A poluição por plástico ameaça a vida na Terra

A poluição por plástico ameaça a vida na Terra

Lisa Svensson – Diante do alerta, a BBC preparou cinco gráficos para explicar como o plástico se transformou em uma ameaça ao meio ambiente e mostrar a dimensão do estrago que ele pode causar ao ser descartado no oceano. Por que o plástico é problemático? O plástico da forma que conhecemos existe há cerca de 70 anos. E, desde … Continue lendo »
A silenciosa dominação por Algoritmos

A silenciosa dominação por Algoritmos

Chris Spannos – Que são estas fórmulas matemáticas, base da Inteligência Artificial? Como impõem regras e condutas sociais — nunca debatidas e sempre a serviço do poder econômico? É possível inverter seu sentido? Foi o filósofo grego-francês Cornelius Castoriadis quem argumentou que os indivíduos, na maioria das sociedades, não dependem de si mesmos para determinar a … Continue lendo »
Um punk chamado Karl Marx

Um punk chamado Karl Marx

Jotabê Medeiros — Uma cinebiografia da juventude do filósofo alemão mostra a dolorosa atualidade de suas ideias e de sua convocação libertadora A adolescência do marxismo entre bebedeiras, perseguições e blefes. A fotografia evoca atmosferas típicas de um Oliver Twist, de Dickens. Crianças esfomeadas, mães desgrenhadas, pais desesperados, racionamentos compulsórios, filas para postos de emprego … Continue lendo »
Filho do topo tem 14 vezes mais chance de seguir nele do que pobre ascender

Filho do topo tem 14 vezes mais chance de seguir nele do que pobre ascender

FERNANDA PERRIN – Brasileiros com origem no topo da pirâmide social têm quase 14 vezes mais chance de continuarem nesse estrato do que pessoas nascidas na base ascenderem para essa posição, segundo a pesquisa Síntese dos Indicadores Sociais, divulgada pelo IBGE nesta sexta-feira (15). Assim, embora metade da população consiga melhorar de vida em relação aos seus … Continue lendo »
Reduzir maioridade penal para 16 anos provará que desistimos do futuro

Reduzir maioridade penal para 16 anos provará que desistimos do futuro

Leonardo Sakamoto – Um número chama a atenção na nova pesquisa Datafolha sobre o apoio à redução da maioridade penal de 18 para 16 anos. A medida encontra menos respaldo entre os ateus (65%) do que entre aqueles que se declaram religiosos. O número é próximo aos que seguem religiões de matriz africana, 67% apoiam a … Continue lendo »
PUREZA E PODER

PUREZA E PODER

ANTONIO ENGELKE – Os paradoxos da política identitária. Se os argumentos forem avaliados a partir da “pureza” de quem fala, em detrimento da sua validade ou consistência interna, então os próprios discursos subalternos podem perder força Quem acompanha as redes sociais no Brasil de hoje provavelmente já se deparou com a gíria “lacrar”. Dizer que fulano … Continue lendo »