dobra – financeirizada e neoliberal –, poder que leva seu projeto colonial às últimas consequências, sua … Continue lendo »
Reflexões sobre ‘O capital’, de Thomas Piketty

Reflexões sobre ‘O capital’, de Thomas Piketty

David Harvey – Reflexões sobre desigualdade do economista francês são brilhantes e oportuníssimas. Porém não conte com ele para compreender dinâmica central do sistema. Thomas Piketty escreveu um livro chamado Capital no século XXI que causou uma tremenda comoção. Ele defende a taxação progressiva e a tributação da riqueza global como único caminho para deter a tendência … Continue lendo »
“Há incompatibilidade entre capitalismo e democracia”, diz sociólogo

“Há incompatibilidade entre capitalismo e democracia”, diz sociólogo

Dora Scobar – Daniel Bin, sociólogo que estuda dívida pública, classes e democracia fala ao Painel Acadêmico sobre seu novo livro. O papel do estado capitalista, a lógica financeira de acumulação e a falta de compatibilidade entre a democracia e as decisões de política econômica são estudadas por Daniel Bin em sua publicação mais recente. … Continue lendo »
A dívida odiosa

A dívida odiosa

Pierre Pénet – O pagamento das dívidas públicas pelos estados superendividados é realmente uma prioridade política? Éric Toussaint, economista e ativista, explica que algumas dívidas são odiosas e por isso propõe reformar a arquitetura financeira internacional. A dívida pública é o cerne de muitas crises que marcaram a história financeira desde o início do século … Continue lendo »
Notas sobre capitalismo e socialismo (9)

Notas sobre capitalismo e socialismo (9)

Wladimir Pomar – Para tentar sair da crise em que o Brasil havia afun­dado na dé­cada an­te­rior, nos anos 1990 a bur­guesia se en­gajou em vá­rios mo­vi­mentos, tendo como mote prin­cipal a re­dução da in­flação. Re­a­lizou uma des­bra­gada aber­tura co­mer­cial. Li­berou o mo­vi­mento dos ca­pi­tais fi­nan­ceiros, da taxa de juros e da taxa de câmbio. … Continue lendo »
Deserto vira cemitério de veículos da Volkswagen

Deserto vira cemitério de veículos da Volkswagen

Fernanda Ezabella – Carros a diesel foram recomprados após escândalo da fraude dos testes de poluentes em 2015. No deserto californiano, dezenas de aviões descansam em paz após o último pouso de suas carreiras no aeroporto de logísticas de Victorville, cidade de 120 mil habitantes a 140 km de Los Angeles. Desde 2017, milhares de automóveis se juntaram ao … Continue lendo »
O Marxismo, versão XXI.0

O Marxismo, versão XXI.0

Francisco Louçã – Na preparação da Conferência de dias 24 e 25 de março a assinalar os 200 anos de Karl Marx, Francisco Louçã diz que esta iniciativa “pretende contrastar com as atitudes revanchistas, vindas dos liberais, e cerimoniais, vindas de hermeneutas”. Um ciclo de efemérides assombra o marxismo: em outubro de 2017 passaram 150 … Continue lendo »
10 MODOS COMO O CAPITALISMO NEGA OU TIRA A SUA LIBERDADE

10 MODOS COMO O CAPITALISMO NEGA OU TIRA A SUA LIBERDADE

Robson Fernando De Souza – Um dos mais fortes argumentos a favor do capitalismo utilizado por seus defensores é que ele seria um sistema que garante a liberdade. Será mesmo? Dizem por aí que o capitalismo — em especial o liberal, com o mínimo de regulação estatal — vem “trazer liberdade” para as pessoas. Seria tanto a liberdade de ganhar … Continue lendo »