Em 90% do Brasil, mudanças no clima reduzirão abelhas e afetarão alimentos

Em 90% do Brasil, mudanças no clima reduzirão abelhas e afetarão alimentos

PHILLIPPE WATANABE – Na prateleira dos mercados, feijão, abacate e aquecimento global –que irá impactar animais polinizadores e, consequentemente, os alimentos dependentes deles. No Brasil, cerca de 90% das cidades (entre as 4.975 que foram analisadas) sofrerão redução no número de abelhas, importantes para a polinização. Os pesquisadores se concentraram em 13 culturas agrícolas que possuem … Continue lendo »
De carros a gado: o polêmico agronegócio da Volkswagen na Amazônia

De carros a gado: o polêmico agronegócio da Volkswagen na Amazônia

DW.Com – Em 1973, montadora alemã, com apoio do regime militar, iniciou projeto para criar o “gado do futuro” na Floresta Amazônica Uma fazenda-modelo para criar o “gado do futuro” e resolver parte do problema mundial da fome era o grande plano da montadora alemã Volkswagen em sua estratégia de ramificação de negócios no Brasil. … Continue lendo »
Um elo entre a ditadura e o agronegócio

Um elo entre a ditadura e o agronegócio

Esquerda Diário – Luiz Hirata, estudante da Esalq. Perseguido, precisou deixar a escola. Em 1971, foi preso e assassinado pela equipe do delegado Sérgio Fleury, no DOPS de S.Paulo Tese de doutorado revela como viveu, sob o regime militar, a Esalq — uma das principais faculdades de Agricultura do país. Oposição foi aniquilada. Pesquisa científica voltou-se … Continue lendo »
A MP 759 coloca terras da reforma agrária na mira do agronegócio

A MP 759 coloca terras da reforma agrária na mira do agronegócio

Renan Truffi — O resultado prático da proposta deve ser o aumento do assédio de grandes fazendeiros sobre pequenos assentamentos e agricultores Prestes a ser votada na Câmara dos Deputados, a Medida Provisória 759 foi apresentada pelo governo Michel Temer, em dezembro de 2016, como uma solução para o antigo problema da regularização fundiária e urbana … Continue lendo »
Excessos ruralistas

Excessos ruralistas

Editorial Folha de S. Paulo – Haverá algo de coincidência no fato de a Câmara dos Deputados ter aprovado o encolhimento de reservas ambientais na Amazônia apenas algumas horas antes de gravações do dono de uma multinacional da carne (JBS), Joesley Batista, sacudirem Brasília. Coincidências podem ser eloquentes. A cadeia produtiva da proteína animal, em … Continue lendo »
Ameaça de desnacionalização

Ameaça de desnacionalização

CLEBER CÉSAR BUZATTO – Representantes do agronegócio no Congresso Nacional, em conluio com o governo federal, agora se empenham para entregar o próprio território brasileiro aos estrangeiros Planta-se aqui para se colher lá fora. A despeito do discurso nacionalista, é de conhecimento notório que o modelo de produção do agronegócio brasileiro é amplamente benéfico aos … Continue lendo »
O fim da reforma agrária?

O fim da reforma agrária?

Gustavo Noronha – Resta esperar a reação dos trabalhadores rurais Uma das críticas mais contundentes à política de reforma agrária no Brasil é a da sua perenização. O País, de fato, nunca passou por um processo de mudança na estrutura fundiária que alterasse a concentração fundiária. Mesmo no governo Lula, quando se estabeleceu o recorde … Continue lendo »
O Agro é Tech?

O Agro é Tech?

Wladimir Pomar – A pos­si­bi­li­dade de uma ampla con­ci­li­ação de classes para travar uma guerra comum contra a de­si­gual­dade so­cial, a po­breza e a mi­séria con­duziu, em 2002, a um go­verno de co­a­lizão po­lí­tica, tendo Lula como pre­si­dente. Muita gente acre­ditou que, com isso, a luta de classes es­taria en­ga­ve­tada por um longo pe­ríodo. Afinal, … Continue lendo »