IBGE mostra as cores da desigualdade

IBGE mostra as cores da desigualdade

Irene Gomes e Mônica Marli – As estatísticas de cor ou raça produzidas pelo IBGE mostram que o Brasil ainda está muito longe de se tornar uma democracia racial. Em média, os brancos têm os maiores salários, sofrem menos com o desemprego e são maioria entre os que frequentam o ensino superior, por exemplo. Já … Continue lendo »
Como fazer com que os super-ricos paguem mais impostos?

Como fazer com que os super-ricos paguem mais impostos?

MIGUEL ÁNGEL GARCÍA VEGA – Instituições e economistas do mundo inteiro procuram fórmulas para construir um sistema fiscal mais justo. As grandes multinacionais deixam de pagar 1,85 trilhão de reais por ano. No mundo globalizado, um punhado de gigantes tecnológicos e seus donos são mais poderosos e ricos do que nações inteiras. São tempos de exuberância para … Continue lendo »
AS ORIGENS DO FEMINISMO

AS ORIGENS DO FEMINISMO

Elaine Senise Barbosa – É quase um segredo, mas foi uma mobilização de operárias que desencadeou as jornadas de fevereiro da Revolução Russa. É Trotsky quem conta: O dia 23 de fevereiro era o Dia Internacional da Mulher. (…) as operárias têxteis de diversas fábricas abandonaram o trabalho e enviaram delegadas aos metalúrgicos, solicitando-lhes que apoiassem … Continue lendo »