A Revolução Russa e o revisionismo histórico

A Revolução Russa e o revisionismo histórico

Domenico Losurdo – “Para a ideologia hegemônica de hoje, a dominação colonial e o banho de sangue da guerra mundial são sinônimos de normalidade, ou mesmo de sanidade psicológica, enquanto que a Revolução de Outubro – oposta a tudo isso – representa uma epidemia, a disseminação da loucura.” “Duas epidemias assolaram o mundo em 1918. Uma … Continue lendo »
As questões de Outubro

As questões de Outubro

Daniel Bensaïd – Daniel Bensaïd passa a limpo o legado da Revolução Russa ao longo de três questões cruciais de historiografia política Antes mesmo de entrar na massa dos novos documentos acessíveis pela abertura dos arquivos soviéticos (que permitirão, indubitavelmente, novas luzes e uma renovação das controvérsias), as discussão vem tropeçar no pensamento pronto da ideologia … Continue lendo »
O significado histórico de Outubro de 1917

O significado histórico de Outubro de 1917

Michael Löwy – A Revolução Russa abriu um horizonte emancipatório que não foi eclipsado, apesar das traições, das decepções e, por fim, da brutal restauração capitalista que a sucedeu. “Semelhante fenômeno não mais se esquece na história da humanidade. […] Ainda que a revolução viesse por fim a fracassar […] aquela predição filosófica nada perde, apesar … Continue lendo »
As “Teses de abril”, de Lenin

As “Teses de abril”, de Lenin

Slavoj Žižek – Trecho do livro “Às portas da revolução: escritos de Lenin de 1917”, com textos clássicos de Lenin selecionados, introduzidos e posfaciados pelo filósofo esloveno Slavoj Žižek No centenário da publicação das “Teses de abril” de Lenin, o Blog da Boitempo recupera um trecho do livro Às portas da revolução: escritos de Lenin de … Continue lendo »
Revolução Russa: obstinação e contingência histórica

Revolução Russa: obstinação e contingência histórica

Giovanni Alves – Enquanto a I Revolução Industrial criou as circunstancias históricas para a eclosão do movimento cartista e das revoluções europeias de 1848, a II Revolução Industrial aprofundou nos ‘elos mais fracos’ do sistema imperialista, como a Rússia tsarista, contradições sociais que, sob o impacto da I Guerra Mundial, levaram efetivamente à insurgência das massas … Continue lendo »
1917-2017: da luz para as sombras

1917-2017: da luz para as sombras

Mário Maestri – Pe­tro­grado, 8 de ou­tubro, 1917. A no­tícia per­correu o mundo, en­chendo mi­lhões de seres hu­manos de es­pe­rança. Os tra­ba­lha­dores ha­viam to­mado o poder na ca­pital po­lí­tica da Rússia. A chama bru­xu­le­ante que tre­mu­lara por se­manas em Paris, em 1871, in­cen­diava as ci­dades e os campos sem fim do an­tigo im­pério dos czares. … Continue lendo »