“Hoje o indivíduo se explora e acredita que isso é realização”

“Hoje o indivíduo se explora e acredita que isso é realização”

CARLES GELI – O filósofo sul-coreano Byung-Chul Han, um destacado dissecador da sociedade do hiperconsumismo, fala sobre suas críticas ao “inferno do igual”. As Torres Gêmeas, edifícios idênticos que se refletem mutuamente, um sistema fechado em si mesmo, impondo o igual e excluindo o diferente e que foram alvo de um ataque que abriu um buraco no … Continue lendo »
O problema do Brasil é o ódio ao pobre

O problema do Brasil é o ódio ao pobre

Jessé Souza – As noções de patrimonialismo e populismo são as ideias-guia que permitem à elite arregimentar a classe média. Elas, afinal, são as guardiãs da “distância social” em relação aos pobres, que é a pedra de toque da aliança antipopular construída no Brasil para preservar o privilégio, acesso aos capitais econômico e cultural, de 20% … Continue lendo »
A indústria no divã

A indústria no divã

Antônio Carlos Diegues – A manufatura brasileira defende hoje um modelo liberalizante baseado em rebaixamento de custos e descolado do crescimento do País. Novo modelo busca produzir itens finais mais baratos e não prioriza investimento em novas tecnologias Ao final do primeiro governo Vargas, a economia brasileira apresentava sinais de aceleração inflacionária e elevados déficits públicos. … Continue lendo »