Na guerra de 5ª Geração com arco e flecha?

Na guerra de 5ª Geração com arco e flecha?

Aram Aharonian – Uso maciço da internet, para bloquear o debate político, é só o começo. Há agora um gigantesco arsenal de controle e manipulação, para o qual esquerda está desatenta. Em todo o mundo, uma imensa variedade de órgãos governamentais e partidos políticos estão explorando as plataformas e redes sociais para difundir desinformação e lixo em … Continue lendo »
Pra quem sabe ler, um pingo é letra

Pra quem sabe ler, um pingo é letra

Wallace de Moraes – Existe uma luta permanente entre princípios autoritários (fascistas) X libertários, que nos demandam uma análise mais profunda das instituições e dos valores que os sustentam O fascismo é uma forma de governo que foi aplicada principalmente na Itália, na Espanha e na Alemanha no século XX. Nesse último país ficou conhecido como … Continue lendo »
Olhar conflitante

Olhar conflitante

Christina Queiroz – Livro reúne imagens de revoltas, revoluções e guerras civis e compõe narrativa histórica sobre o Brasil (foto em destaque) Rendição de integrantes da Aeronáutica que sequestraram aviões para depor o presidente Juscelino Kubitschek (Aragarças, GO, 1959) Fotografias antigas, identificadas em uma pesquisa multidisciplinar desenvolvida durante dois anos e financiada pelo Instituto Moreira … Continue lendo »
Olavo de Carvalho: o ideólogo do conservadorismo paranoico nacional

Olavo de Carvalho: o ideólogo do conservadorismo paranoico nacional

Alexandre Andrada – AINDA QUE O WHATSAPP seja a plataforma preferida na divulgação de notícias falsas e boatos nessas eleições, o YouTube também se tornou um dos principais meios de comunicação dos conservadores brasileiros. Quem analisa o ranking dos vídeos “em alta” da plataforma logo percebe a predominância de figuras da direita nacional. O YouTube, aliás, … Continue lendo »
As mentiras do Financial Times

As mentiras do Financial Times

James Petras – É cada vez mais claro o papel e a participação dos grandes media nas ofensivas do imperialismo. Associam à anterior função de veículos e sistematizadores no plano ideológico um novo papel de propaganda e de distorção informativa. O caso do Financial Times é mais complexo: trata-se também de ocultar as desastrosas consequências … Continue lendo »
Militarismo com neoliberalismo, tragédia para a economia

Militarismo com neoliberalismo, tragédia para a economia

Pedro Rossi – Diferentemente de Temer, que abraçou por inteiro a agenda do mercado financeiro, Bolsonaro se lançaria em estratégia militarista para oferecer resultados em segurança pública e combate à corrupção, o que não combina com Estado mínimo. A contradição é receita para o desastre. A leitura do programa econômico do Bolsonaro aponta para dois … Continue lendo »
Três projetos de país em disputa e as incertezas da governabilidade

Três projetos de país em disputa e as incertezas da governabilidade

Patricia Fachin – Uma questão particular a ser analisada no debate eleitoral e após a eleição presidencial é como se dará a governabilidade a partir de 2019, adverte o economista Guilherme Delgado à IHU On-Line, na entrevista a seguir, concedida por telefone. Segundo ele, diante da fragmentação das campanhas neste ano, “a governabilidade, na perspectiva de dar soluções estruturais aos problemas legados por uma crise profunda de … Continue lendo »