Mais ricos lucraram 7,5% na crise; mais pobres são 95% dos desempregados

Mais ricos lucraram 7,5% na crise; mais pobres são 95% dos desempregados

Brasil de Fato – Dados divulgados nesta semana expõem o aumento da desigualdade social nos últimos anos, com a crise econômica e política vivida no país. Um estudo realizado pelo SPC Brasil, o Serviço de Proteção ao Crédito, na quarta-feira (21), mostra que os mais pobres são maioria dos desempregados no país. Em contraponto a esse cenário, um documento da Receita Federal publicado nesta semana revela que a … Continue lendo »
Crise silenciosa da Educação

Crise silenciosa da Educação

GABRIEL GRABOWSKI – De modo progressivo e muito preocupante, o Estado começou a se desonerar de encargos econômicos nas áreas da educação e da pesquisa básica. Recentemente, a filósofa americana Martha Nussbaum, em sua obra Sem fins lucrativos, fez uma constatação e um alerta preocupante: “estamos em meio a uma crise de enormes proporções e de … Continue lendo »
Efeito estufa: produção versus consumo

Efeito estufa: produção versus consumo

Alejandro Nadal – No Acordo de Paris, cada nação determina de maneira independente suas metas de redução de emissões de gases do efeito estufa (GEE). Porém, não existe um mecanismo coercitivo para garantir o cumprimento desses objetivos. A concentração de dióxido de carbono na atmosfera já supera as 405 partículas por milhão (ppm), segundo as mais … Continue lendo »