Revolução Russa: mitos, erros e atualidade (II)

Revolução Russa: mitos, erros e atualidade (II)

Eduardo Mancuso – Proibição dos partidos. Requisições forçadas de trigo. Criação da polícia política. Paz desastrosa. Como os equívocos iniciais do poder soviético contribuiriam para frustrar o primeiro ensaio socialista. Esta é a segunda de três partes de A Revolução Russa de Outubro de 1917, livro recém-lançado por Eduardo Mancuso. Historiador, colaborador editorial de Outras Palavras, ele soma, à militância … Continue lendo »
Revolução Russa: mitos, erros e atualidade (I)

Revolução Russa: mitos, erros e atualidade (I)

Eduardo Mancuso – Num livreto didático — porém instigante e não-convencional — o significado histórico de Outubro de 1917, os descaminhos do socialismo primitivo e uma aposta: superar a ditadura dos mercados é mais necessário que nunca. Esta é a primeira de três partes de A Revolução Russa de Outubro de 1917, livro recém-lançado por Eduardo Mancuso. Historiador, … Continue lendo »
O novo lugar da periferia no mundo globalizado

O novo lugar da periferia no mundo globalizado

Marcos Costa Lima — Diante da crise sistêmica, da desordem mundial e da financeirização, cabe aos emergentes construir uma ordem que proteja os trabalhadores. O contexto macroeconômico mundial nos últimos trinta anos foi marcado por dez traços distintivos: i) Taxas muito baixas de crescimento do PIB, inclusive no Japão, que tradicionalmente serviu como “locomotiva” para o … Continue lendo »