As novas faces das migrações internacionais

As novas faces das migrações internacionais

MANUEL ALVES FILHO e GABRIELA VILLEN – Atlas e livro produzidos por pesquisadores do Nepo-Unicamp revelam as mudanças ocorridas nos fluxos migratórios contemporâneos. As migrações internacionais contemporâneas apresentam características distintas dos fluxos registrados nos séculos XIX e XX. Uma das novidades relacionadas ao fenômeno é a intensificação da migração Sul-Sul, configurada pelo movimento cada vez mais … Continue lendo »
A direita e a esquerda na América Latina

A direita e a esquerda na América Latina

Víctor Flores Olea – Naturalmente, neste retorno da direita na América Latina haverá a influência do governo de Donald Trump, que apoiará plenamente essa guinada, desde que essa signifique um menor contato dos nossos países com a China e a Rússia. Uma das fórmulas de Donald Trump manter o controle dos países latino-americanos é, sem … Continue lendo »
A epidemia de jovens reclusos em seus quartos

A epidemia de jovens reclusos em seus quartos

Matteo Zorzoli – O fenômeno dos “hikikomori”, jovens em autorreclusão, torna-se uma epidemia no Japão, atinge um milhão de pessoas, e avança no Ocidente. Quais suas bases? Eles estão entre os 14 e 25 anos e não estudam nem trabalham. Não têm amigos e passam a maior parte do dia em seus quartos. Dificilmente falam com … Continue lendo »