O Brasil e os objetivos do milênio

O Brasil e os objetivos do milênio

Cinthia Rodrigues – Em 31 de dezembro de 2015 esgota-se o prazo para o mundo cumprir os oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), instituídos pelo Programa para o Desenvolvimento das Nações Unidas (Pnud). Sabe-se desde já, porém, que nem tudo será atingido. A meta 2, por exemplo, que trata da universalização da educação primária … Continue lendo »
As duas Coreias realmente querem se entender

As duas Coreias realmente querem se entender

Daniel Iriarte – Os presidentes das duas Coreias se encontraram pela primeira vez em onze anos, um passo prévio à futura reunião entre Kim Jong-un e Donald Trump. A vontade de aproximação é mútua. “Como faço para visitar o Norte?”, diz o presidente sul-coreano Moon Jae-in. “Por que não vai agora mesmo?”, responde o norte-coreano … Continue lendo »
A tragédia da ocupação e a lógica do capital

A tragédia da ocupação e a lógica do capital

Paulo Kliass – Trata-se de um verdadeiro absurdo o patamar elevado de nossa concentração da propriedade fundiária, tanto nos espaços urbanos quanto no universo rural. A tragédia ocorrida no dia 01 de maio no centro de São Paulo exprime, infelizmente, de forma bastante nua os níveis de desigualdade e de injustiça tão cruéis que caracterizam … Continue lendo »
Verdades e mentiras sobre os sem-teto

Verdades e mentiras sobre os sem-teto

Guilherme Boulos – Se o edifício Wilton Paes de Almeida tivesse passado pelas reformas necessárias e requalificado para moradia popular, a tragédia poderia ter sido evitada. O desabamento do prédio no largo do Paissandu, no centro de São Paulo, expôs ao país o crônico problema habitacional brasileiro. São 6,35 milhões de famílias sem casa, de acordo … Continue lendo »